.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Águas mais profundas-Helena Serpa



10 DE FEVEREIRO DE 2019

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura – Is 6, 1-2ª.3-8


Leitura do Livro do Profeta Isaías 6,1-2a.3-8
1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2aHavia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. 3Eles exclamavam uns para os outros: 'Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória'. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos
e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'. 6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: 'Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado'. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' Eu respondi: 'Aqui estou! Envia-me'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Aqui estou! Envia-me!”
A Palavra de Deus nos motiva a nos colocar como protagonistas da história da salvação e nos inserir no contexto apresentado pelo Autor Sagrado. Por isso, podemos refletir que o profeta Isaías descreve a nossa condição humana diante da realeza divina e retrata como Deus se manifesta a nós, mostrando-nos a Sua glória e purificando-nos para podermos realizar uma missão. Deus tem um propósito para nós e nos envia para dar ao mundo testemunho dos Seus desígnios e do que Ele realiza na nossa vida. Ele nos chama, nos toca, nos purifica e nos perdoa a fim de que sejamos também profetas. Embora sejamos pecadores e imperfeitos, pelo poder de Deus percebemos a glória dos céus quando somos convocados (as) por Ele. Diante da majestade de Deus nós também somos apenas homens e mulheres de lábios impuros, no entanto, Ele nos envia os “seus anjos” e nos convoca para que possamos com eles exclamar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”!  É assim que a glória do céu inunda a terra!  A brasa do Senhor é a Sua Palavra que toca os nossos lábios, nos purifica e apaga os nossos pecados. Quando somos convocados por Deus para sermos profetas nunca devemos nos preocupar com a nossa limitação humana, porque todo o poder, toda a honra e toda a glória vêm do alto. A nós só nos compete dizer como Isaías: “Aqui estou! Envia-me!  - Você também reconhece que é apenas um homem, uma mulher de lábios impuros? – Você acredita que, por seu intermédio, o Senhor pode curar e libertar multidões? – Você, como o profeta já se ofereceu para ser enviado (a) ? - A glória do Senhor tem se manifestado através de você no mundo?

Salmo 137,1-2a.2bc.4-5.7c-8 (R. 1c.2a)

R.Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,*
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos*
2ae ante o vosso templo vou prostrar-me. R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,*
2cporque fizestes muito mais que prometestes;
3naquele dia em que gritei, vós me escutastes*
e aumentastes o vigor da minha alma. R.

4Os reis de toda a terra hão de louvar-vos,*
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
5Hão de cantar vossos caminhos e dirão:*
'Como a glória do Senhor é grandiosa!' R.

7cestendereis o vosso braço em meu auxílio*
e havereis de me salvar com vossa destra.
8Completai em mim a obra começada;*
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada*
esta obra que fizeram vossas mãos! R.

Reflexão - O testemunho de gratidão e de louvor que apresentamos ao mundo dá a ele provas da glória de Deus. A glória do Senhor é grandiosa e se manifesta através do louvor dos nossos lábios.   Enquanto estamos aqui na terra somos uma obra inacabada, precisamos do auxílio do céu e aqui mesmo podemos cantar para louvar e suplicar a Deus a Sua sabedoria na nossa vida

2ª Leitura - Cor 15,1 3-8.11


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,3 -11

Irmãos: 3O que vos transmiti, em primeiro lugar, foi aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram.  7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo.11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a força e o poder de Deus se manifestam na nossa vida”
“É pela graça de Deus que eu sou o que sou”. “Sua graça para comigo não foi estéril”! Estas palavras de São Paulo nos motivam a enfrentar os sucessos e os fracassos da nossa vida e assim e a anunciar a vitória de Jesus. Apesar da nossa fraqueza, pela graça de Deus nós podemos dar testemunho ao mundo da sua glória.  É a graça de Deus quem nos sustenta, mesmo que sejamos os mais miseráveis dos pecadores. São Paulo entendeu isso e reconheceu a grande dádiva do Senhor na sua vida quando o distinguiu para ser apóstolo, apesar de ter sido perseguidor da Igreja de Cristo. Quando nos apossamos com convicção do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nós começamos a perceber a ação da Sua graça e então entendemos que movidos por ela nós crescemos em alegria e damos frutos abundantes. A graça do Senhor nos tira da esterilidade e nos motiva a grandes feitos e realizações. Anunciar Jesus é a nossa missão e fazemos isto quando damos testemunho das coisas lindas que existem no céu, e antecipadamente acontecem conosco aqui na terra. Assim fazendo, despertamos nas pessoas o desejo de também conhecerem a força e o poder de Deus que se manifestam na nossa vida.   – Você tem plena convicção de que a graça de Deus o (a) sustenta? – Quais os frutos que você tem produzido pela graça de Deus na sua vida? – Jesus Cristo está vivo em você? – Você dado testemunho ao mundo, disso?

Evangelho – Lc 5, 1-11


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11
Naquele tempo: 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. 5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.
6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes
que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus,
dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!'
9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão:
'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.' 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Palavra da Salvação.

Reflexão – “águas mais profundas”
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca.”  A nossa experiência pessoal com a Palavra de Jesus Cristo faz toda a diferença na maneira como devemos enfrentar os momentos de desânimo. Aqui vimos que o milagre aconteceu porque Simão Pedro foi obediente às palavras de Jesus ao responder: “mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.  Que isto nos sirva de exemplo, pois na maioria das vezes p erdemos o nosso precioso tempo e não damos atenção às ordens de Jesus.  Não seguimos a Sua orientação e continuamos as mesmas pessoas, cheias de mazelas, de ressentimento, de medo, inseguras, raivosas, impacientes e infelizes e nada do que fazemos produz efeito.    As recomendações do Evangelho, hoje, são para nós um convite para que deixemos de navegar apenas superficialmente na vida espiritual e mergulhemos mais em busca das riquezas que existem dentro de nós.  As águas profundas são o Espírito Santo de Deus. É lá dentro do nosso coração, no mais profundo do nosso ser que estão depositadas as riquezas que o Espírito Santo nos faz enxergar: a verdade, os pensamentos, as sugestões, as ideias de Deus e o Seus desígnios para nós. Na medida em que experimentamos a ação do Espírito Santo em nós, a graça de Deus vai se revelando e percebemos o juízo certo para atuar na pescaria do nosso dia a dia. Assim, vamos também provando da Sua providência, da Sua assistência, da Sua orientação e, por isso nos tornamos mais conscientes da nossa missão. Quando caminhamos perto de Jesus percebemos o momento em que será preciso avançar para águas mais profundas, isto é, assumir compromisso e responsabilidade com o próximo, dentro da nossa casa, na nossa comunidade, na Igreja e no mundo. Deus nos sustenta e nos ampara a cada dia para que possamos trabalhar com confiança nas obras que Ele nos entrega para realizar. “Não tenhas medo”, diz o Senhor, e, em atenção à Sua Palavra nós lançamos as redes para a pesca na certeza de que ela será milagrosa apesar das evidências contrárias.  Você é obediente à Palavra de Jesus? -  Você tem mergulhado nas águas do Espírito Santo? - Qual será o mar em que o Senhor lhe manda avançar para águas mais profundas: na sua casa ou na sua comunidade? – Você já teve alguma experiência da providência de Jesus na sua vida?


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir