.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé-Claretianos

Domingo, 29 de Maio de 2016
Tema: 9º Domingo do Tempo Comum
I Reis 8,41-43 Quando um estrangeiro vier rezar no teu templo, escuta-o.
Salmo 116(117) Ide, vós por este mundo afora e proclamai o evangelho a todos!
Gálatas 1,1-2.6-10 Se eu ainda estivesse preocupado em guardar aos homens, não seria servo de Cristo.
Lucas 7,1-10 Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
1Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum.2Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte.3Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar.4Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: Ele bem merece que lhe faças este favor,5pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga.6Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa;7por isso nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado.8Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele o faz.9Ouvindo estas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.10Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado.
Comentário
A fé é o tema que perpassa toda a liturgia deste final de semana. Para ser fé de verdade, é preciso comprometimento, com Deus e com o semelhante. Não basta estar na igreja, é preciso que a Igreja esteja na pessoa. O oração encontrada na primeira leitura, é um indicativo de nossa fé. Quem ora ou reza mantém a proximidade e sintonia com Deus.
Na segunda leitura, Paulo se surpreende como existem pessoas que facilmente abandonam a Deus e sua prática de fé em vista de outras crenças e doutrinas. O fenômeno é comum hoje diante de tanta diversidade religiosa em nossa sociedade. Bom é discernir para não aceitar como religião boa, autêntica, a que propõe uma fé ao gosto do “consumidor” ou com a promessa de obter vantagens, saúde, felicidade, enriquecimento fácil, solução de problemas difíceis de resolver, etc.
Jesus entra em Cafarnaum. Já não se dirige à sinagora, é ao redor dele que acontece a pregação e o ensinamento. O povo se reúne em grande quantidade. Sua palavra tem o dom de instruir e ensinar, mas tem o dom de curar também. Assim, depois do ensinamento sobre a Lei, no sermão da planície, Lucas mostra o efeito da palavra de Jesus através da cura de um servo do centurião. O encontro entre os dois é revelador, considerando que o centurião romano é estrangeiro e pagão. Centurião era um soldado, responsável por cem outros soldados. Mesmo estando a serviço do império Romano, é uma pessoa que tem a consideração da comunidade. Para os puritanos da época, não deixa de ser um inimigo do povo e pecador. Jesus vê a pessoa e não a sua condição ou cargo que ocupa. O encontro revela que só a misericórdia nos faz ir ao encontro do outro e amplia o nosso olhar e horizontes. Da parte do centurião, vemos uma fé pura e verdadeira, uma fé repleta de humildade, de delicadeza e atenção para com a pessoa de Jesus. No terceiro momento, o encontro revela que os homens de boa vontade também são encontrados fora do nosso ambiente religioso e fora de nossa casa. Portanto, o Reino não é propriedade particular nossa, mas dom ofertado a todos. 

Assim, a liturgia nos leva a refletir sobre a nossa relação com Deus, isto é, sobre a nossa prática religiosa. O cultivo da prática religiosa e da espiritualidade nos dão a certeza de uma proximidade de Deus em nossa vida. Assim, quando precisamos dele, ele se deixa encontrar, do contrário teremos a sensação de que ele está longe de nós, mas na verdade, nós é que estamos longe dele. Que Deus fortaleça nossa fé, mesmo que ela seja pequena como um grão de mostarda.
Oração
Senhor Jesus, pão vivo de esperança de de amor, concede a todos os que participamos da ceia eucarística, viver o mistério da comunhão no amor e que sejamos testemunhas do teu reino no mundo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário