.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Quem não se aproxima de Jesus, rejeita a luz!-Helena Serpa



1 DE MAIO DE 2019

QUARTA-FEIRA DA II SEMANA

DA PÁSCOA

Cor branco

1ª. Leitura – At 5, 17-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,17-26
Naqueles dias: 17Levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido - isto é, o partido dos saduceus - cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20'Ide falar ao povo, no Templo,
sobre tudo o que se refere a este modo de viver.' 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas  importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23'Encontramos a prisão  fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro.' 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: 'Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!' 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência,
porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “as conveniências nos impedem de falar de Jesus!”
 Os apóstolos cheios de destemor e repletos do Espírito Santo, não se deixaram intimidar e, seguindo a orientação do Anjo que lhes abriu as portas da prisão, saíram e foram anunciar no templo o nome de Jesus e o “novo modo de viver em comunidade!” Fazendo um paralelo da nossa vida com a dos apóstolos na Igreja primitiva nós chegamos à conclusão de que, apesar de não nos prenderem literalmente na cadeia, nós também não somos livres para anunciar o nome de Jesus e dar testemunho da sua presença na nossa vida. Hoje também as conveniências nos impedem de falar de Jesus em qualquer lugar que estejamos e muitas vezes nós só abordamos os “assuntos de Deus” quando estamos na Igreja, na Comunidade ou com alguém que entende a nossa linguagem. Permanecemos mudos (as) e covardes na maioria dos lugares que frequentamos, com o temor de que sejamos ridicularizados (as). No entanto, não foi assim que Jesus nos mandou agir. Ele nos mandou “ir pelo mundo inteiro e pregar o Evangelho a toda criatura”!  Deus sabe da nossa disposição e mede a nossa confiança. Hoje também nós somos aprisionados (as) pelo nosso modo de viver egoísta, cada qual tentando salvar a sua vida, brigando com a sorte para conquistar um lugar ao sol, corroborando com a mentalidade do mundo. A mentalidade do mundo nos coloca na prisão do egoísmo, da individualidade, da mentira, da corrupção, mas os anjos do Senhor, nos abrem as portas do diálogo, da compreensão, do perdão e do entendimento quando estamos presos nas diversas situações da nossa vida.    Jesus Cristo veio para nos abrir uma nova perspectiva de vida e é por isso, que quando não vemos nenhuma saída humana, a Palavra de Deus nos orienta, nos instrui e nos direciona, abrindo novos horizontes e nos trazendo experiência para que possamos testemunhar no mundo a intervenção de Deus na nossa vida. – Você já foi libertado da mentalidade do mundo? – Você já vive o novo modo de ser de Deus? – Você tem coragem de falar a todos as maravilhas que o Senhor tem feito na sua vida? – Você tem intimidade com a Palavra de Deus?

Salmo 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 7a)
R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,*
seu louvor estará sempre em minha boca.
3Minha alma se gloria no Senhor;*
que ouçam os humildes e se alegrem!R.

4Comigo engrandecei ao Senhor Deus,*
exaltemos todos juntos o seu nome!
5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,*
e de todos os temores me livrou.R.

6Contemplai a sua face e alegrai-vos,*
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,*
e o Senhor o libertou de toda angústia.R.

8O anjo do Senhor vem acampar*
ao redor dos que o temem, e os salva.
9Provai e vede quão suave é o Senhor!*
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!R.

Reflexão - O anjo do Senhor acampa perto daqueles que gritam o Seu nome e Nele procuram refúgio e proteção. Há momentos na nossa vida que nos sentimos os últimos dos miseráveis, infelizes e necessitados. Na nossa humilhação e mendicância só nos restar gritar a Deus e o Senhor manda o Seu anjo para acampar perto de nós. Por isso, nunca devemos desistir nem desanimar na nossa oração de súplica, porque o Senhor na hora exata ouve a nossa voz e nos retira do abismo. É nestas horas que nós contemplamos a face de Deus e o nosso coração se enche de alegria.

Evangelho – Jo 3, 16-21

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,16-21
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação.


Reflexão – Quem não se aproxima de Jesus, rejeita a luz!”
A fé de que Jesus veio ao mundo como a salvação de Deus para nos libertar do pecado, será a medida para nosso julgamento final. Precisamos examinar o nosso coração e refletir nas palavras de São João: “a Luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas (o pecado)”. Com efeito, quem rejeita a Jesus está se escravizando ao pecado e quem aceita Jesus como Senhor e Salvador, acolhe a Sua Luz e naturalmente, é libertado do pecado. Jesus veio para tirar todos os homens das trevas, e, aquele (a) que despreza a Sua Luz vive nas trevas e é condenado (a) pelas suas próprias obras.  Quem não se aproxima de Jesus, rejeita a luz porque tem medo de que sejam reveladas as suas más ações, assim sendo, será condenado pelas suas próprias obras. A luz é como a verdade que esclarece e nos tira da ignorância. Ela nos dá a direção para caminharmos seguros (as). A fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus, pois Ele não veio ao mundo para condenar as nossas más ações, mas justamente para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação de Jesus implica, porém, em que o acolhamos e não o rejeitemos. Nós acolhemos a Jesus quando vivemos segundo a Sua Palavra e seguimos os Seus ensinamentos. Não nos adianta apenas dizer que cremos em Jesus, se não damos ouvido ao que Ele próprio veio nos ensinar e agimos completamente ao inverso, seguindo a cartilha do mundo que vive nas trevas. Confiando em Jesus, seguindo a Sua Luz e nos entregando às Suas sugestões, poderemos praticar as boas ações, pelo poder do Seu Espírito Santo. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo, a Palavra de Deus nos assegura tudo isto!  - Você acredita na Palavra de Deus? – Você tem se apossado da Luz de Deus para caminhar aqui na terra? – Você tem iluminado o mundo com a Luz de Cristo? – Como você tem feito isso?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento1 de maio de 2019 às 07:31

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir