.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

PELO BATISMO FOMOS INSERIDOS NA FAMÍLIA TRINITÁRIA! – Olivia Coutinho

 
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
 
Dia 22 de Maio de 2016
 
Evangelho de Jo,16,12-15
 
Mais uma vez, nos unimos no mesmo espírito de fé, para celebrarmos a Festa da Santíssima Trindade!
A Festa da Santíssima Trindade é a festa da Família, a Festa do amor, quando a Igreja nos convida a contemplar o mistério insondável da Trindade Santa!
Mergulhar neste Mistério é fazer a experiência do amor do Pai, que se doou por nós, através do seu Filho que ao morrer na cruz, nos devolveu a vida no seu Espírito!  O Pai nos enviou o Filho, que veio nos ensinar a sermos filhos como Ele!
Ao Colocar esta festa, no domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, a Igreja vem nos lembrar de que cada domingo é uma festa da Santíssima Trindade, pois o domingo é o dia do Senhor, o dia em que contemplamos o mistério do Deus Família participando da Eucaristia, a comunhão Trinitária!
No antigo testamento, não se fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria dos nossos olhos, o Deus amor, o Deus Pai, que para relacionar conosco, quis se fazer família: Como Pai, Ele nos criou, como Filho nos redimiu e como Espírito Santo nos santifica!
O Espírito Santo é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz entender com clareza, os ensinamentos do Filho, que pelo Batismo nos inseriu na Família Trinitária!
“O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...” Esta afirmação de Jesus, vem nos dizer, que mesmo sendo distintas,  nenhuma pessoa da Trindade Santa, age individualmente, um exemplo, que deve ser seguido por cada um de nós. Viver a vida trinitária é fazer o  mesmo  que Jesus fez, é viver comunitariamente!
O evangelho desta Solenidade, fala fundo ao nosso coração, ao colocar esta circularidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo! O texto está situado na  última ceia, quando Jesus, prestes a ser entregue as autoridades que o condenaria a morte, dirige suas ultimas palavras aos discípulos, no sentido de suscitar neles pensamentos positivos.
Os discípulos tinham muitas dificuldades em compreender as últimas revelações de Jesus. E Jesus, por sua vez, compreendia essa dificuldade deles: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreender agora. Quando, porém vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a verdade.” Estas palavras de Jesus, dirigidas aos discípulos, chama a nossa atenção para a importância de estarmos sempre abertos a ação do Espírito Santo, pois é o Espírito Santo, que nos faz compreender, o que humanamente é impossível  compreender.
O Espírito Santo, nos faz compreender,  nas mais diversas circunstâncias de nossa vida, o sentido das palavras de Jesus que guardamos no coração! Daí, a importância de guardarmos sempre as suas palavras, mesmo quando não as compreendemos.  
O Mistério da Santíssima trindade é inalcançável , mas algo da Santíssima Trindade nos foi revelado: O amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA REFLEXÃO! ME AJUDOU MUITO A PASSAR PELA MINHA COMUNIDADE.

    ResponderExcluir