.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

-Somos pecadores amados por Deus-Lc 5,27-32-José Salviano.


09 de Março de 2019

Evangelho Lc 5,27-32

 

  

Somos pecadores amados por  Deus.  Veja. Esta afirmação não nos dá o direito de nos mergulhar no pecado, pois, afinal, Jesus almoçou com os impuros e disse que Ele veio para chamar os pecadores  e não aos santos para a conversão...

Mateus, que neste Evangelho é chamado de Levi, era um homem rico, porém odiado pelo povo, por ele ser um cobrador de impostos para o Império Romano. 

Jesus não tinha preconceito,  além disso, ao contrário de nós que só valorizamos as aparências,  Ele via as pessoas por dentro. Sendo Deus Jesus conhecia o interior de cada um. Sabia quem era bom e quem fingia ser bom, mas no fundo era perverso, mau, egoísta e mau caráter.

Naquele banquete oferecido por Mateus, também haviam pecadores de verdade, e não só cobradores  de impostos. E lá estava Jesus no meio deles!

Os fariseus ficaram furiosos, com muita raiva, e condenou a atitude de Jesus por Ele se juntar aos pecadores, em um almoço festivo. Para eles aquilo era um verdadeiro absurdo!

A resposta de Jesus, foi como um balde de água em uma fogueira.  Não são as pessoas com saúde que necessitam de médicos, mas sim, os que estão doentes”, disse o Mestre.

Deus é bondade e misericórdia infinita.  Davi cometeu um grande pecado, mandando  Urias para a linha de frente da guerra para que ele morresse e então ele, Davi, se casou com a sua esposa Betsabéia. Mesmo assim, Jesus perdoou a Davi.  Tento é que escolheu o filho daquele novo casal,  o Salomão, para continuar a geração do povo de Deus.

Deus faz o mesmo conosco. Quantos pecados já nós cometemos! Geralmente todos nós confessamos sempre os mesmos pecados.  Nós repetimos os mesmos pecados, e Deus nos perdoa, quantas vezes  o procuramos por meio do sacerdote!

No Antigo Testamento se acreditava em um Deus Terrível, o Senhor dos Exércitos!  Jesus veio para curar as nossas  feridas, para perdoar os nossos pecados.  Ele veio para nos mostrar que Deus é amor, e bondade infinita!

O cobrador de impostos, Levi, (depois o evangelista Mateus), considerado por todos como um pecador público, recebeu de Jesus o convite para segui-lo!  E Levi aceita. Ele o segue. E isso aconteceu diante do espanto da elite religiosa daquele tempo.

Desse modo Jesus deixa bem claro que Ele não veio para julgar e condenar.  Mas sim, veio para nos salvar do pecado. E Ele resumiu isso esclarecendo: São os doentes que necessitam de médico.

Esse amor de Deus pelos pecadores nos deixa animados, pois quem não é pecador? Ufa! Que alívio! Só que não devemos abusar da bondade do Pai. Procuremos sempre, viver na sua presença, fugindo do pecado e praticando a palavra.

Quem não ama não é seguidor de Jesus, por que Deus é amor, amor infinito. Amor puro e desinteressado, ao contrário do nosso.

Muitas vezes confundimos amor com atração carnal.  Nem sempre a atração física vem acompanhada do amor. Uma prova disso é quando a idade chega, quando o vigor físico se acaba,  as brigas e desentendimentos tem início na vida do casal. Isso é uma prova de que aquela união não foi por amor verdadeiro, mas sim, pelo desejo um do outro.

Deus é amor, e provamos que acreditamos no amor do Pai, quando amamos o nosso irmão, a nossa irmã através da prática da caridade, e não apenas por palavras ou beijinhos desprovidos de qualquer ação de boa vontade.

Jesus por várias vezes demonstrou o seu amor ao pecador:  Perdoando aquela mulher adúltera que todos queriam apedrejá-la,  a Zaqueu, à Samaritana, e a Paulo.  Jesus não podia ver alguém longe ou afastado de Deus, que já se aproximava para cativar e incentivar a conversão.

Assim Jesus continua fazendo conosco hoje. Basta cairmos em pecado, e logo temos a sua  mão estendida para nos levantar da lama.

Segura a mão de Jesus e vá!

 

 

José Salviano.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário