.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

A experiência com Jesus nos abre os olhos-Helena Serpa


6 DE ABRIL DE 2019

SÁBADO DA QUARTA

SEMANA DA QUARESMA

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Jr 11,18-20



Leitura do Livro do Profeta Jeremias 11,18-20
18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim:  'Vamos cortar a árvore em toda sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado.' 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Jesus é o nosso referencial”
A profecia de Jeremias se refere ao servo fiel, que como manso cordeiro foi levado ao sacrifício. O servo sofredor prefigura Jesus e nos leva a refletir sobre nós mesmos (as), que somos aqui na terra como “mansos cordeiros levados ao sacrifício”, quando nos entregamos à vontade de Deus. Apesar de todas as perseguições da vida aquele (a) que confiar no Senhor não será confundido (a). Jesus é para nós o referencial, por isso, nunca poderemos nos desesperar diante das investidas do inimigo que nos tenta e quer provar a nossa fidelidade diante de Deus. Deus julga com justiça e perscruta os afetos do nosso coração, conhece tudo, e, antes que aconteçam as perseguições, Ele nos dá sabedoria e força para continuarmos de pé e confiantes.  Eu te confiei a minha causa”, é isto o que precisamos sempre repetir.  Muitas vezes também não sabemos quem trama contra nós querendo nos derrubar, mas no nosso coração encontramos força para continuar, pois, estamos entregues à vontade do Pai a quem confiamos a nossa causa. Somente o Espírito Santo, que julga com justiça e perscruta os afetos do coração, poderá nos conduzir e nos livrar dos males e enfermidades que nos perseguem. O mal que nos persegue é o pecado, mas o Senhor já nos libertou dele e nos chama à conversão.  – Você já entregou sua causa a Deus? – Você reconhece a sua condição de pecador, impotente para lutar contra o mal? – Você costuma invocar o Espírito Santo quando se vê tentado pelo inimigo? – O que você costuma fazer nessas horas?

Salmo - Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)


R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

2Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!
3Não aconteça que agarrem minha vida +
como um leão que despedaça a sua presa, *
sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!R. 

9bJulgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *
9ce segundo a inocência que há em mim!
10Ponde um fim à iniquidade dos perversos, +
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *
vós que sondais os nossos rins e corações.R. 

11O Deus vivo é um escudo protetor, *
e salva aqueles que têm reto coração.
12Deus é juiz, e ele julga com justiça, *
mas é um Deus que ameaça cada dia.R.

Reflexão - Às vezes nos enganamos e não entendemos que o Senhor vem salvar não aqueles que se auto julgam e que vivem a vida fazendo as coisas dentro da lei, mas aos que O procuram e O invocam como refúgio e salvação. “Julgai-me, Senhor Deus como eu mereço”, esta deve ser a nossa prece. Diante de Deus nós merecemos apenas a Sua misericórdia, porque Ele é Bom e a Sua justiça para nós é o Seu Amor.

 

Evangelho - Jo 7,40-53


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53
Naquele tempo: 40Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.'
41Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam:
Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?' 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram:
'Por que não o trouxestes?' 46Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.' 47Então os fariseus disseram-lhes:
'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!' 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse:  51'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?'
52Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta.' 53E cada um voltou para sua casa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a experiência com Jesus nos abre os olhos”

Examinando a realidade daquele tempo percebemos que havia separação entre as pessoas em Israel, porque alguns reconheciam Jesus como Messias e outros O ignoravam pelo simples fato dele ser um nazareno. Os “sábios”, doutores da Escritura, que conheciam a Lei eram os mais questionadores, pois, se apegavam à letra, mas não tinham sensibilidade para acolher os mistérios de que Jesus viera revelar. O povo mais simples como os guardas, era considerado maldito, pois não tinha acesso a Lei, porém, tinha o coração aberto para reconhecer a Palavra que Jesus dizia às multidões, por isso eram inquiridos pelos doutores. Assim eles se manifestavam: “Ninguém jamais falou como este homem!”  O simples fato de terem tido uma experiência com Jesus abriu-lhes os olhos para acolherem-no como o Enviado de Deus. Ainda hoje, nós percebemos que as opiniões são emitidas na mesma proporção. Muitos de nós, e às vezes, até os que são muito instruídos nas Escrituras, não entendemos a verdadeira missão de Jesus na nossa vida e só O acolhemos quando nos é conveniente.  Em algumas circunstâncias, nós O aceitamos e obedecemos às Suas ordens, porque necessitamos dos milagres que Ele pode realizar na nossa vida. Em outras ocasiões, portanto, não compreendemos quando a Sua Palavra nos manda fazer e agir contrariando o que a nossa natureza pensa. Assim como os mestres da Lei que conheciam as escrituras, mas não aceitavam a Jesus que veio tornar a lei uma regra de vida para a felicidade interior do homem, nós também agimos. Estudamos as leis, conhecemos a história, porém, se não tivermos uma experiência pessoal com Jesus, um encontro com a Sua Palavra que faz vida na nossa vida, nós nunca iremos aceitá-Lo como nosso Salvador, Caminho, Verdade e Vida. Não podemos conhecer Jesus somente pelos bens que recebemos Dele, mas sim, pela profundidade da nossa experiência com a Sua pessoa.  Muitas vezes nos dividimos por causa de Jesus e nos apegamos às coisas que não têm importância e, por isso, nos atrapalhamos e prejudicamos a vivência da regra de vida que é o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. – Você já teve uma experiência com Jesus? – O que mudou em relação à sua visão das pessoas e dos acontecimentos? – Você sabe qual é o maior mandamento da lei de Deus? – Você o tem praticado?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir