.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de abril de 2019

“ALEGRAI-VOS!” – Olivia Coutinho


OITAVA DA PÁSCOA.

Dia 22 de Abril de 2019

Evangelho de Mt 28,8-15

Ainda estamos vivendo as alegrias do Domingo de Páscoa, uma festa, que por ser tão importante é estendida  por mais uma semana: a Oitava da Páscoa! Num só dia não dá pra celebrar uma festa tão intensa!
O evangelho de hoje, numa versão um pouco diferente do texto narrado por João, o qual refletimos ontem, narra uma das cenas mais emocionantes de toda história: o primeiro encontro do humano com o Cristo Ressuscitado!
Maria Madalena e uma outra Maria, vivenciaram esta alegria, foram elas as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus! Depois que o anjo lhes disse: “Não tenhas medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito.” (Mt28,5-6) elas correram para levar esta notícia aos discípulos. Enquanto corriam, Jesus aproxima-se delas e dirige-lhes a palavra: “Alegrai-vos!” A partir de então, as duas Marias se libertam de vez, de todo o medo e num gesto profundo de amor e de fé, inclinam-se diante de Jesus abraçando os seus pés... Foi o encontro que marcou a vida destas mulheres, um encontro que as possibilitou visualizar um novo horizonte e desta vez, junto com o Cristo ressuscitado, o amigo que nunca mais separaria delas! Tomadas de alegria, essas mulheres vão levar aos discípulos, além da Boa Notícia da ressurreição de Jesus, um recado Dele: “Ide anunciar aos meus irmãos, que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.”
Podemos nos perguntar: porque Jesus escolheu a Galiléia para se encontrar com os discípulos, depois da sua ressurreição? Provavelmente, por ter sido lá, o ponto de partida de toda a sua caminhada rumo a Cruz. A caminhada de Jesus, com os discípulos para Jerusalém, foi uma verdadeira sala de aula prática para eles. Foi durante esta caminhada que Jesus ia lhes ensinando na prática, como eles deveriam dar continuidade a sua missão, após  sua volta para o Pai!  Refazendo este caminho que eles haviam feito com Jesus, e desta vez, sob à Luz do Espírito Santo que Jesus sopraria sobre eles, os discípulos lembraram-se  de tudo o que Ele lhes ensinara enquanto fazia o caminho da cruz... 
O final do texto, nos mostra duas realidades ainda presente no nosso meio: a mentira e a verdade. De um lado, a verdade representada pelas mulheres, que diante o túmulo vazio testemunham a ressurreição de Jesus, tornando as primeiras mensageiras da mais bela noticia que já se ouviu no mundo. "Jesus Cristo Ressuscitou." E do outro lado, a mentira, representada pelo contratestemunho das autoridades, que numa última tentativa de negar a divindade de Jesus, a sua ressurreição, tentaram esconder do povo, a mais clara verdade: JESUS CRISTO RESSUSCITOU, ELE VIVE ENTRE NÓS!
A todo instante, somos chamados a fazer a experiência do amor de Deus, no encontro com o Cristo ressuscitado! É a partir deste encontro, que a nossa vida se transforma, que o nosso medo se desfaz, dando lugar a  coragem!
Fazer a experiência do Cristo ressuscitado, é abrir-se ao novo, é passar das trevas para a luz!
A pedra do sepulcro de Jesus, foi removida e junto dela, foram removidos também, todos os obstáculos que nos impediam de enxergar o belo  da vida, de uma vida em Jesus!
A Ressurreição de Jesus nos traz a certeza: “Nada será contra nós, se Deus é a nossa favor!” 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir