.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de abril de 2019

-Vede minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo-Lc 24,35-48-José Salviano


25 de Abril   de 2019

Evangelho Lc 24,35-48

-Vede minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo-Lc 24,35-48-José Salviano

Estamos diante de uma das maiores provas da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os discípulos do caminho de Emaús estavam contando o que viram, e enquanto isso eis que Jesus apareceu de novo!
Jesus fez questão de provar que o que Ele dizia era a pura expressão da verdade. “Vede minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo”. 
Jesus procurou mostrar aos discípulos que Ele não era um fantasma. Pois fantasma não tem carne, não tem ossos e muito menos come, como Jesus comeu uns pedaços de peixe.
Depois disso, os seus amigos relaxaram e a alegria tomou o lugar do espanto e da desconfiança.
Assim como naquele dia em que a Eucaristia foi instituída por Jesus, hoje o Evangelho nos mostra mais um encontro de Jesus com seus discípulos, ao redor de uma mesa, ou seja, comendo juntos.
A refeição em companhia dos amigos é sinal de amizade, é ponto onde se fala a verdade, é ponto de referência para o aumento da fé.
É triste lamentar por aquelas e aqueles nossos irmãos que hoje não têm o que por na mesa para comer. Pois o desemprego bateu a sua porta, ou o salário é insuficiente para cobrir as despesas diárias, ou com a doença do chefe da casa, não se tem mais o que comer.  Roguemos a Deus para que haja justiça em nossa sociedade!
Jesus ao aparecer, sua primeira palavra foi: A paz esteja convosco! Jesus sabe muito bem que a paz é indispensável para a saúde do corpo e da alma. Sem paz nós não vivemos, mas sim apenas sobrevivemos de uma forma desesperada, estressante, que nos causa grandes danos.
Precisamos estar em paz primeiro com Deus, vivendo sem pecado. Depois, precisamos viver em paz com os nossos irmãos, o que nos trás a paz interior. A paz em nossa consciência, por não causar danos aos nossos irmãos.
Aquele primeiro dia da semana dá a impressão de que foi o mais longo dos dias. Depois do doloroso fracasso do Calvário, o primeiro dia da semana foi uma explosão de luzes. Porém, nem tufo foi alegria. Nos discípulos pesava a vergonha o sentimento de culpa pela traição. Eles se sentiam fracassado por terem abandonado o Mestre naquele momento mais difícil!
E para mostrar que Deus é perdão e bondade infinita, Jesus ressuscitado veio ao seu encontro e surpreendentemente se coloca no meio deles.
Observe que não foi acima, não foi de lado, mas sim, Ele se colocou no meio deles.  Por que Jesus quer sempre estar no meio de nós.
E aos discípulos tristes, sentindo-se culpados, Jesus aparece do nada e lhes deseja a PAZ. Como quem dissesse: Eu vos perdoo, fiquem em paz com a vossa consciência! E assim o que passou, passou, e o presente é tudo novo, um presente do Pai.
Caríssimas, e caríssimos. Vamos recorrer ao sacerdote para que sejamos perdoados pelas vezes em que abandonamos Jesus. Pelas vezes em que não o defendemos quando algum incrédulo o ridicularizou. Pelas vezes em que não defendemos a Igreja criada por Jesus, quando ela estava sendo ofendida por aqueles e aquelas que não acreditam. Vamos pedir perdão por todos os nosso pecados.

José Salviano.     




Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir