.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Caminhando com os discípulos-Helena Serpa


17/05/2016 - 3ª. Feira VII semana comum – Tiago 4, 1-10 – “Deus é zeloso”
Quando vivenciamos ou presenciamos períodos de guerras e brigas que têm como consequência discórdias e desavenças entre irmãos entendemos que tudo acontece em vista da situação em estamos passando, às vezes, por falta de dinheiro, por enfermidades ou infortúnios. No entanto, São Tiago vem nos dizer que todas estas desordens vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de nós. Tudo o que é bom ou mal é fomentado dentro do nosso coração. A cobiça, a inveja, o desamor e o ódio têm como raiz o mal que existe também dentro de nós ao qual damos guarida e acolhimento. Nós mesmos que rezamos e fazemos pedidos ao Senhor, muitas vezes, desejamos possuir coisas que têm origem nas nossas concupiscências, como esclarece São Tiago. “Pedis, sim, mas não recebeis porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. ”  Diversas vezes nós rogamos a Deus coisas que nos levam a ter amizade com o mundo, pois são para o nosso próprio agrado e não condizem com os ensinamentos do Senhor. Deus é zeloso e quer de nós sentimentos harmônicos com o Seu pensamento e com o Espírito que habita em nós e não com o que a mentalidade do mundo nos influencia. Precisamos ter cuidado e verificar qual a fonte que está dando origem aos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Para isso, São Tiago também nos intima: “Obedecei, pois, a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós”!  Não podemos nos deixar sugestionar pelo malvado, mas pedir ao Senhor que purifique as nossas mãos e santifique o nosso coração nos humilhando para que Ele nos exalte, como nos revela a leitura. – Você tem vivenciado momentos de guerra e de discórdia? – Qual o sentimento que move o seu coração nestes momentos? – Você acha que tem amizade com Deus ou com o mundo? – O que você tem pedido ao Senhor é de conformidade com a Sua vontade expressa na Sua Palavra?

Salmo 54 – “Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento”!
No mundo em que vivemos, hoje, diante das situações de violência e desamor este salmo é como um desabafo para a nossa alma. Nós também, muitas vezes temos vontade de voar para achar um descanso, fugir para longe, esconder-nos para não presenciar tanta desgraça que tem acontecido. Na “cidade, hoje também só se vê violência e discórdia”, no entanto, como o salmista nós precisamos lançar sobre o Senhor nossos cuidados e Nele ter nosso sustento, pois jamais Ele irá permitir que vacilemos.


Evangelho – Marcos 9, 30-37 – “caminhando com os discípulos”

Enquanto caminhava com Seus discípulos Jesus aproveitava   para ensiná-los e formá-los mostrando a eles a razão da Sua vinda para a terra. Deste modo, Ele esclarecia o que lhe iria acontecer falando claramente da sua morte e ressurreição.  Entretanto, os discípulos não compreendiam as Suas palavras e não queriam aprofundar-se no assunto, pois tinham medo de enfrentar dificuldades. Fizeram assim como nós quando nos desviamos de assuntos, como a morte, enfermidades, sofrimentos, desafios, etc. Nestes momentos, geralmente nós fugimos da realidade e entendemos que por acreditar em Jesus estamos isentos de passar por dificuldades. Isto deriva da nossa percepção humana, da nossa carne que teme o sofrimento e não se apoia no Espírito que nos fortalece. Por isso, não admitimos a dificuldade, a luta, o esforço e queremos logo conquistar a vitória e ter a recompensa pelo nosso trabalho. Hoje também Jesus não quer enganar a todos que nos propomos a ser Seus discípulos (as). Por isso, estejamos conscientes de que para seguir os passos do Mestre nós devemos aceitar as dificuldades próprias da nossa missão com humildade sem querermos ser diferentes dos outros regateando privilégios e regalias.  Nós também, como os discípulos de Jesus, queremos ter o primeiro lugar em tudo, ter sucesso aqui na terra e também no céu, mas não pensamos no ônus que tudo isto pode nos acarretar. Por isso, Jesus também nos ensina: “se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos! ” Para que sejamos grandes no céu e os maiores diante de Deus temos que ser pequenos e humildes na terra, como uma criança que depende da força do Pai para caminhar. Devemos ter consciência de que para Deus a humildade é o trampolim para a glória. – Você aceita ser discípulo (a) de Jesus? – Você admite passar por perseguição e dificuldade? – Você se sente maior que alguém? – Por quê? - Como você poderá  ser pequeno na terra e voltar a ser criança? 

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento17 de maio de 2016 às 05:11

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. SENHOR QUE EU SAIBA SER HUMILDE ,SENHOR OLHAI COM MISERICORDIA,POR TODA A HUMANIDADE.

    ResponderExcluir