.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2019

O sinal do sepulcro vazio-Helena Serpa


20 DE ABRIL DE 2019
SÁBADO SANTO DA PÁSCOA
Cor: Roxo

8ª Leitura - Rm 6,3-11


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 6,3-11
Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo  ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 5Pois, se fomos de certo modo  identificados a Jesus  Cristo por uma morte semelhante à sua,
seremos semelhantes a ele também pela ressurreição.
6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo,
para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7Com efeito, aquele que morreu está livre  do pecado. 8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos
não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas;
mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também vos considerai mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão - “O nosso homem velho foi crucificado com Ele”
Batizados na morte de Jesus fomos sepultados com Ele, para ressuscitar também com Ele, assim nos diz São Paulo. Por isso, enquanto esperamos a vida eterna estamos firmes e confiantes de que Jesus se entregou por nós e já podemos nos apossar do homem novo. O nosso homem velho foi crucificado com Ele para que seja destruído em nós o corpo do pecado e não mais servirmos ao pecado. Fazem parte do nosso ser “homem velho” os nossos pensamentos, sentimentos e ações que destoam do que Jesus veio nos ensinar. A falta de perdão, o ressentimento, os desejos de vingança, as nossas atitudes de indiferença e desprezo para com o próximo, assim como também as práticas que nos desvirtuam do que é espiritual e nos fazem viver segundo a carne.  Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Fomos batizados na Sua morte e com Ele fomos sepultados para ressuscitarmos também com Ele. A nossa vida é uma eterna vigília.  Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Portanto, aquele que morreu está livre do pecado. Vivemos para Deus e somos felizes, porque pertencemos a Cristo. Com efeito, não devemos desanimar diante das dificuldades e dos sofrimentos da nossa vida, se somos identificados a Jesus Cristo. Cristo ressuscitou dos mortos; a morte não tem mais poder sobre ele. A morte é a escravidão ao pecado. Estamos vivendo a expectativa da vida eterna, enquanto isso, podemos proclamar a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado e experimentar o céu aqui na terra! – Você tem esperança na vida eterna? – Como você tem vivenciado as dificuldades, olhando para o céu com esperança ou para baixo com desalento? – Você crê que em Jesus você já é vitorioso (a)? – Você já se identifica com Jesus? 

Salmo - Sl 117,1-2.16ab-17.22-23

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*
'Eterna é a sua misericórdia!'
2Acasa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16abA mão direita do Senhor fez maravilhas, 
a mão direita do Senhor me levantou,*
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*
para cantar as grandes obras do Senhor!R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!R.

Reflexão - Eterna é a misericórdia do Senhor. Passado o tempo da aflição, o tempo da penúria, nós conseguimos enxergar de novo a Luz que vem do céu e que ilumina os nossos passos. Quem espera sempre alcança. Cada momento deve ser vivido e curtido dentro da sua realidade, porém nunca devemos esquecer que a mão direita do Senhor faz maravilhas e que por isso damos graças ao Senhor porque Ele é bom.


Evangelho - Lc 24,1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,1-12
1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida.
3Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus
4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas.
5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: 'Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galiléia: 7'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado
e ressuscitar ao terceiro dia'.' 8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram. 12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido. Palavra da Salvação.

Reflexão- “O sinal do sepulcro vazio”
A atitude daquelas mulheres que foram bem cedo ao túmulo de Jesus levando bálsamo para perfumar o sepulcro, foi uma expressão de amor e ao mesmo tempo uma demonstração da nossa incapacidade humana de “entender” os planos de Deus para a nossa vida. Diante da surpresa por não encontrarem o corpo do Senhor, elas ficaram sem saber o que estaria acontecendo e não lembraram do que Jesus já lhes havia assegurado quando ainda estava junto deles, na Galiléia. Assim sendo, mesmo diante do fato de encontrarem a pedra do túmulo removida e o sepulcro vazio elas continuaram olhando para o chão, isto é, para as impossibilidades, e, por isso, ficaram sem saber o nem entender as aparências. Não perceberam que a vida nova que Jesus nos havia prometido já estava evidente no sinal do sepulcro vazio. Quando olhamos apenas para a dificuldade em si, ou quando limitamos o nosso olhar ao que conseguimos enxergar com nossos olhos físicos nós também nos confundimos e corremos o risco de não sermos fiéis aos projetos de Deus para nossa vida. Olhar para o alto na hora em que não estamos entendendo nada dos acontecimentos é a primeira condição para que possamos apreender o que Deus está realizando em nós, assim como também, o que Ele quer fazer por meio de nós.  Olhar para o alto significa buscar o que Deus tem a nos dizer, relembrar as Suas promessas, cultivar a esperança por causa da sua Palavra e, assim, nunca esmorecer. As evidências eram muito claras: a pedra do túmulo fora removida e elas não encontraram o corpo de Jesus; além do mais o próprio Jesus já havia lhes garantido: “O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia”. Pois bem, Jesus já dera toda a ficha e aquele já era o terceiro dia que Ele morrera. Muitas vezes o Senhor já nos está dando uma solução para os nossos percalços, já nos dá sinais claros de que o dia já raiou, mas nós continuamos procurando entre os mortos e na escuridão, aquele que está vivo.  A nossa experiência de salvação acontece, justamente, na hora em que deixamos de olhar para a nossa limitação e buscamos o olhar de Jesus ressuscitado. Assim fazendo iremos cumprir com o mandato do Senhor e anunciamos a nossa experiência. E então, mesmo que nos considerem “desvairados (as)” e que não acreditem, nós estaremos contribuindo para que, um dia, todos também fiquem admirados (as) pelos grandes feitos do Senhor. – Para onde você tem voltado o seu olhar na hora dos acontecimentos não muito bons? – Você consegue se apoiar na Palavra que Jesus lhe deixou escrita? – Você acha que os ensinamentos de Jesus só valiam para os Seus apóstolos e algumas mulheres daquele tempo? – Onde você tem procurado Jesus Cristo? – Você já O encontrou, ressuscitado e atuante?

Um comentário: