.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

SÃO JOÃO BATISTA, O PROFETA DO ALTÍSSIMO – Maria de Lourdes Cury Macedo

SÃO JOÃO BATISTA, O PROFETA  DO ALTÍSSIMO – Maria de Lourdes Cury Macedo
         Quarta-feira, 24 de junho de 2015

         Evangelho de Lc 1, 57- 66.80

O último profeta do Antigo Testamento foi Malaquias que viveu cerca de 400 anos antes de Cristo. Depois dele, houve 4 séculos de silêncio de Deus, pois não havia profetas falando em nome do Senhor. Até que, no deserto aparece João Batista. João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento e o 1º santo do Novo Testamento.
Seu pai Zacarias que estivera mudo durante a gestação de João, no dia da circuncisão, recupera sua fala e diz que o nome do menino seria João. Cheio do Espírito Santo, entoou um cântico de louvor a Deus e disse como profeta: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar seus caminhos” (Lc 1, 76).
O nome João significa “Deus se mostrou misericordioso”. A misericórdia de Deus se manifestou no nascimento desse profeta.
João nasceu numa pequena aldeia cerca de seis quilômetros de distância de Jerusalém. A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, porque seu pai era um sacerdote e sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as filhas de Araão".
Em Judá não existia escola, seus pais foram seus professores e o ensinaram a ler e a escrever e o instruíram nas atividades comuns próprias da sua cultura.
Aos 14 anos ingressou num grupo que exigia abstenção de bebidas intoxicantes, tinha de deixar o cabelo crescer, e não tocar nos mortos. Quando João tinha 18 anos perdeu seu pai, assumiu a responsabilidade de zelar por sua mãe até a morte dela, dez anos após.
Quando Isabel morreu, João ofereceu todos os seus bens de família ao grupo, ao qual pertencia e iniciou a sua preparação para aquilo que se tornou um “objetivo de vida” - pregar aos gentios e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”.
O Discurso principal de João era a respeito da vinda do Messias, grandemente esperado por todos os judeus. O Messias era a fonte de todas as esperanças deste povo em restaurar a sua dignidade como nação independente.
Cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, João Batista optou por uma vida de oração e pobreza radical. O pequeno João Batista, educado em família sacerdotal, pois seu pai Zacarias era Sacerdote do Templo, tinha tudo para ser sacerdote. Era sem dúvida, piedoso, contemplativo, discreto e de muita obediência, de oração e de jejum. Mas a sua missão profética já anunciada do alto e a fascinação pelo deserto e por uma vida solitária afastaram-no do Templo. Lá no deserto longe das seduções do mundo consegue se voltar unicamente a Deus. João tinha um temperamento ardente, mas era social, solidário, amigável e capaz de encontros com seus irmãos e irmãs. E depois de preparar-se longamente no deserto, o Espírito Santo o inspirou a sair de lá para a sua missão pública e de grande profeta do Altíssimo, Jesus.  
Era costume judaico batizar pessoas estrangeiras que queriam participar da crença judaica.  Mas João não batizava de acordo com o  conceito judaico, esse já era uma cerimônia praticada. A novidade de João foi introduzir o batismo de conversão pelo arrependimento dos pecados. Ao longo do Rio Jordão, João pregava e batizava. Ele dizia que a decisão de arrepender-se dos pecados é que levaria a pessoa participar da Aliança com Deus, e não a raça a que a pessoa pertencia.
A palavra arrependimento significa mudança de visão de vida, dar meia-volta em direção a Deus. Ou mudamos nossos velhos costumes e nos arrependemos sinceramente diante de Deus ou nunca haverá comunhão com Ele. Para os que se arrependiam de seus pecados, o sinal externo desta decisão era o batismo.
O que fez o Precursor para ser definido como um profeta, e mais, “o maior dos profetas”? (Lc7,28) Antes de tudo, seguindo os passos dos antigos profetas de Israel, pregou contra a opressão e a injustiça social. O que facilmente nos faz reconhecer a ideia que atualmente temos do profeta: alguém que impulsiona à mudança, que denuncia as deformações do sistema, que aponta seu dedo contra o poder em todas suas formas: religioso, econômico, militar... e se atreve a gritar na cara do tirano: “Não te é lícito!” (Mt 14, 4).
Mas João Batista faz também uma segunda coisa: dá ao povo o “conhecimento de salvação pelo perdão de seus pecados” (Lc 1, 77). Os antigos profetas anunciavam uma salvação futura, mas João Batista não anunciava uma salvação futura, indicava uma que está presente. Ele é quem aponta seu dedo para uma pessoa e grita: “Aqui está!” (João 1, 29). “Aquilo que se esperou durante séculos e séculos está aqui, é Ele!”. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” “Não sou digno de lhe desatar as correias das sandálias”! (Jo 1, 29)
 Os profetas tradicionais ajudavam seus contemporâneos a olhar para o futuro, mas João ajuda o povo entender e permite descobrir o Messias oculto por trás do aspecto de um homem comum como os demais. O Batista inaugurava assim a nova profecia cristã, que não consiste em anunciar uma salvação futura (“nos últimos tempos”), mas em revelar a presença escondida de Cristo no mundo.
O que tudo isto tem a nos dizer? Que também devemos manter juntos estes dois aspectos do ministério profético: compromisso pela justiça social e anúncio do Evangelho. Um anúncio de Cristo, sem o esforço pela promoção humana, resultaria na descrença; um compromisso pela justiça, sem o anúncio da fé e do contato transformador da Palavra de Deus, não daria em nada.
  João Batista não pregava contra os abusos, como agitador social, mas como mensageiro do Evangelho, “para preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1, 17).

Vejamos o que o próprio Jesus falou a respeito de João Batista.
         “Quando vocês foram ao deserto para encontrar com João, que é que esperavam ver? Uma folha sacudida pelo vento? Ou seja, um homem sem princípios e sem saber o que quer na vida? Que é que vocês foram ver? Um homem bem vestido? De fato, os que se vestem bem vivem no luxo, moram nos palácios. Digam então, que é que esperavam ver? Um Profeta? Sim, eu afirmo que vocês viram muito mais do que um Profeta” (cfr Lc 7,24-27).

Concluindo: Como vimos, João possui todas as qualidades de profeta.
- O profeta tem vida de intimidade com Deus, isto é, vida de oração de escuta da palavra.
- Ele fala em nome de Deus. Ele é a boca de Deus.
- Anuncia a Palavra de Deus e denuncia os erros, injustiças e tudo o que é contrário ao Plano de Deus.
- Ele interpreta o presente e fala do futuro.  Fala da esperança.
- Fala com força, coragem e entusiasmo.
- Defende os pobres, os pequenos e prega a fraternidade e a justiça entre os homens.
- Prega a conversão, isto é, mudança de vida.

Pelo batismo e pela crisma recebemos a missão de sermos profetas, e temos em João Batista, um lindo modelo e exemplo a seguir.
Celebrando a festa de São João Batista, rogamos que sua proteção se faça constante e que sua mensagem sempre nos encoraje para a construção de uma sociedade cada vez mais cheia de vida marcada pelos os valores de Jesus Cristo.
São João Batista, grande profeta do Altíssimo, rogai por nós agora e sempre. Amém!



6 comentários:

  1. Depois do café da manhã, sempre leio algumas reflexões. Hoje, lendo esta profunda reflexão da Maria de Lourdes, que é um verdadeiro tratado sobre João Batista, onde encontramos resumidamente tudo sobre o maior dos profetas, eu não preciso mais ler outras reflexões por agora. Parabéns, Lourdes, e obrigado por você estar aqui conosco evangelizando para o mundo. José Salviano

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourdes, vocês não estão fazendo este trabalho para receber parabéns, más eu digo parabéns a todos vocês, por este belo trabalho evangelizador que nos mostra o carinho de todos. Gosto do trabalho de todos, más esta reflexão trouxe-me um conhecimento sobre João Batista que eu ainda não conhecia como no inicio desta reflexão. Que Deus abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir