.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Jesus nos chama para a outra margem-Helena Colares Serpa

29/06/2015 - 2ª. Feira – XIII Semana comum – Gênesis 18, 16-33 – “Uma alma que se eleva, eleva o mundo ”
A presença e a oração do justo têm enorme poder sobre o  coração de Deus, no entanto, onde não há justiça e santidade   há a morte e o extermínio. Nesta passagem vemos o exemplo de Abraão que escolhido por Deus para ser pai de uma grande e forte nação foi também chamado a ensinar à sua família a guardar os Seus caminhos dando exemplo de justiça para todas as gerações.  Aos justos, Deus não esconde os Seus projetos, por isso, foi que Abraão tomou conhecimento de que Deus enviara seus anjos para exterminar a cidade de Sodoma em vista da injustiça dos seus moradores.   Intercedendo junto a Deus pelo povo de Sodoma Abraão argumentou diante d’Ele que o justo iria padecer junto com o pecador.  O Senhor então prometeu que se na cidade tivessem dez justos, Sodoma não seria destruída. Deus nos escolheu para que sejamos também seus instrumentos diante dos injustos e nos promete a salvação para aqueles que por nosso intermédio possam voltar atrás nas suas transgressões. Assim o Senhor conta conosco para que o mundo se eleve e não seja exterminado. Não podemos descansar nem desistir.  Uma só alma que se eleva, eleva também o mundo, e as nossas ações de justiça têm repercussão diante de Deus. Deus nos chama para que ensinemos ao mundo a guardar os Seus caminhos praticando a justiça e o direito. A justiça consiste na nossa entrega a Deus para que aconteça a sua vontade na nossa vida. Que através da nossa justiça muitas pessoas possam ser salvas. O Senhor espera a nossa ajuda para salvar a nossa casa e a nossa família. Abraão humilhou-se diante de Deus e clamou por Sodoma. A nossa casa pode também hoje ser uma “Sodoma”, por isso, nós também precisamos clamar a Deus para  salvar o nosso povo.  - Para você o que significa praticar a justiça?- Você se considera uma pessoa justa?- Você tem alguma influência sobre as pessoas da sua casa em relação aos ensinamentos de Deus?- Para que Deus o (a) tem chamado?

Salmo 102 – “O Senhor é indulgente, é favorável
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas nem nos pune em proporção às nossas culpas. Muitas vezes nós somos mais exigentes conosco do que o próprio Senhor, porque Ele é bondoso e compassivo e não fica sempre como nós, repetindo as suas queixas.  Ele nos retira da sepultura, isto é, da escuridão, do sufoco, das tormentas da nossa vida e nos cerca de carinho e compaixão. Por isso nós cantamos “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”

Evangelho – Mateus 8, 18-22 – “Jesus nos chama para a outra margem”

Assim como fez com Seus discípulos, Jesus nos chama para a outra margem do lago. Podemos então entender que a outra margem é o oposto do que estamos acostumados a viver; é o desalojamento, a desestruturação, situação de ruptura com os hábitos e os costumes. O mestre da lei era famoso, importante, estruturado e mesmo assim ousou dizer que seguiria Jesus aonde quer que Ele fosse.   Jesus também nos chama, mas não nos engana. Quem quiser segui-Lo terá que passar pelas dificuldades próprias da mentalidade evangélica. Não nos adianta somente querer seguir a Jesus com palavras e bons propósitos sem medir as consequências do que estamos pretendendo.  O seguimento de Cristo nos tira das nossas raízes e nos desestrutura, por isso,  somos constrangidos (as) a renunciar à nossa existência pacata, medíocre e acomodada.    O discípulo que pediu a Jesus para ir primeiro sepultar o pai era alguém como nós que esperamos um tempo propício para nos desprender dos nossos apegos, dos nossos projetos das nossas pretensões. Mas Jesus também diz, para nós hoje: “segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. Jesus nos chama para uma vida nova conformada aos Seus ensinamentos.  Seguir Jesus é viver conforme o Seu Evangelho, é viver o amor, é praticar o perdão, é não fazer questão por coisas que não têm valor diante de Deus. Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus, para que não sejamos também chamados de “mortos”. - Você também se propõe a seguir a Jesus aonde quer que Ele vá?- Qual a sua maior dificuldade para viver o Evangelho?- Você é uma pessoa muito apegada às pessoas da sua família e aos seus bens?- você acha que tem que renunciar a alguma coisa para seguir Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário