.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2019

-Jesus lavou os pés dos discípulos-Jo 13,1-15-José Salviano


18 de Abril   de 2019
Evangelho Jo 13,1-15

A cerimônia do Lava-pés, nos mostra a humildade demonstrada por  Jesus, a qual deve ser seguida por cada um de nós. Aquele que quiser ser o maior, deve ser o menor de todos.  Pois eu não vim a este mundo para ser servido mais sim, para servir...
A ânsia de ser importante, nos impede de sermos humildes. Cada um de nós anseia por cargos de relevância na sociedade. Ninguém se contenta, se satisfaz em fazer tarefas humildes.  
Jesus pegou a todos de surpresa, especialmente a Pedro que não compreendeu, não aceitou de início, aquele gesto do Mestre. Parece que ele teria pensado: O que estás fazendo, Mestre?
Como? O Filho de Deus lava os pés dos seus amigos? Qual o significado disso?
Em uma empresa, nota-se a tristeza estampada no rosto dos funcionários da limpeza. Do mesmo modo, na sociedade, percebemos a grande insatisfação dos nossos irmãos que trabalham na limpeza urbana.
Ao contrário, aqueles que são médicos, profissão de ouro na escala social, esnobam com muito orgulho o seu uniforme brando, numa postura imponente, com um semblante de que “não tem prá ninguém”, pois eles são os do topo da sociedade, e os demais fazem parte do resto.
Se estou exagerando, me desculpem pois, na verdade, conhecemos muitos doutores  modestos, que reconhecem as nossa dores, e os nossos sofrimentos não somente físicos, como sócio econômicos.  Eles nos atendem com bondade, paciência, e até com pena. Estes não são muitos, porém, eles existem. Quem trabalha na área da saúde, sabe do que estamos falando.
A arrogância não leva a nada. Aquele ar de imponência de quem se acha melhor que todo mundo, de quem se basta a si mesmo, de quem se acha o máximo, tudo isso não significa nada diante de Deus, diante de Jesus que  se humilhou ao ponto de lavar e beijar cada pé dos seus discípulos naquela noite após ter instituído a Eucaristia, depois da Última Ceia.
Lavar os pés dos seus amigos, foi um ato de serviço, ou de servir.  Então, após receber o corpo e o sangue de Cisto por meio da Eucaristia, a nossa missão é servir. O nosso dever é ajudar, é compartilhar a vivência cristã, a santidade, ou a espiritualidade.
A Eucaristia é o alimento da nossa alma. Ela nos fortalece contra as tentações, contra o pecado, e nos dá força para combater o nosso orgulho e a nossa arrogância, e em vez de pretender ser o tal, de querer ser servido, decidimos a fazer o contrário, decidimos a imitar Jesus.
É como uma bola de neve, ou como um ciclo sem fim. Assim: A Eucaristia nos prepara para servir, e o servir, nos  prepara para receber a Eucaristia.
É interessante se notar que o perdão faz parte do servir. Perdoar, par em seguida ajudar, servir o irmão, a irmã que necessita da nossa ajuda, do nosso apoio, do nosso suporte técnico.
Deixar que Jesus nos lave os nossos pés, é acolher a graça da salvação, é acolher a sua proposta de paz, de reconciliação, de ajuda para ser ajudado.
Jesus assumiu a atitude de um servo, para nos dar o exemplo de humildade e de ajuda. E nós somos convidados a repetir o seu gesto, cuidando dos doentes, dos idosos, dos que estão à deriva, dos que não têm ninguém que lhes dê a mão. Neste caso, nós seremos as mãos estendidas de Deus que vem para socorrer o irmão, a irmã caída.
Jesus nos disse que o primeiro de todos não é aquele  que é servido, reverenciado, adulado, mas sim, aquela e aquele que serve.
Faça você o mesmo, e terá o reconhecimento e o perdão do Pai, e consequentemente a sua salvação.

José Salviano.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário