.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

“VÓS DEVEIS NASCER DO ALTO. “- Olivia Coutinho


Dia 30 de Abril de 2019

Evangelho de Jo,3,7b-15
Em Jesus, está a grande novidade de Deus para a humanidade: a vida nova que brota do alto, ou seja, a vida nova que brota da cruz! 
Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, Ele é a prova concreta da imensidão do amor de Deus pela humanidade! Nele, tornou possível o ser humano conhecer a face humana do Pai! Jesus é o próprio Deus que se humanizou para nos tornar mais humanos! Ele revelou sua Divindade, na sua humanidade, de tão humano, o povo logo percebeu: Este homem, de tão humano, só pode ser Deus!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala-nos de um diálogo entre Jesus e Nicodemos.
Nicodemos era um judeu muito  influente, ele  fazia parte do grupo dos fariseus, adversários de Jesus.  Ao contrário destes fariseus, Nicodemos  sentia-se atraído pelas palavras de Jesus,  mas  o  medo,  o impedia de assumir abertamente esta sua admiração por Ele, por isto, ele ficava somente nos encontros às escondidas.
Nicodemos gostava de ouvir Jesus, mas estava longe de compreender  o seu messianismo, afinal, quem não se define, quem fica só admiração das palavras de  Jesus, não aprofunda na  fé...
O mesmo medo que aprisionou Nicodemos, que o impediu de aderir-se a vida nova revelada por Jesus,  pode também nos aprisionar, quando não abrirmos à ação Espírito Santo. 
Jesus fala à Nicodemos sobre a necessidade de nascer do alto, apontando para ele a ação do Espírito Santo como o dinamismo deste nascimento. É o Espírito Santo que nos leva a assumir um projeto de vida, centrado unicamente na vontade de Deus.
Ao falar com Nicodemos, da necessidade de nascer do alto, Jesus nos faz um apelo à conversão, comparando a força e a liberdade de ação, de quem é movido pelo Espírito Santo, com o sopro incontrolável do vento. Assim como não se pode segurar e nem exercer o controle sobre o vento, também não se consegue deter, quem se deixa conduzir pelo o Espírito Santo!
No texto que nos fora apresentado, Jesus fala também do desfecho de sua trajetória terrena: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... Com essas palavras, Jesus preanuncia  sua morte de cruz, Ele seria levantado na cruz, pelos seus adversários, ou seja, pelos os adversários do projeto de Deus.
A vida nova, trazida por Jesus,  brotou na cruz, quem se deixa  guiar pelo o seu Espírito, nasceu  do alto, pois   foi do alto da cruz,  que Ele abriu as portas do céu para nós, que Ele nos enviou o seu Espírito.
Não tenhamos medo de declarar a nossa adesão à Jesus, afinal, Ele é o fio condutor de toda a nossa trajetória terrena.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário