.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Os nossos sete pães e alguns peixinhos-Helena Serpa



16 DE FEVEREIRO DE 2019

SÁBADO – 5ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 3, 9-24


Leitura do Livro do Gênesis 3,9-24
9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: 'Onde estás?' 10E ele respondeu: 'Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi'. 11Disse-lhe o Senhor Deus: 'E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?' 12Adão disse: 'A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi'. 13Disse o Senhor Deus à mulher: 'Por que fizeste isso?' E a mulher respondeu: 'A serpente enganou-me e eu comi'. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: 'Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar'. 16È mulher ele disse: 'Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará'. 17E disse em seguida a Adão: 'Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida. 18Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás as ervas da terra;19comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar'. 20E Adão chamou à sua mulher 'Eva', porque ela é a mãe de todos os viventes. 21Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e os vestiu. 22Disse, depois, o Senhor Deus: 'Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!'. 23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado. 24Expulsou o homem, e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins, e a espada lampejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o grande pecado de Adão e Eva”
Adão e Eva mesmo depois de desobedecerem a Deus não quiseram assumir a culpa dos seus atos para tomar posse do perdão do Pai. Por isso, além da desobediência, o grande pecado de Adão e Eva consistiu também em que eles não tiveram confiança na misericórdia de Deus.  Pelo contrário, cada um começou a fazer acusação contra o outro, homem acusando a mulher e a mulher acusando a serpente! Ninguém quis assumir a sua falta dando justificativas para a sua ação. Ainda hoje, como que num processo de imitação acontece também assim. Vivemos nos acusando mutuamente e quase sempre não temos a coragem de admitir que estejamos errados (as). Por isso também atraímos a maldição de Deus para as nossas ações e sofremos as consequências do pecado original. Homem e mulher não se entendem e fazem sofrer um ao outro, a terra se tornou inóspita e o trabalho difícil e pesado. Da forma como foi dito por Deus as coisas continuam acontecendo e mesmo que todas as coisas tenham sido criadas para servir ao homem, este só consegue sobreviver se trabalhar e, muitas vezes, o trabalho também se torna escasso; a mulher padece as dores do parto, isto é, sofre pela sua maternidade, pelos filhos que se desvirtuam e, ainda hoje o homem consegue dominá-la pela força. No entanto, nós ainda não percebemos que depende de nós a mudança para que tenhamos uma vida melhor, porque o Senhor nos prometeu que, da descendência da mulher viria Aquele que pisaria a cabeça da serpente, Jesus Cristo. Em Jesus Cristo, o Pai nos revestiu com peles para cobrir a nossa nudez e deu-nos um Salvador para nos tirar da morte. – E você, costuma sempre acusar as outras pessoas pelas coisas que não dão certo? – Qual o seu pecado? – Você tem assumido a culpa pelas suas más ações? – Você agora entende porque a vida se tornou tão pesada? – Você já assumiu Jesus como seu Salvador?

Reflexão - Ter sabedoria é aproveitar bem o tempo que o Senhor nos dá e reconhecer que só Ele pode nos conceder tudo de que precisamos. Somos mortais, voltaremos ao pó na nossa carne, porém a sabedoria de Deus permanecerá nos conduzindo para a eternidade. Deus é o dono do nosso tempo e o tempo em que vivemos aqui temos como refúgio a proteção do Senhor do céu e da terra.

Salmo - Sl 89, 2. 3-4. 5-6. 12-13. (R.1)

R. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

2Já bem antes que as montanhas fossem feitas+
ou a terra e o mundo se formassem,*
desde sempre e para sempre vós sois Deus.R.

3Vós fazeis voltar ao pó todo mortal,*
quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'
4Pois mil anos para vós são como ontem,*
qual vigília de uma noite que passou.R.

5Eles passam como o sono da manhã,*
6são iguais à erva verde pelos campos:
De manhã ela floresce vicejante,*
mas à tarde é cortada e logo seca.R.

12Ensinai-nos a contar os nossos dias,*
e dai ao nosso coração sabedoria!
13Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?
Tende piedade e compaixão de vossos servos!R.

 

Evangelho – Mc 8, 1-10


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,1-10
1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.' 
4Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?' 5Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete.' 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 
9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 
10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. Palavra da Salvação.


Reflexão “os nossos sete pães e alguns peixinhos”
O mundo não consegue preencher o vazio que há no coração do homem moderno, mesmo que ofereça mil alternativas para que tenhamos uma vida feliz.  A multidão que povoa o universo se alimenta de tudo o que o mundo oferece, comemora os grandes feitos da ciência, celebra as grandes conquistas tecnológicas, mas na verdade continua triste, sem esperança, desalentada, ansiosa e carente. Por isso, do mesmo modo que Jesus olhava para aquele povo do alto do monte, Ele continua olhando hoje, percebendo a situação da multidão que O busca, em diversos lugares e das mais diversas maneiras. Ele conhece as nossas necessidades, e tem compaixão de nós, entretanto quer que tenhamos consciência do que já possuímos e já dispomos. Por isso, antes de qualquer coisa, Ele nos pergunta: “quantos pães tendes?” Assim dizendo Jesus nos leva a refletir e questionar sobre a nossa real condição de vida. É como se Ele estivesse falando para todos nós: você tem algo, você não é de todo carente; o que você tem eu abençoo e multiplico até que sobre!” O pão representa o alimento que mata a nossa fome material, que sacia a nossa alma, os nossos desejos, mas também significam os dons e talentos que possuímos para bem usá-los e assim participar do aprovisionamento do pão espiritual e material do nosso cada dia.   O Senhor nos dá a capacidade de crescermos para que também possamos fazer o outro crescer.   Nós precisamos também colocar nas mãos de Jesus os sete pães e alguns peixinhos que são os nossos carismas e habilidades para que Ele, através de nós, possa alimentar a multidão carente que se encontra ao nosso redor:   São sete os dons infusos que recebemos no nosso Batismo: temor de Deus, sabedoria, fortaleza, conhecimento, entendimento, piedade e prudência. São sete também as virtudes teologais e cardeais que o Senhor nos concede para crescermos em santidade: fé, esperança, caridade, prudência, temperança, fortaleza e justiça, por conseguinte nunca poderemos dizer que nada temos para oferecer ao irmão.   Os peixinhos são também os frutos do Espírito Santo que cultivamos em nós e são preciosos para alimentar as pessoas que nos cercam: amor, alegria, paz, mansidão, paciência, temperança, afabilidade, bondade, fidelidade. Tudo isso colocado à disposição de Jesus servirá para mudar a vida de muitas pessoas no meio da multidão.  - E você? Quantos pães possui? Faça o cálculo e os ofereça a Jesus. Ele vai multiplicá-los. – O que você tem feito dos presentes que o Espírito Santo lhe concedeu? – Você tem alimentado alguém com os frutos que o Espírito tem produzido em si?

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento16 de fevereiro de 2019 às 04:01

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir