.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

-Como é minha relação com o dinheiro?, Mc 10,17-27, José Salviano.


04 de Março de 2019

Evangelho Mc 10,17-27

 

 

O dinheiro em si não é uma coisa maldita. Tudo depende do que sentimos com relação a ele, e de como o usamos.

Se acharmos que está no dinheiro toda a razão do nosso  viver, se depositamos no dinheiro toda a nossa confiança, se dependermos dele para tudo, então estamos trocando Deus pelo dinheiro.  E é por aí que começa a nossa perdição.  Pois desse modo, estamos acreditando mais no dinheiro do que em Deus.

Por outro lado, se o dinheiro for usado para  as necessidades básicas da nossa vida, se ele  for usado para a nossa sobrevivência,  podemos até dizer que o dinheiro é abençoado.

Jesus nos deu o exemplo de como devemos pensar  e agir com relação ao dinheiro.  Ele foi um pregador pobre. Não tinha onde recostar a cabeça, e quando morreu, foi sepultado em um túmulo emprestado.

Jesus teve palavras duras contra o dinheiro e especialmente contra os ricos, que viam no dinheiro toda a sua razão de ser, depositando nele toda a sua confiança.

A riqueza terrena dos bens materiais não é nada diante de Deus, e diante da vida eterna. Para começar, quando morremos nós deixamos tudo o que temos deixamos tudo aqui. E além do mais, de modo geral, a riqueza mais nos atrapalha de conseguir a vida eterna do que nos salva.

Que significa ser rido? Rido é todo aquele que põe toda sua esperança e confiança no dinheiro. Deste modo, encontramos muitos por aí que mesmo não tendo bens materiais,  têm a cabeça de rico, pensa como rico, age como rico. E o pior, eles ainda despreza seus iguais, os pobres como eles!

Para que o dinheiro não seja maldito, e causador da nossa condenação, ele precisa ser o nosso empregado.  Neste aspecto, o dinheiro nos cai bem.

Por exemplo. Quando o dinheiro é usado para a educação, para comprar comida, para matar a fome dos miseráveis,  para proteger a vida, o dinheiro bem aplicado se torna sagrado.

Mais quando o dinheiro é usado mal, quando o dinheiro assume o comando da nossa vida,  quando o dinheiro é usado para prejudicar o irmão, quando ele assume o lugar de Deus, o dinheiro torna miserável a vida do seu suposto dono.

Suposto dono por que tudo  o que temos é de Deus. A vida, a casa, a saúde, o próprio dinheiro também, desde que ele não tenha sido roubado.  Sem Deus não teremos nada, não somos nada!

Quando o dinheiro é mal usado,  ele se torna um caminho que nos afasta a cada dia mais de Deus.

Veja que desperdício! Aquele jovem que abordou Jesus,  poderia ter seguido Jesus, ele poderia ter sido um apóstolo como os outros.

Mas ele foi arrastado pelo dinheiro, foi traído, enganado pelo dinheiro, pelo desejo de continuar a ter mais dinheiro e de tudo o que o dinheiro pode comprar.

Prezada irmã, prezado irmão. Como é a sua relação com o dinheiro?

Você usa o seu dinheiro o para  se condenar ou para se salvar?

O dinheiro que lhe vem do seu salário, dos seus fregueses ou clientes na sua loja de comércio, o dinheiro que você herdou,  etc. Como você o usa?

Jesus disse: Busque o Reino dos Céus em primeiro lugar e todo o resto te será dado de acréscimo.

Em sua vida qual foi a sua prioridade até hoje? Buscar o dinheiro, ou buscar a Deus?

Pense, reflita, pois ainda  é tempo de mudar, de se converter.

 

José Salviano.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário