.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Espírito Santo e a paz-Helena Serpa

15/05/2016  - Domingo de Pentecostes - 1a. Leitura -  Atos 2, 1-11 – “no dia de Pentecostes”
No dia de Pentecostes, de acordo com a orientação de Jesus, quando os apóstolos estavam reunidos no mesmo lugar o Espírito Santo, prometido do Pai e anunciado por Jesus, veio para fazer uma revolução nas suas vidas. De tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas”, atraindo a admiração do povo que compreendia no seu próprio idioma. A ação do Espírito Santo se fazia perceber literalmente e com muito poder.  Quando nos deixamos invadir pela força que vem do alto, nós também conseguimos falar em outras línguas sob a ação do Espírito Santo deixando que Ele, na Sua linguagem, exponha através dos nossos lábios as moções que Deus deseja nos fazer conhecer. A ação do Espírito Santo é justamente a de nos dar o entendimento para as coisas que antes nós não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todo batizado que se deixa apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, na nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida.  Por isso, é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, nós recebemos os “recados” de Deus por meio uns dos outros. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?  

Salmo 103 – “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai”
O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que Ele preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.



2a. Leitura – 1 Coríntios 12, 3-7.12-13 – “bebendo da mesma fonte! ”
A beleza da unidade da Igreja está em que “há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”.  O Espírito Santo é quem nos dá os dons necessários para vivermos dentro da nossa realidade, cada um com a sua parte e todos formando um único Corpo, bebendo de uma mesma fonte. O Espírito Santo forma comunidade (comum unidade), por isso, em qualquer área ou atividade da nossa vida nós podemos proclamar Jesus o Senhor, da nossa casa, do nosso trabalho, porque somos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador. Apesar da nossa limitação humana, das fraquezas do nosso temperamento e das circunstâncias em que vivemos, com a ajuda do Espírito Santo nós podemos realizar as obras para as quais fomos criados. Por isso, a nossa oração deve ser constante e em  todos os momentos devemos suplicar: “”Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”.  É o Espírito Santo quem renova a nossa humanidade divinizando a nossa carne, e nos fazendo ser parte do Corpo de Cristo, que glorioso, está assentado no céu. Não podemos nos calar, o Espírito Santo é aquele que nos impulsiona, nos ensina, nos mostra e se não o invocarmos, perderemos tempo e oportunidades. “Vinde Espírito Santo!” – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo tanto em você como nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida?

Evangelho – João 20, 19-23 – “O Espírito Santo e a paz
Enquanto os discípulos estavam trancados por medo dos judeus Jesus apareceu-lhes trazendo-lhes a Sua paz e o Seu Espírito Santo. A presença de Jesus ressuscitado veio confirmar para os discípulos que eles não estariam sós e nunca seriam abandonados por Deus. Assim também precisamos permanecer quando, por algum motivo, nos sentirmos sós e temerosos, conscientes de que no nosso Batismo, também recebemos o Espírito Santo. Assim sendo, não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito. Quem tem o Espírito Santo, tem paz porque sente o amor do Pai e do Filho. Todos nós que temos convicção do amor de Deus, sentimos a paz no nosso coração, pois provamos da misericórdia do Pai e temos a certeza de que os nossos pecados são perdoados. Nunca precisaremos trazer a nossa alma atribulada pelos acontecimentos do mundo, se recebemos o Espírito de Jesus no nosso Batismo e com Ele também a sua paz. A nossa carne é fraca e se ressente, porém o nosso coração está  firme porque Jesus é quem nos assegura: “A paz esteja convosco”, “Recebei o Espírito Santo”. Somos enviados a levar ao mundo a paz e o amor de Cristo que experimentamos com o poder do Seu Espírito. O Espírito Santo é quem nos envia, nos acompanha e nos motiva a seguir adiante na nossa caminhada. É ele quem nos sustenta nas batalhas que travamos no nosso dia a dia. É também Ele quem nos tira da acomodação e nos faz enxergar as coisas do céu, que fogem da nossa visão humana.  - Você tem tido experiência com o Espírito Santo? – Você sente o seu coração em paz mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando?  A que o Espírito tem lhe motivado? – O que você entende por “renovar a face da terra”?


Um comentário:

  1. SENHOR OBRIGADO POR TEU SANTO EXPIRITO,AGRADEÇO POR ESTE MEDO QUE SENTIMOS,JA NAO EXISTE,POIS ESTAMOS A FALAR EM UMA SO LINGUA.

    ResponderExcluir