.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

SANTÍSSIMA TRINDADE, UMA COMUNIDADE PERFEITA – Maria de Lourdes Cury Macedo.

        
Domingo, 22 de maio de 2016.
Evangelho de São João 16, 12-15

Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade, um Deus em três pessoas. Um Deus que é Uno e Trino. Para nossa inteligência tão pequena comparada a de Deus é difícil de entender, mas não é difícil de experimentar sua ação na nossa vida. A Trindade de Deus nos ensina a viver a nossa individualidade na comunidade, somos diferentes uns dos outros, mas unidos, além de formamos uma comunidade, nos completamos cada qual com a sua diferença.
Celebrar a Trindade nos leva a reflexão que é preciso viver em comunidade, unidos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, vivendo como irmãos, uns dependendo dos outros para se completar como pessoa, como ser humano criado à imagem e semelhança de Deus.
Esses versículos do Evangelho de hoje faz parte do discurso de despedida de Jesus. Por isso antes de Jesus entregar a sua vida por amor a nós, Ele firma alguns ensinamentos que não queria que seus discípulos esquecessem. Jesus quer prepará-los para o que virá depois de sua morte. Promete o Espírito Santo que os conduzirá e falará por eles. O Espírito Santo fará com que eles recordem os ensinamentos de Jesus e os conduzirá a “verdade completa”. O Espírito Santo conduzirá os cristãos de todos os tempos à compreensão, que Jesus realizou plenamente o projeto do Pai. Que Deus se manifestou totalmente no filho morto e ressuscitado. Jesus afirma: “Tudo o que é do Pai pertence a mim também”. Ele e o Pai têm em comum a glória, o amor e o Espírito Santo. Entre Jesus e o Pai há perfeita união, comunhão e partilha. Na Trindade há união, comunhão, partilha e fidelidade, sem perder a individualidade de cada um. A santíssima Trindade é uma comunidade perfeita.
Com o poder e a força do Espírito Santo os discípulos e apóstolos continuarão a missão de Jesus, e pelo testemunho deles, Jesus permanecerá na história.
Jesus falou com os discípulos por meio de linguagem simples durante os três anos que passou com eles ensinando sua doutrina. Agora quase na despedida, quer abrir-lhes mais os olhos, falando com mais clareza, mas ainda os discípulos não estão preparados para conhecer todos os mistérios da fé porque era preciso ainda a manifestação grandiosa do Espírito, que se dará no dia de Pentecostes.
 O Espírito Santo que Jesus enviará realizará a sua obra em cada coração. Com a luz do Espírito Santo, compreenderão muitas coisas que lhes eram ocultas e obscuras. Compreenderão que toda doutrina de Jesus é do Pai. Compreenderão que Jesus é o centro da vida cristã. Todas as obras devem ter uma única finalidade: que o nome de Jesus seja glorificado em todos.
Amados irmãos, o Espírito Santo é que nos encaminha para a verdade. Ele age em nós em comunhão com o Pai e o Filho, não falando em seu próprio nome, mas em nome da Trindade. É o Espírito Santo, que manifesta a glória de Deus para nós, porque recebeu o que é de Deus Pai e de Deus Filho e interpretará para nós. É o Espírito Santo que nos leva a amar a Deus Pai e Deus Filho. É ele que nos dá os dons para vivermos em comunidade, partilhando esses dons para o bem da comunidade e para a glória de Deus.
Levando em consideração a união e a comunhão da Santíssima Trindade que é uma comunidade perfeita, podemos verificar como estamos agindo na nossa comunidade. Se estamos falhando ou acertando, pois a comunidade é o lugar ideal para vivermos os ensinamentos da Trindade Santa. Pensemos naquilo que nos une, nas nossas diferenças, nos nossos dons particulares, se estamos fazendo nossa comunidade crescer no amor, na fé, na esperança. Se estamos enterrando nossos talentos ou multiplicando-os em benefício de todos.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes






Nenhum comentário:

Postar um comentário