.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

-O que sai de dentro de nós pode nos fazer mal, Mc 7,14-23-José Salviano


13 de Fevereiro de 2019

 

Evangelho Mc 7,14-23

 


Lamentamos o fato de termos uma medicina essencialmente curativa, em vez dela ser uma medicina preventiva. Pois os cuidados com a higiene nem sempre são ensinados às nossas crianças como deveria ser, isso sem falar daquelas crianças pobres que tomam banho no esgoto, e por isso sofrem as  consequências, ficando muito dentes.
Sabemos que um alimento estragado, contaminado pode até nos matar.  Sabemos que 80 por cento das doenças são causadas por falta de higiene. E que está na famosa maçaneta das portas, a grande quantidade de bactérias e vírus deixados por outras mãos não lavadas, e que pode nos infectar.
Mas isso não afeta a nossa alma. Mesmo que uma contaminação possa tirar a nossa vida, a vida do nosso corpo, a nossa alma ficará intacta. Nada disso afetará a nossa pureza, a nossa espiritualidade.
E é sobre isso que Jesus nos fala hoje neste Evangelho.  Portanto, não confundamos as coisas. Jesus não está dizendo que não devemos ter os cuidados necessários com a higiene corporal.
O que Jesus nos disse é  que  nada do que entra pela nossa boca faz mal à nossa alma, mas sim, o que sai da nossa boca, é o que nos faz grande mal pois é o que nos condena.
Más intenções, imoralidades, roubos, homicídios, adultérios, perversidades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez.
Estes são alguns dos malefícios citados por Jesus neste Evangelho, os quais saem da nossa boca, prejudicando o irmão e a irmã, e que volta para nós.
Isso por que quando causamos ou fazemos o mal a alguém, esse mal também nos afeta e muito.  Mesmo que a nossa consciência já esteja embotada de tal modo que não sentimos mais remorso quando prejudicamos os outros, o mal que causamos ao irmão, se volta para nós, de várias formas psicológicas, e a pior delas, é o medo de retaliação, o medo de uma possível vingança por parte da pessoa afetada por nós, ou por seus familiares no caso de assassinato. Incluindo, o medo da possibilidade de acabar-nos em uma prisão.
Tem gente que acha que fugindo daquele lugar tudo estará resolvido. Nos filmes é comum vermos os bandidos fazendo das suas e fugindo para o México.  Acontece que podemos fugir das pessoas da justiça local, mas não fugimos da justiça de Deus. Deus está em toda parte, mesmo que alguns não acreditam nisso. E Deus é justiça, e irá ouvir os clamores dos inocentes.
Então, o que comemos ou o que bebemos, embora possa fazer mal ao nosso corpo, não afetará de modo nenhum a nossa alma. O que realmente nos faz grande mal, é o que sai da nossa boca para fora!
E é bom lembrar que tudo o que sai pela nossa boca em forma de palavras, sejam boas ou ofensivas, aconteceu primeiro no nosso cérebro. Foi tudo produzido em nossas mentes, em pensamentos e emoções negativas ou positivas, sendo que as negativas ou más, tiveram como causa a falta de Deus, de oração, de meditação, de conversão pessoal.
Tem um ditado que diz: A boca fala o que a mente transborda! E isso é pura verdade. Repare em um biomédico dando uma palestra. O que sai da sua boca? Só informações sobre a biomedicina. Dali não vai sair asneiras, e informações outras, senão aquilo que brota da sua mente repleta de informações derivadas de seus estudos e pesquisas.
Do mesmo modo, no sermão de um sacerdote, nós vamos ouvir palavras de salvação, de fé , de conversão, pois é o que está cheia a sua mente.
Agora, infelizmente, acontece que quando ouvimos um prisioneiro desabafar, da sua boca só sai revolta, ódio, vingança, entre outras maledicências!
Desse modo, a partir de hoje, vamos semear na nossa mente a palavra de Deus! Vamos praticar a nossa fé com muita caridade e muita oração, e desse modo, poderemos converter os que nos ouvem e nos rodeiam, até mesmo pelo nosso modo de falar, de andar, enfim, pelo nosso modo de ser.

José Salviano.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir