.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de junho de 2015

-SÃO PEDRO E SÃO PAULO-José Salviano

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

28 de Junho de 2015
Ano A

Evangelho - Mt 16,13-19


PRIMEIRA LEITURA

         Hoje a Igreja celebra o dia de Pedro e  Paulo, sendo que Pedro foi o primeiro papa, celebramos também o dia do Papa.
         Herodes mandou prender Pedro, e ele sabia que Pedro era um homem de Deus, para garantir, ordenou que o amarrasse com correntes, e que fosse colocado 16 soldados vigiando para que Pedro não escapasse.  Porém, nada disso adiantou, diante do poder da oração. Pois a Igreja rezava continuamente pedindo a Deus pela libertação de Pedro. Assim, de forma espetacular, veio o anjo do Senhor e libertou Pedro diante de toda aquela segurança, insegura, pois para Deus nada é impossível.

SALMO
         Deus nos livra de todos os temores, bastando  para isso  que vivamos em sua presença e pedimos insistentemente com muita fé. Assim, feliz é o homem e a mulher que deposita toda a sua confiança no Senhor!
SEGUNDA LEITURA
        
         Paulo se despede das comunidades cristãs, de nós e do mundo quando sentiu que o seu fim estava próximo.  E  fez isso com muita coragem, como o fez diante de todas as adversidades que enfrentou em sua jornada de evangelização.  A coragem de Paulo, assim como de todos os apóstolos,  deve ser copiada por nós, que somos cristãos de fraca fé. Pois muitos de nós, diante do menor perigo, diante da menor adversidade, já começa a reclamar, a chorar, a espraguejar, e o pior, a questionar a presença e a ação defensora de Deus. Coisas desse tipo acontecem quando a nossa fé está baseada em seguranças materiais e humanas, e por isso não resistem às provações da vida. A fragilidade da nossa adesão a Cristo nos trás como efeito colateral, o medo  que nos apavora diante do caos em que vivemos, diante das calamidades climáticas e humanas. Medimos a força da nossa fé pela serenidade com a qual enfrentamos os momentos de crise, de perigos que ameaçam a nossa vida. Pois quem acredita em Deus, sabe que as provações são necessárias, e as enfrentam com alegria, como o fizeram os apóstolos.
         Por outro lado, a nossa fé além de ser fraca, muitas vezes ela está dividida. Isto porque, muitos dos nossos cristãos que frequentam a igreja, também frequentam outras seitas. E fazem isso com a maior cara de pau, com a maior serenidade de quem está fazendo o que é certo. 
         Muitos que frequentam a missa estão com um pé no espiritismo e outro no catolicismo.  Sabemos que é impossível navegar com os pés em duas canoas.  E Jesus disse: Não podeis servir a  dois senhores. Aqui no caso, servir a  Jesus e a Allan Kardec.
         Não podemos confundir ou conciliar as duas doutrinas, mesmo porque, uma nos foi trazida  pelo homem, enquanto a outra, a verdadeira, nos foi trazida pelo próprio Deus, na pessoa de seu filho.
"Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé". Espero em ti meu Senhor, poder dizer o mesmo no meu último momento antes de partir.  Ajuda-me a seguir as inspirações do Espírito Santo e anunciar a palavra, doa a quem doer, com toda a minha fé fortalecida pela Eucaristia, pela oração , pela caridade... e pela graça de Nossos Senhor Jesus Cristo.  Fazei com que eu esteja lúcido até o meu último instante, para que possa agradecer  a oportunidade que Deus me deu de evangelizar, de tentar fazer a vontade do Pai, o que para mim foi uma grande honra!
         Sei que não agrado a todos quando falo a pura verdade, a verdade que dói, em vez de fazer um sermão água com açúcar, tentando agradar a todos. Porém, sei que "o Senhor me libertará de todo o mal, e me salvará para o seu Reino celeste".

EVANGELHO

          Meus irmãos. Inspirados no Evangelho desse domingo, queremos fazer-lhes três perguntas:
Quem é Jesus, qual foi a sua missão, e quem está dando continuidade a ela?  
         Com certeza, você vai responder que Jesus é o Filho de Deus feito homem, que Ele é o próprio Deus, e provou isso pelos seus inúmeros milagres.
         A missão de Jesus consistiu em salvar a humanidade do pecado. Para isso, Ele nos deixou a Igreja com seus sacerdotes e todos os sacramentos para que através deles atingíssemos um dia a glória eterna, ou a nossa salvação. (Ser salvos, livres do inferno).
         Quem continua a missão de Jesus? É a Igreja através dos seus ministros ordenados e leigos, incluindo nós que se não estamos na linha de frente da evangelização, mas deveríamos estar.
         As leituras nos mostram que para continuar a missão de Jesus, a  Igreja nascente voou nas asas do Império Romano, principalmente pela força, coragem e dedicação do apostolado de Pedro e Paulo.  Roma representava o mundo. Mundo esse  a ser conquistado pelo cristianismo, e o veículo de expansão do Evangelho foi o próprio avanço do Império Romano pelas fronteiras  do mundo até então conhecido. O mesmo aconteceu com o Brasil e com os demais países da América latina. Os colonizadores ao chegarem aqui, traziam consigo a força dos missionários, força essa que desbravou fronteiras de misticismos e semeou nas mentes dos nativos e dos próprios colonos, a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo com sucesso.
         Hoje não temos mais as conquistas imperiais do tipo Império romano, expansão portuguesa, e espanhola, mas temos um excelente meio de comunicação que pode atingir a todo o universo, que é a Intenet. Através dela, podemos estar presente juntamente com a explicação da palavra de Deus em quase todos os cantos do Planeta Terra.  E ainda podemos ter o retorno dos nossos queridos leitores, a respeito do nosso trabalho. 
         Porém, precisamos ser cuidadosos, prudentes e sensatos. Pois sabemos que na Internet como acontece no mundo,  tem de tudo, o bem e o mal, sabemos que tem verdades e também tem mentiras.  Por isso, não se trata de qualquer pessoa escrever qualquer coisa segundo a sua escala de valores, a respeito do Evangelho e publicar nas redes sociais.  Vamos peneirar, filtrar as informações, pedir a luz do Espírito Santo que nos oriente, e só então depois de ter certeza, vamos confiar no que vemos e lemos.
         Pedro e Paulo representam para a Igreja os primeiros construtores da catedral humana, ou seja, da Igreja humana propriamente dita. Eles, inspirados pelo Espírito de Deus, iluminou o mundo então conhecido, e também a nós, para que pudéssemos acreditar e nos salvar.  
         No Evangelho, Jesus ao ordenar o primeiro Papa, funda a Igreja e garante que o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
         Assim, a influência do maligno que gera as rivalidades, a inveja, entre os atuais discípulos, serão rebatidas e contornadas pelo poder de Deus sempre atuante no meio dos seus escolhidos, os quais, assim como os apóstolos, não são do mundo, porém devem permanecer e agir no mundo, sem se deixar contaminar e seduzir  pelas mentiras, enganos e maldades do mundo.
         E Jesus prometeu essa proteção contra o diabo, por que Ele sabia que o poder do mundo insuflado pelo maligno, é forte ao ponto de arrastar, de influenciar a quem estiver fraco, e que se deixa seduzir por ele.  Mas esse poder do mal torna-se fraco para quem está sobre a proteção do Pai todo poderoso, e para quem se deixa guiar pela palavra de Jesus.
Vá, e faça o mesmo. E assim, viverá na presença de Deus!
Bom domingo, José Salviano.


4 comentários:

  1. Esta leitura, em nada tem a ver com o ano litúrgico "B".

    ResponderExcluir
  2. Esta leitura, em nada tem a ver com o ano litúrgico "B".

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão Hernâni. Conta para nós, o que o levou a chegar a essa conclusão. Queremos aprender. José Salviano

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Hernâni. Conta para nós, o que o levou a chegar a essa conclusão. Queremos aprender. José Salviano

    ResponderExcluir