.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2019

-Um de vós me entregará -Jo 13,21-33.36-38-José Salviano


16 de Abril   de 2019
Evangelho Jo 13,21-33.36-38

Entregar, trair, delata, são palavras que demonstram  a atitude de Judas, o traidor.
Judas teria dito aos soldados romanos: Vem comigo que lhes mostrarei o Jesus.
Aqui cabe um questionamento. Jesus precisava ser a presentado aos soldados? Não era Ele figura publica conhecida de todos?
1-Acontece que os soldados romanos, como o nome já está dizendo, eles não eram daquele lugar, e não conheciam todo mundo;
2-Era noite e ficava difícil identificar as pessoas;
3-Jesus se vestia mais ou menos igual a todos dali, e  isso dificultava o seu reconhecimento;
Desse modo, havia mesmo a necessidade de um entreguista, de um covarde, um traidor que o indicasse, para que os soldados não prendessem o homem errado.
E Judas fez aquilo por 30 moedas. Traiu Jesus por dinheiro!
Como  acontece até hoje. Pessoas que fazem as maiores loucuras, até se vendem por dinheiro!
Nos dias atuais também estão em moda as tais de “DELAÇÕES PREMIADAS”.
Digamos que um dos bandidos que assaltaram o banco foi preso. Aí lhe disseram: a sua pena é de 30 anos. Porém, se você entregar os seus colegas, vamos diminuir 5 anos em sua pena. Mesmo assim, ele ficou em dúvida se diria ou não os nomes dos demais comparsas. A oferta aumentou para 10 anos, depois para 15. Assim, se ele delatasse a todos os demais assaltantes, teria de cumprir apenas 15 aninhos na cadeia! Melhor do que nada! Melhor do que ficar 30 anos mofando na cadeia! É pegar ou largar, uma oferta desta! E foi o que ele fez. Delatou, entregou a todos os seus comparsas daquele crime.
Os noticiários nos mostram quase todos os dias uma nova ação criminosa. Mais um alguém que botou a mão no dinheiro público. E isso, acontece  principalmente graças a tal de “DELAÇÃO PREMIADA”.
Os judas atuais, nem sempre são verdadeiros. Desse modo, cada cidadão pode ser condenado injustamente, só por que alguém, que em uma “delação premiada”, afirmou que ele cometeu um certo crime.
Em uma certa cidade do nosso País, alguém foi preso e condenado, por que publicaram nas redes sociais a sua foto, dizendo que ele era estuprador...
Estes são os perigos dos tempos atuais, tempos digitais, e avançados...
Judas Iscariotes não  era um mau sujeito. Tanto é que ele foi um dos escolhidos por Jesus.  Ele sempre esteve ali do lado do Mestre, muito empolgado com os seus milagres. Mas infelizmente, com o passar do tempo, Judas foi mudando o seu jeito de ver as coisas, e aos poucos foi assumindo um caminho próprio no seu modo de viver. E sem mais e sem menos, certo dia ele se deu conta de que estava muito além do que anunciava o Mestre. Descobriu que não era bem aquilo o que ele defendia, ou queria. E foi assim que dentro da sua mente, começou a surgir pensamentos outros,  até chegar na traição. Até ele decidir trair o seu Mestre.
Como Jesus havia dito, o pecado começa dentro de nós, na nossa mente, nos nossos pensamentos. O pecado segue  sempre uma trajetória, um caminho.  De modo que ninguém se torna mau, um pecador, de um momento para outro.
Observa-se que a Judas não lhe foi dada a responsabilidade de Pedro, o qual sempre externava os seus pontos de vista, por vezes certos e por vezes errados.  Assim, talvez esse teria sido um dos motivos que levaram a Judas a cometer aquela terrível traição. A inveja sentida pela posição de destaque de Pedro.
Judas era um sujeito ambicioso demais. E foi por isso que ele se sucumbiu na tentação pelo dinheiro!
Lembre-se que era ele quem guardava a bolsa de dinheiro do grupo, e parece que de vez em quando ele tirava dali alguns trocados...
A Judas faltou o arrependimento, o pedido  de perdão. Assim como lhe faltou perceber a misericórdia de Jesus. Ao contrário de Pedro que também pecou, porém soube reconhecer o seu erro.

José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário