.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

ONDE EXISTE FÉ, HÁ CURA – Maria de Lourdes Cury Macedo


Domingo, 29 de maio de 2016.
Evangelho de São Lucas 7, 1-10.

Jesus entrou em Cafarnaum, citada nos evangelho como a cidade de Pedro. Cafarnaum ficava às margens do mar da Galileia. Era nessa cidade que Jesus se reunia com seus apóstolos, foi lá também que Jesus realizou muitos milagres e pregações.
Um centurião romano tinha um empregado doente. Centurião era o comandante de 100 soldados, de uma centúria. Ele era pagão e pertencia ao exército romano na Judeia. Acreditava em Deus e participava dos ofícios religiosos judaicos na sinagoga.
A fama de Jesus havia se espalhado por toda a região, por isso o centurião conhecia e ouvia falar muito de Jesus. Ele achava que Jesus era um Judeu diferente, se dava com todas as pessoas, conversava com elas, ia às casas das pessoas, fosse quem fosse, pobre ou rico, pecador ou não, amigo ou desconhecido.
O centurião romano deveria estar muito triste e desesperado com o seu servo enfermo e acamado, provavelmente os médicos do Império Romano já tinham desenganado, mas ele o estimava muito e por isso confiando em Jesus, o oficial que já ouvira falar de Jesus, enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus salvasse seu empregado, curasse seu servo querido na certeza que Jesus iria ajudá-lo sim. Esses judeus enviados a falar com Jesus mencionaram as qualidades do centurião, que gostava do povo judeu e que fizera muitos benefícios para o povo, que ajudara até construir uma sinagoga para eles.
Sinagoga era lugar de reunião aos sábados e dias de festa. Ali os judeus se encontravam para orar, ouvir a leitura da Bíblia e entender a Lei.
Talvez para os demais oficiais um servo é apenas um escravo, um número que se substitui quando não serve mais para o trabalho, mas este centurião não pensava desta forma e sabia que Jesus de Nazaré concordava com esse seu jeito de ser. Afinal, para aquele soldado romano o seu servo é um ser humano, é gente, respira como ele, tem sentimentos, dores, necessidades, por isso deveria tratá-lo como seu semelhante.
Jesus enxergando a fé daquele homem, prontamente foi para a casa do soldado. O centurião romano tendo conhecimento que Jesus estava perto de sua casa demonstrando muita confiança no poder de Jesus, enviou amigos para dizer a Jesus que Ele não precisava ir até a sua casa para realizar o seu pedido dizendo: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.” Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.
Percebemos que o centurião se julgava indigno da visita do Mestre em sua residência, porque ele era um do soldado romano e não judeu, por isso odiado pela maioria.
Meus irmãos e irmãs, aquele homem pagão reconheceu o poder de Jesus, percebeu que o seu poder era maior que o seu, percebeu a sua grandeza, sentiu que estava diante de Deus e confessa a sua pequenez dizendo "Senhor, não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e meu servo ficará curado". Esta frase ficou famosa e é repetida na liturgia da missa. Nós também devemos dizer com sinceridade e humildade esta frase antes de recebermos a Sagrada Eucaristia.
Nós podemos pensar que o servo foi curado e o centurião também...  Algo novo deve ter começado em sua vida, ele continuou a ser um Centurião Romano, mas agora seguidor de Jesus, pois quem nesta vida não conhecer a Jesus e não experimentá-lo, permanecerá sempre enfermo.
É preciso ter fé e acreditar que muitas coisas vão suceder para melhorar  a vida. Veja que Jesus ficou surpreso com a fé do oficial romano que era um chefe, que dava ordens para ser cumprida pelos soldados, que lhe deviam obediência, ele tinha uma situação de comando, de chefe, mas procurar o Mestre para curar seu empregado, era sinal de que as palavras corretas de Jesus estavam chegando aos ouvidos de muitas pessoas. Jesus curou o empregado enfermo do oficial porque Jesus não exclui ninguém. Porque Ele veio para todos.
Esta foi uma verdadeira lição de vida. Não importa quem precisa de ajuda. Todas as pessoas são iguais e têm o mesmo direito. Jesus não ficou preocupado somente com seu povo de Israel, foi além, procurou atender os necessitados, mesmo não pertencendo ao grupo que não o seguia.  Atendeu porque sua missão não era separar o povo num grupo escolhido, mas juntar todos numa comunidade e fazer crescer o amor, a partilha e a comunhão.
Nós também precisamos entender que é preciso sair de nós mesmos e ir em busca, ir ao encontro do bem maior, Jesus. Foi o que o Centurião romano fez, porque  percebeu o quanto Jesus poderia fazer por seu empregado estimado. Cabe a nós também encontrar meios para chegarmos cada vez mais perto de Deus com muita fé, confiança e humildade.
Na cura do empregado doente, manifesta-se a misericórdia do Senhor. Nas palavras dos anciãos judeus, vemos a grande bondade e caridade do centurião pagão. Na atitude de Jesus, percebemos a advertência que Ele faz para todos em relação a fé. O que mais se destaca neste evangelho é a admiração de Jesus por causa da fé do centurião.
A fé é um dom que precisamos cultivar, aumentar como se alimenta um fogo com lenha seca, que queima com facilidade. Cultivar a fé com oração, com o estudo da Palavra, com o sacramento da Eucaristia, com a humildade e amor ao próximo.
Que nós, de hoje em diante, tenhamos uma fé madura que possamos crer, confiar e depender totalmente  do Senhor.
Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé!
Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes



Nenhum comentário:

Postar um comentário