.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

-Toma a tua cruz e siga-me!- Lc 9,22-25 - José Salviano.


07 de Março de 2019

Evangelho Lc 9,22-25

 

 

Jesus evitava a propagação da sua imagem.  Por isso, quando Ele terminava de fazer um milagre, sempre dizia para que não fosse dito a ninguém.  Isso, por que Jesus não queria  ser seguido por causa das curas mirabolantes que Ele fazia, mas sim por causa dos seus ensinamentos, por  causa do Reino dos Céus, por causa da salvação eterna.

Podemos esclarecer melhor  isso dando alguns exemplos:

Um padre que canta e encanta com sua voz linda, corre o risco de ser seguido não necessariamente pela fé, mas  por causa da sua linda voz.

É triste ter que dizer isso, por que temos padres que cantam muito bem, sendo o Marcelo Rossi o nosso rouxinol. Não podemos arriscar a afirmar que as pessoas que vão as gravações do Pe. Marcelo,  são pessoas de pouca fé. Não. Isso não é verdade! Pelo menos não  pode ser! O que se percebe é que são pessoas muito devotas. Sendo assim, vamos tomar outro exemplo.

Um padre que tem o dom da cura, e que é procurado principalmente  por pessoas doentes, sem nenhuma intenção de seguir a Jesus.

Ou um sacerdote muito carismático, muito bonzinho, cuja frase predileta é: “Deus é amor”. Ora se Deus é amor, Deus permite tudo: Como o casamento de mães solteiras, batismo de filhos de casais que não são cassados, entre outras coisas mais...

E por causa disso, suas missas são lotadas, ele é muito procurado, e venerado.  E os paroquianos não admitem que esse referido padre seja mudado, e que outro venha assumir o seu posto.

Ora, qual a posição do bispo. Trocar os padres de tempos em tempos, pois esta é a organização da Igreja, salvo alguma exceção. Neste caso, aquela grande romaria que acontece naquela tal paróquia, precisa ser avaliada e redirecionada, pois não pode haver adoração a um padre, mas sim, a Deus.

A prática da nossa fé não pode depender de um certo padre. Ou que canta, ou que faz curas, ou que  é muito simpático, e coisa desse tipo. A prática da nossa fé, a nossa espiritualidade, é diretamente a Deus, independente dos talentos especiais do pároco.  Se os fiéis vão a uma certa igreja por causa do padre bonzinho, parece que tem coisa não muito certa rolando por lá. Pois devemos ir à missa por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. E não por causa das pessoas.

De nenhum modo estamos contra os sacerdotes que cantam, muito menos que aparecem nas redes sociais, fazendo palestras. O que tentamos dizer aqui, é que a nossa devoção não pode ficar dependendo se gostamos ou não de um padre. Pois isso não é uma fé autêntica.

Deus é amor, Deus nos ama,  mas Jesus não enganou seus discípulos.  Cor relação às dificuldades e perseguições que eles poderiam sofrer.  Assim, seguir uma comunidade onde só é mostrado o amor de Deus e não é mostrado a cruz que devemos pegar para seguir a Jesus,  é fazer uma catequese mutilada. Faltando o outro lado, o verso da medalha.

Ser cristão autêntico não é brincadeira não.  Primeiro temos de negar  a nós mesmo, o nosso egoísmo, o que não é nada fácil. Depois temos de enfrentar as forças contrárias da sociedade, daqueles que não acreditam daqueles que são prejudicados com as nossas  denúncias.

Precisamos tomar a nossa cruz e seguir a Jesus.

Assim, ser cristão autêntico nem sempre é somente alegria. Podemos ter de enfrentar  algumas tempestades pelo caminho.  Mais não desanimemos, pois Ele prometeu estar sempre do nosso lado.

Jesus nos recomendou a renúncia, para  poder segui-lo.  Ele nos recomendou a colocar sempre em primeiro lugar o Pai, e em seguida o irmão.

Ganhar o mundo é uma grande ilusão. Pois logo partiremos deixamos tudo aqui.  Além disso, a glória deste mundo queima como a palha, e logo se acaba.  Nada é para sempre. A começar pelas nossas  forças físicas. Acabam logo. Assim chegaremos à conclusão que a vida é realmente curta. Muito curta! O ideal é viver esta vida nos preparando para ganhar a Glória Eterna! Aí, sim! Por esta vale a pena lutar, pois essa é para toda a vida, é para sempre, não tem fim!

 

 

José  Salviano   

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir