Dia 25 de Abril de 2019
Evangelho de Lc24,35-48
Ainda vivendo as alegrias do Domingo da Páscoa quando celebrarmos a vitória da vida sobre a morte, somos chamados a dar continuidade a este acontecimento, atualizando a ressurreição de Jesus, no cotidiano da nossa vida!
Nós cremos na ressurreição de Jesus, mas não basta somente crer, como verdadeiros cristãos, precisamos vive-la no nosso dia a dia!
Vivemos a ressurreição de Jesus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor, quando contribuímos para que Jesus possa ressurgir na vida de tantos irmãos ceifados até mesmo do seu direito à vida por não terem acesso ao pão de cada dia...
É pautando a nossa vida no exemplo de Jesus, que vamos adquirindo força pra suportar o peso da nossa cruz. Não podemos esquecer, de que a cruz é o caminho para a nossa vitória, como foi para Jesus, e que não precisamos temê-la, já que ela, não é definitiva em nossa vida, a cruz é apenas uma passagem, a ponte que nos liga ao paraíso!
Quando deixamos nos impregnar pelo o amor do Cristo Ressuscitado, podemos tirar proveito até mesmo do sofrimento, pois Deus o transforma em trampolim para a nossa ascensão!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos fala de mais uma aparição de Jesus, o que aconteceu no momento em que os dois discípulos de Emaús, comentavam com os demais discípulos, a experiência que tiveram com o Ressuscitado. Jesus aparece no meio deles, e os saúda dizendo: “A paz esteja convosco!” Assustados, os discípulos chegaram a pensar que era um fantasma, sinal de que ainda havia muitas dúvidas em seus corações. E mesmo depois de terem visto as marcas da cruz, nas mãos e nos pés de Jesus, eles continuavam com dificuldades em acreditar no que estavam vendo, afinal, tudo aquilo era grande demais para a compreensão deles, que acabara de ver Jesus morto numa cruz!
Mesmo diante a esta incredulidade dos discípulos, Jesus não os repreende, pelo contrário, os compreende, e numa atitude de amor, abre a inteligência deles, possibilitando-os a entenderem as Escrituras. Foi a partir daí, que os discípulos perderam o medo, assumindo de vez, a desafiante missão de testemunhar a ressurreição de Jesus, fato, que as autoridades queriam ocultar.
Neste encontro com os discípulos, Jesus transmitiu- lhes a sua paz! Foi a paz de Jesus que os libertou do medo que os mantinha aprisionados! Esta mesma Paz, hoje, chega até a nós, é uma paz diferente daquela que o mundo oferece através de armas. A paz de Jesus é a paz que vem da cruz, uma paz que nos aquieta e que ao mesmo tempo nos inquieta, uma paz que nos faz sair de nós mesmos para irmos ao encontro do outro! A paz de Jesus, é uma paz que nos tira do acomodamento, que nos faz enxergar com clareza, o que está oculto aos olhos do mundo. A paz de Cristo é o ponto de partida para a nossa caminhada de fé!
Só faz a experiência do Cristo ressuscitado, quem faz a experiência da cruz, da partilha, da entrega da vida!
Hoje, somos nós, os convocados a dar testemunho da Ressurreição de Jesus!
Munidos pela paz de Jesus, podemos dar testemunho Dele, em qualquer circunstancia que estejamos vivendo.
A paz do Senhor esteja com você, meu irmão, minha irmã!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.
ResponderExcluir