.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de abril de 2019

-Que vamos fazer?-Jo 11,45-56-José Salviano


13 de Abril   de 2019
Evangelho Jo 11,45-56


Os sumos sacerdotes e os fariseus estavam desesperados com o crescimento da imagem e da pessoa de Jesus diante do povo. Era uma concorrência muito grande para eles, pois Jesus falava com autoridade e fazia muitos milagres. Enquanto eles, os líderes religiosos, só falavam e obrigavam o povo a seguir os seus intentos, seus preceitos, suas vontades para defender seus interesses.
Para eles, Jesus estava atrapalhando demais. Além de que Jesus estava acabando com o poder deles, deixando-os ao ridículo.
Então eles disseram: Que vamos fazer?  Eles tinham de achar um jeito de eliminar esse tal de Jesus, o impostor, que estava  tirando o seu sono.
E foi então que Caifás, deu a idéia de que deveriam matar Jesus, para que todos o esquecessem. Jesus morreria no lugar de todos, que estariam  sendo ameaçado de serem eliminados pelo poder romano.
Nos tempos atuais, as coisas continuam do mesmo jeito. Aqueles e aquelas que se destacam em defesa da justiça, em defesa dos pobres, em defesa da verdade, têm a sua morte planejada dos mais variados modos. Ou seu avião cai, ou o seu carro é baleado, ou uma morte súbita lhe acontece...
Antigamente era morte de cruz. Hoje são vários tipos de mortes.  E os assassinos ficam impunes, ou ninguém fica sabendo quem foi. 
Por outro lado, a violência continua se espalhando, até nas escolas. O que teria causado um jovem invadir uma escola cheia de alunos e começar a atirar?
Seria por causa de bullying? Como se pode evitar tal problema?
Esse tal de bullying, palavra importada que significa fazer chacota de alguém, na verdade, é pura falta de caridade. É quando os jovens começam a zombar de outro jovem que possui um certo defeito físico ou psíquico, como o caso sentimento de inferioridade diante dos demais, ou timidez em alto grau.
Jesus não ensinou isso, muito menos agiu assim. Pelo contrário, Jesus tocou o leproso, e o curou, em vez de fazer pouco caso dele.
Então, parece que os nossos jovens não ficaram sabendo disso. Eles nem conhecem direito a pessoa de Jesus. Nesse caso, a conclusão que se tira, é que está faltando catequese, está faltando o ensino de bons modos, o ensino do respeito a todos, o ensino do acolhimento mesmo que alguém tenha um defeito físico, ou de outro tipo qualquer.
E isso se resolve pela educação dos pais, e da escola. Pois EDUCAR É DESENVOLVER A PERSONALIDADE INTEGRAL DO ADOLESCENTE. E parece que não estamos fazendo nada disso.
Se a educação está sedo insuficiente, os nossos jovens crescem a deriva, a mercê das influências maléficas  de outros jovens, e da mídia, a qual quer mesmo é ver o circo pegar fogo. A mídia quer que os jovens cresçam ignorantes e sem  o poder de contestação. Isso para que o jovem da grande massa não se destaque em defesa dos outros miseráveis. Meu Deus! Que mundo é este? A que ponto que chegamos!
EDUCAR É INVESTIR NO HOMEM. Todos os países que hoje desfrutam de rico desenvolvimento econômico e social foi por que investiram na educação dos jovens. Educação técnica, profissionalizante, educação dos valores morais e sociais, assim como os valores religiosos. Estamos falando de povo desenvolvido, povo que resolvem os seus problemas partindo da causa e não dos efeitos.  Ministrar medicamentos para a dor de cabeça, não resolve o quadro clinico de alguém que está com uma úlcera estomacal. O procedimento certo é fazer o devido diagnóstico, e cuidar da referida úlcera.
Aumentar o número de policiais, aumentar o número de penitenciárias, é o mesmo que  cuidar da violência pelo seus efeitos em vez de cuidar das suas causas.  E as consequências dessa  bola de neve representada pela violência, pode chegar às portas de TODOS.
Os países povoados de pessoas inteligentes e bem intencionadas, cuidam da coisa pública, ou das POLÍTICAS PÚBLICAS, começando pela educação.
Que Deus nos ajude a fazer o mesmo algum dia!

José Salviano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário