.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Experiência de fé-Helena Serpa


27 DE ABRIL DE 2019

SÁBADO DA OITAVA DA

PÁSCOA

Cor: Branco

1ª Leitura - At 4,13-21


Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,13-21
Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas,
13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé,  junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16'O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus.'
18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: 'Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus
que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.' 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “não podemos deixar de falar de Jesus!”
Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses, Pedro e João tiveram a coragem de enfrentar as autoridades quando lhes disseram: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. Eles anunciavam o poder de Jesus e falavam daquilo que vivenciavam, por isso, eram tão firmes e seguros. Quando temos uma experiência com Deus e somos tocados pelo Seu poder amoroso, nós conseguimos ser firmes no propósito de fazer com que o Seu reino seja conhecido por todos. Quem tem um encontro pessoal com Deus nunca poderá esquece! A Sua marca ficará gravada dentro de nós e naturalmente sentimos a necessidade de transmitir ao mundo. O Amor de Deus gera em nós uma força que nos impulsiona para o outro.  O nosso testemunho é fidedigno e nada nem ninguém poderá desmenti-lo nem impedir que abramos os nossos lábios!  Os momentos de dificuldades e aflições que enfrentamos e a ajuda que recebemos do céu na hora do sufoco, assim como o consolo de Deus que recebemos no nosso coração nos momentos de dor, são fatos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem.  Todos nós necessitamos urgentemente deste Encontro Pessoal com Deus, pois somente assim poderemos falar das coisas que vimos e ouvimos. “O que poderá dizer, aquele (a) que nunca experimentou”? Ninguém poderá contradizer uma pessoa quando fala de uma experiência vivenciada, por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das maravilhas que o Seu amor fez brotar no nosso ser. Que possamos, neste tempo da Páscoa deixar ressuscitar em nós o zelo, a alegria e a coragem de falar em Nome de Jesus e obedeçamos a Deus e não aos homens.
– Você tem dado testemunho da sua experiência com o amor de Deus? – Como você tem falado de Jesus, com coragem ou timidez?  - O seu testemunho é convincente? – Você procura obedecer a Deus ou aos homens?

Salmo - Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)

R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
14O Senhor é minha força e o meu canto, *
e tornou-se para mim o Salvador.
15'Clamores de alegria e de vitória *
ressoem pelas tendas dos fiéis.R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas, +
16ba mão direita do Senhor me levantou, *
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
18O Senhor severamente me provou, *
mas não me abandonou às mãos da morte.R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R.

Reflexão - O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.

 

Evangelho - Mc 16,9-15


+ Proclamaçóo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 16,9-15
9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito.
14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura! Palavra da Salvação.

Reflexão – “experiência de fé”
 Os apóstolos só acreditaram que Jesus havia ressuscitado ao vê-Lo quando estavam todos juntos e reunidos!   Maria Madalena foi a primeira a anunciar a ressurreição de Jesus a Pedro e João, eles não queriam acreditar. Depois, os discípulos de Emaús também saíram anunciando o encontro que tiveram com Cristo, mas os outros não lhes deram crédito. Somente quando tiveram a experiencia de ver Jesus ressuscitado, eles, finalmente se renderam. Por isso, a nossa insistência em afirmar que só poderemos vivenciar a Ressurreição de Jesus quando provamos da Sua presença. Nunca será fácil para ninguém  acolher a ordem de  de Jesus que nos manda,  “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura,” enquanto  não tivermos um encontro pessoal e glorioso com a Sua Pessoa. A fé em Jesus Cristo e a certeza de que Ele age e tem influência nas nossas ações, nos nossos sentimentos e no nosso testemunho de vida será como um estandarte para que as pessoas a quem encontramos também tenham o desejo de experimentar a salvação. Com perseverança e determinação, cada um de nós tem a oportunidade, a cada dia, de se deixar tocar por Jesus na Eucaristia, na Palavra e na Oração. Assim fazendo, poderemos assumir o papel de anunciadores do Evangelho. São momentos em que a nossa fé é regada e nos leva a abrir os nossos olhos e ouvidos para enxergar e escutar a Jesus que está muito próximo de nós, nos traz a paz e sopra sobre nós o Seu Espírito Santo. Jesus espera pela nossa anuência à Sua ordem e quer nos fazer participantes do Seu projeto de Salvação para toda a humanidade. – Você tem persistido na busca de Jesus? – Como está a sua fé? – Você tem coragem de anunciar Jesus por onde for? – O que está faltando para você dar o primeiro passo? 

3 comentários:

  1. JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇAO ,FASEI NOSSO CORAÇAO SEMELHANTE AO VOSSO.A PAZ ESTEJA COM TODOS IRMAOS E IRMAS,QUE NOS CONVERTAMOS ENQUANTO A TEMPO

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento27 de abril de 2019 às 05:15

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir