.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de maio de 2016

-DOMINGO DE PENTECOSTES-José Salviano

DOMINGO DE PENTECOSTES
MISSA DO DIA

15 de Maio de 2016

1ª Leitura - At 2,1-11


Salmo - Sl 103



2ª Leitura - 1Cor 12,3b-7.12-13



Evangelho - Jo 20,19-23



PRIMEIRA LEITURA
O milagre de Pentecostes começa pela escolha do dia, o dia da festa de Pentecostes. Os judeus comemoravam várias festas por ano, e Pentecostes era uma delas. E esta escolha foi feita por Deus.
Jerusalém estava em festa. Era o dia em que os agricultores traziam amostras dos produtos da terra para ofertar a Deus no Templo. Era a festa das primeiras colheitas, que se juntava com a festa da torá, naquele dia o povo comemorava também a entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai.
Essa alegria e essa gratidão pela colheita, se explica pelo fato daquela região possuir um clima hostil, variando de semi-árido a desértico. Desse modo, não é fácil conseguir o sustento, através de frutos tirados da terra, e isso se explica aquela comoção coletiva de gratidão ao Bom Deus, pela graça recebida, pelo sucesso da colheita. Quando a colheita era conseguida com sucesso, era motivo de grande festa, de grande alegria. Havia gente de vários lugares, de várias nações, que falavam línguas diferentes.
Então, foi por isso que Deus Pai escolheu esse dia para fazer descer sobre os apóstolos, o Espírito Santo em forma de línguas de fogo, para que todos de línguas diferentes que estavam presentes ali, não só presenciasse aquele gigantesco milagre, mas também participassem dele, ouvindo o discurso de Pedro, cada um em sua própria língua.
Essa observação é para calar a boca dos incrédulos, aqueles que não acreditam em nada, e acham que tudo foi invenção da Igreja.
Na primeira leitura, vemos que “Todos ficaram cheios do Espírito Santo
e começaram a falar em outras línguas...”.
Os apóstolos extasiados, ficaram transformados pela força do Espírito    Santo, que lhes proporcionou grande sabedoria, e muita coragem!
Coragem para serem os pioneiros iniciadores da Igreja humana, aquela que uniu todos os povos em uma só fé, aquela que leva a todos os povos de todas as línguas, a mensagem salvadora de Jesus Cristo através dos seus escolhidos.  É uma grande alegria para nós, o fato de saber que pertencemos a esse grupo que contribui para que todos do mundo inteiro sejam conhecedores dos planos de salvação de Deus vindo até nós pelo seu Filho amado. É muito bom lembrar que fazemos parte desse grupo que iluminados pelo Espírito de Deus, trabalha para facilitar a COMUNICAÇÃO ENTRE O DIVINO E O HUMANO.

SEGUNDA LEITURA
A presença do Espírito Santo em nós pode ser mais forte ou menos forte.
ELA É MENOS FORTE quando vivemos segundo a carne, quando somos arrastados para o pecado, não só da carne mas de toda natureza! Na verdade Deus nunca nos abandona, mas ficamos fracos muito fracos, quando viramos as costas para Ele. A luz do seu Espírito não nos penetra com a mesma força e ficamos como cegos, de olhos abertos sem ver nada. Ficamos sem ouvir e sem enxergar a presença de Deus em nossa volta, e em nós.
ELA É MAIS FORTE quando vivemos segundo o Espírito. Quando negamos os nossos instintos, canalizando o seu uso do modo certo, do modo que não desagrada a Deus, e pela graça de Deus, e fazemos tudo o que agrada ao Pai Santo. Aí, sim. Estamos prontos para receber a luz do Alto e  transmiti-la ao mundo seja por palavras seja por nossas atitudes.
Quando estamos neste estado de êxtase, podemos sentir a presença de Deus, do seu Espírito perto de nós, e em nós. Isso é algo tão maravilhoso, que nem tem comparações. É algo mil vezes melhor do que os prazeres da carne, do que toda fortuna, do que todos os demais prazeres que em nossa grande tolice desejamos 24 horas por dia.

EVANGELHO
O Espírito Santo se manifestou no dia do batismo de Jesus sob a forma de uma pomba. No dia de Pentecostes, Ele se manifestou sob as formas de vento forte e de fogo. O vento, segundo a tradição, significava a presença do Espírito de Deus, o qual também pairava sobre as águas.
Jesus, respeitando a cultura daquele povo, assoprou sobre os apóstolos, derramando sobre eles o Espírito Santo, ao mesmo tempo em que deu a eles o poder de perdoar os pecados. Os nossos sacerdotes de hoje, são herdeiros desse poder, dado por Jesus Cristo, pelo fato de serem continuadores da missão dos apóstolos. “Eis que estarei convosco até o fim dos tempos”.
Pela conclusão lógica, é claro que aqueles a quem Jesus disse essa frase poderosa, não viveriam até o fim dos tempos. Estando aí, implícita, a transmissão dos cargos, dos poderes de perdoar os nossos pecados de uma geração para a outra seguinte. 
“Como o Pai me enviou, também eu vos envio” .
O poder que Jesus confere e transfere para os apóstolos para serem os continuadores da sua missão na Terra é tão imenso, tão forte, tão verdadeiro e digno do nosso crédito, que Ele, Jesus, compara o envio dos apóstolos pelo mundo com o envio que o Pai fez a sua pessoa.
Em sua longa oração ao Pai, Jesus disse: “... para que o mundo creia que tu me enviaste, oh Pai!
Os apóstolos e seus continuadores, os nossos sacerdotes de hoje, foram enviados ao mundo, pelo próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo. Portanto, peca aquele que não acredita que OS PADRES SÃO MISSIONÁRIOS ENVIADOS DE DEUS, COM PODER DE PERDOAR OS NOSSOS PECADOS.
O incrédulo, para justificar a sua atitude de absoluta falta de fé, diz: Eu rezo direto a Deus. (Mentira!). Eu peço perdão para Deus. Eu não conto os meus pecados para um homem. E o pior. A minha mulher, nem pensar...  Ele considera o Padre apenas um homem. Um homem sem poderes de consagrar e de perdoar. Coitado! Rezemos por ele.
Caríssimas e caríssimos. Que podemos fazer por esses nossos irmãos, além de rezar por eles?
Nós precisamos sair por aí, sair pelo mundo repetindo aquele discurso maravilhosos que Pedro fez no dia de pentecostes! Vamos, meus irmãos! Coragem! Não tenhamos medo de continuar a missão dos apóstolos!


Um bom domingo. José Salviano.

2 comentários:

  1. Que bom ja preparei o Evangelho pra Catequese de amanhã e um modo faci de explicar aos catequizandos da Eucaristia e seguro Seguro pois vem de um SACERDOTE OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. excelente me ajuda muito n preparaçaõ das celebrações de domingo .Obrigada janete

    ResponderExcluir