.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Em ninguém em Israel se encontrou tanta fé-Claretianos

Sábado, 27 de Junho de 2015
Sixto, Otávio
Gênesis 18,1-15: Existe algo difícil para Deus?
Interlecional Lc 1: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou seu povo
Mateus 8,5-17: Em ninguém em Israel se encontrou tanta fé.

7 Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei. 8 Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. 9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz... 10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. 11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó, 12 enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes. 13 Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. Na mesma hora o servo ficou curado. 14 Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre. 15 Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los.

COMENTÁRIO

Quando o cristianismo nasceu como movimento social e religioso, sua reduzida quantidade de integrantes lhe permitia ter um diálogo aberto e criativo com a grande variedade de expressões religiosas do momento. A manifestação de fé do centurião ultrapassa as expectativas de todos, inclusive do próprio Jesus, que fica surpreso coma resposta clara e serena do oficial romano. O centurião não pedia um favor para ele, mas para um de sua “casa”; para uma pessoa que, ainda que vivesse sob o regime da servidão, estava sob a sua responsabilidade direta. O centurião reconhecia inclusive, com grande humildade, que ele, como soldado também estava sujeito a um ordenamento superior. E o mais surpreendente da cena é que o oficial romano se coloca praticamente “às ordens de Jesus”, contrariando todas as regras sociais. Contudo, Jesus vendo a poderosa fé do centurião, se livra d todas as barreiras. Jesus, por meio do oficial romano, comunica uma palavra de vida, de fé e de esperança a toda a casa do oficial romano. Jesus aceita o convite de curá-lo porque a fé do centurião não lhe dá mais alternativas. Também nós, por medo da fé, podemos curar esta sociedade enferma, cujas consequências parecem às vezes impossíveis. Porém, não esqueçamos que para Deus tudo é possível (Lc 1, 37).



Nenhum comentário:

Postar um comentário