.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sobre esta pedra eu construirei a minha igreja-Claretianos

Segunda-feira, 29 de Junho de 2015
Pedro e Paulo
Atos 12,1-11: O Senhor me libertou das mãos de Herodes
Salmo 33: O Senhor me libertou de todas as angústias
2Timóteo 4,6-8.17-18: Agora me aguarda a merecida coroa
Mateus 16,13-19: Sobre esta pedra eu construirei a minha igreja.

13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

COMENTÁRIO

Pedro e Paulo representam dois caminhos diferentes e complementários de edificação da Igreja. Pedro, um humilde pescador da Galileia, companheiro de andanças de Jesus, homem sincero e temente, representa a esse povo simples que acolhe com alegria e coração ardoroso o convite de Jesus ao seguimento. Paulo, ao contrário, é filho de uma família notável, cidadão romano, homem ilustrado e profundo conhecedor das Escrituras, representa essa parte do povo de Deus que se sente deslumbrado pelo chamado de Cristo e se volta completamente ao serviço de todos os irmãos. Os dois empreendem, por caminhos diferentes, a vida que os conduzirá a Roma e ao martírio. Pedro e Paulo se tornam mediadores dos muitos conflitos e dificuldades da comunidade nascente; e ainda que tenham dúvidas, orientam sabiamente o povo que Jesus lhe confiou e levam seu testemunho de fidelidade até o martírio. Os dois se constituem em verdadeiras colunas de sustentação da comunidade crente em meio às dificuldades e perseguições. Hoje devemos perguntar-nos se, como cristãos, somos capazes de fundir a tenaz fidelidade de Pedro e a capacidade de Paulo para servir ao povo cristão e conduzi-lo sabiamente pelos caminhos do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário