.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de abril de 2019

"UM PROFETA SÓ NÃO É ESTIMADO NA SUA PRÓPRIA PÁTRIA E EM SUA FAMÍLIA!"- Olivia Coutinho

 

Dia 01 de Maio de 2019

 

Evangelho de Mt13,54-58

 

A trajetória do profeta, é marcada pela perseguição, pela a rejeição, pela a incompreensão, até mesmo, das pessoas do seu convívio.

Com Jesus, não foi diferente, Jesus   passou por esta experiência, além de rejeitado pelas autoridades políticas e religiosas, Ele foi rejeitado também,  pelos os seus conterrâneos, aqueles, que deveriam ser os primeiros a acolhe-los.

O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos traz uma pequena amostra dos desafios enfrentados pelos os  profetas de ontem e que os profetas de hoje continuam enfrentando.

A cruz é certeira no caminho do profeta, pois são muitos, os que tentam obstruir o seu caminho, calar a sua voz, o que é impossível, pois nem a morte consegue  calar a voz de um profeta! É justamente depois da sua morte, que a  voz do profeta ressoa com mais intensidade ainda, no coração da humanidade! O profeta morre, mas a sua palavra fica no mundo, como ficaram as palavras de Jesus, o profeta Maior de todos os tempos.

O texto fala do retorno de Jesus à sua cidade de origem! Lá, Ele experimentou no corpo e na alma a dor da rejeição, uma dor profunda, por esta rejeição,  partir de  seus próprios conterrâneos, àqueles que deveriam ser os primeiros a acolhê-Lo.

A admiração pelas palavras de Jesus caiu por terra, quando a identidade do Messias, anunciado pelos profetas do antigo testamento, começou a se revelar na pessoa de Jesus! Os  que esperavam por um Messias extraordinário, milagreiro, não quiseram aceitar um Messias na condição de servo, alguém, de origem simples, que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres, os marginalizados...

Julgando Jesus, pela sua condição social, eles se recusaram a aprofundar no mistério do amor de Deus, ficando  somente no superficial, o mais importante, eles não foram capazes de perceber: o Rosto humano do Pai,  revelado  no filho de um carpinteiro!

Os compatriotas de Jesus,  tiveram nas mãos a chave da felicidade, mas eles  não se deram conta de tamanha  preciosidade, desperdiçando assim,  a graça de Deus!

Em Nazaré, Jesus não pode realizar muitos milagres, não, por fazer uma retaliação, mas pela falta de fé daquele povo. 

Olhemos para dentro de nós e nos perguntemos: Será que não estamos tendo as mesmas atitudes dos conterrâneos de Jesus? Estamos aceitando ou não, o  recado de Deus que chega até a nós, por meio das pessoas simples?

Dificilmente reconhecemos a sabedoria presente nas pessoas simples, temos a tendência de acreditar somente nas pessoas de alto "nível intelectual." E assim,  muitos de nós, vamos deixando   escapar as mensagens que Deus quer nos passar através dos pequenos, esquecendo, de que Jesus, o Mestre de todos os mestres, serviu-se de meios humanos bem simples, para anunciar o reino de Deus!

A humanidade continua dividida, uns acolhe a voz do profeta e se dispõe a mudar de vida, outros, a ignora  por  não quererem  mudar de vida.

Jesus foi rejeitado na sua cidade de origem, mas esta rejeição, não interrompeu o anúncio do Reino, anuncio que continua através dos incansáveis profetas de hoje: homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar a vida, se preciso for, pela causa do Reino.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir