.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

-Tempo de jejum, esmola e muita oração-Mt 6,1-6.16-18 - José Salviano.


06 de Março de 2019

Evangelho Mt 6,1-6.16-18

 


 

Neste Evangelho Jesus nos recomenda a discrição na nossa prática da caridade, e na oração, para que não façamos as coisas com o objetivo de sermos notados pelos demais presentes.

Que a nossa oferta seja para a Igreja seja para o irmão carente, seja um ato entre nós, Deus e a pessoa que recebe. O representante da comunidade, ou o mendigo.

Isto por que Deus que vê tudo, irá nos recompensar.  Porém, os hipócritas de pouca ou nenhuma fé, costumam fazer doações com o objetivo de obter retorno, reconhecimento popular, e por isso anunciam na televisão. Esses, segundo Jesus, já receberam a sua recompensa.

A nossa recompensa, nós a receberemos na vida eterna, que é o lugar mais apropriado. Não façamos caridade nem orações com o intuito de sermos bem vistos pelas pessoas, mais sim, pelo Pai.

Estamos iniciando a nossa  alegre caminhada penitencial que nos leva à Páscoa. É uma alegre caminhada sim. Pois  não é, nem deve ser, um tempo de tristeza, mas sim, um tempo de maior visualização do nosso objetivo final. 

Tradicionalmente a Igreja  nos aponta três referências nesta caminhada santa: O jejum, a esmola ou caridade, e muita oração.

O JEJUM é bom para a nossa purificação, e faz bem ao corpo e a alma, além de nos possibilitar  partilhar do sofrimento dos necessitados.

Os idosos com seus organismos debilitados, os quais não produzem mais os hormônios necessários ao bom equilíbrio dos seus corpos, estão dispensados do jejum. Pois para eles, o ficar sem o alimento, significa enfraquecer mais ainda o seu corpo, podendo complicar ainda mais o seu estado de saúde precária.  Portanto, Deus vai entender.

Os idosos podem fazer outros tipos de jejum: O jejum de não falar mal dos outros, de não ficar irritados, de não fazer birra, etc.

A ESMOLA aqui, deve ser entendida como caridade em si. Todo tipo de caridade. Material e espiritual. Ou seja, ouvir  as pessoas solitárias que não têm com quem conversar, é uma caridade espiritual.  Assim como rezar com eles e por eles, por exemplo.

A ORAÇÃO não deve ser entendida como apenas repetição de fórmulas. Não deve ser do tipo repetição, ou sem a devida concentração e atenção.  Pois não devemos rezar apenas com os lábios. Precisamos rezar do fundo da nossa alma, concentrados e com muita  fé. Primeiro pedir perdão. Em seguida, louvar a Deus, agradecer por tudo o que temos.  Só depois disso é que podemos fazer os nossos  pedidos. Pedir todos os dias, pedir com a fé de quem já recebeu.

É também indispensável ouvir Deus.  Rezar é  se colocar diante do Pai para entender a sua vontade. Geralmente Deus fala conosco nas horas em que menos esperamos.  Ao acordar, nos momentos em que estamos com a mente vazia de preocupações e pensamentos, ou mesmo nos momentos de desespero... É Deus quem escolhe o momento de falar conosco. Não adianta lhe  perguntar  e ficar esperando a resposta. Pois assim poderemos ficar decepcionados. Pois o tempo de Deus é diferente do nosso tempo.

A Quaresma supõe vida eclesial. No passado era o tempo em que os catecúmenos se preparavam para receber o batismo, o que acontecia na solene noite  da Páscoa.

Assim como aconteceu com Jesus, é pela cruz que chegaremos a manhã da ressurreição. É pela penitência, oração e caridade, que atingiremos a pureza de nossa  alma, a qual nos conduzirá um dia a Glória eterna.

A todo momento podemos e devemos falar com Deus. Faça isso agora.  Aliás, a boa leitura do Catecismo da Igreja Católica, por exemplo,  deve ser feita, com pequenas interrupções para curtas conversas com Deus.

Experimente fazer isso e você sentirá os efeitos.

 

José Salviano

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir