.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de junho de 2015

“MEU SENHOR E MEU DEUS!” – Olívia Coutinho


Dia 03 de Julho de 2015

Evangelho de Jo20,24-29

Hoje, a Igreja celebra a festa do Apóstolo Tomé!
Quando a Igreja faz memória a um Santo, ela  quer  chamar a nossa atenção para o seu testemunho, e o  testemunho de São Tomé chama a nossa atenção sobre a essencialidade da fé!
A figura de São Tomé,  ficou marcada muito mais pelo seu vacilo na fé, do que  pela sua  profissão de Fé!
        Tomé, que fazia parte da comunidade dos apóstolos, tinha muitas  duvidas no coração, ele não acreditou na ressurreição de Jesus. E nem  mesmo  quando os seus irmãos de comunidade, atestaram terem visto Jesus, ele  não aderiu a fé, pretendendo uma constatação pessoal para acreditar que Jesus realmente havia ressuscitado: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Para acreditar que Jesus havia mesmo ressuscitado,  Tomé pretendeu  não somente, uma constatação visual, como também, tocar  nas suas chagas. Esta constatação, Tomé pode ter, oito dias depois, quando Jesus Ressuscitado,  aparece novamente para a comunidade dos apóstolos e desta vez, ele estava presente. Neste encontro, Jesus não repreendeu Tomé, apenas  mostrou-lhe as mãos, e pediu-lhe que tocasse  no seu lado. Em seguida Jesus  faz a ele um apelo, que serve também para nós: “Não sejas incrédulo, mas fiel!”.  
São Tomé, representa, muitos de nós, que às vezes vacila na fé, principalmente nos momentos  de sofrimento. É bom lembrarmos, que o vacilo de Tomé, aconteceu num momento de sofrimento, quando ele acabara de ver o seu grande Mestre morto numa Cruz!
Não foi somente Tomé que  ficou  descrente depois da morte de Jesus.  Houve uma desestruturação geral na comunidade dos apóstolos após a morte de  Jesus, Tudo aquilo era muito difícil para a compreensão deles. Eles tiveram  muita dificuldades para entender  o que Jesus havia lhes dito à respeito da sua ressurreição. Alguns, já haviam desistido, e voltado para o seu  lugar de origem,  como os discípulos de Emaús e o próprio Tomé!
A incredulidade  de  Tomé, nos ajudou a crer na ressurreição! Podemos interpretar este episódio, como sendo uma providencia Divina, afim  de nos alertar sobre a importância da fé e do testemunho. Como disse S. Gregório Magno: “A incredulidade de Tomé foi mais útil à nossa fé do que a fé dos discípulos crentes.”
Como podemos constatar no texto, Jesus não repreendeu Tomé, apenas o alertou, convidando-o  a crer  e a  ser fiel a Ele. O que vem nos mostrar,  que  para Jesus,  não importa o nosso passado, o que vale  para  Ele,  é o que nos propomos a ser, a partir do nosso encontro com Ele! Tomé conviveu com Jesus por aproximadamente 3 anos,  mas foi no encontro com o Ressuscitado, que ele abraçou a fé: ”Meu Senhor e meu Deus!”
Como São Tomé, nós,  também somos sujeitos às crises de fé! Tropeçar, cair, faz parte de quem está na caminhada, já, ficar no chão, ou levantar, aí sim, depende do nosso querer! Tomé caiu  mas se  levantou e reconheceu Jesus como o seu   Deus e Senhor!
“Felizes os que creem sem terem visto! Estamos incluídos  nesta Bem aventurança, porque nós acreditamos na ressurreição de Jesus, graças ao testemunho dos apóstolos, principalmente do testemunho de Tomé que pôde tocar nas chagas de Jesus, nos ensinando a tocar nas feridas do nosso irmão, que são as feridas do coração de Jesus!
Tomé vacilou na fé, mas depois do seu encontro com Jesus, ele nos deu um grande exemplo de conversão, fazendo  a belíssima profissão de fé: “MEU SENHOR E MEU DEUS”! Profissão de Fé, que nós também fazemos durante as celebrações Eucarísticas!
As pessoas de todos os tempos e lugares encontram nas Escrituras o testemunho dos discípulos e acreditam no testemunho deles, mas isto não dispensa a necessidade de um encontro pessoal e íntimo com Jesus é neste encontro, que abraçamos a fé!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/



Um comentário:

  1. otima a reflexao,me ajudou muito me fez meditar na minha fe. obrigada Olivia

    ResponderExcluir