.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de abril de 2019

-Escravos do pecado-Jo 8,31-42-José Salviano


10 de Abril   de 2019
Evangelho Jo 8,31-42

Somos escravos do pecado. Principalmente do pecado que se tornou um vício. Beber demais, ao ponto de prejudicar a saúde, torna-se um pecado, pois estamos atentando contra a nossa própria vida voluntariamente. E ninguém pode tirar a vida, a não ser Deus.
Com o objetivo se divertir, nos fins de semana, e principalmente no carnaval, muitos se suicidam um pouco, e pouco a pouco estão cavando as suas próprias sepulturas, por causa da bebida exagerada, e de outros produtos que embriagam. Assim, com a desculpa de que estão se divertindo pra valer, estão mesmo é se matando aos poucos.
O vício  da bebida assim como tantos outros vícios, nos tornam escravos de uma prática que vai nos destruindo por dentro e por fora. Por que não é só o corpo que é prejudicado, mais também a alma, a espiritualidade, e a própria salvação.
De modo geral, nós cometemos sempre os mesmos pecados. São práticas repetidos, e pelo fato da repetição se tornam, hábitos e depois vícios.  Vícios enraizados que ficam difíceis de serem exterminados.
Se por um lado, o vício nos escravizando se torna uma doença e por isso reduz nossa culpabilidade, o nosso comodismo em não combater esse mal do corpo e da alma, pode nos condenar. Pois Deus nos ajuda,  nos estende a mão, nos perdoa, mas Ele quer que façamos a nossa parte, Ele conta com o nosso esforço para sair daquela areia movediça, daquela situação de repetição contínua do mesmo pecado.
Coragem! Muita oração, propósito, e luta contra si mesmo, sempre evitando as ocasiões de cometer o pecado, que embora pode se tornar um pecado leve por causa do hábito arraigado, não deixa de ser pecado.
Não nos deixemos escravizar pelo pecado.
Um dos valores mais importantes do dia de hoje, é a nossa liberdade. Nós queremos ser livres de todos e de tudo. E essa ânsia de liberdade se verifica com mais força na idade da adolescência. Faz parte da vida. Da evolução das faixas etárias. Quando pequenos, somos dependentes dos pais. Logo que atingimos a faixa etária seguinte, queremos mesmo é nos libertar de todos e descobrir o mundo pelos nossos próprios recursos, não importando as consequências.
Acontece que muitas vezes essa liberdade é construída sobre bases falsas. É quando nos ensinam que liberdade é fazer o bem entendemos, como queremos e quando decidimos.
Isso não a verdadeira liberdade. Ser livre significa a possibilidade de fazer o bem e assim realizar-se como pessoa humana, vivendo em harmonia com os demais. E esta liberdade só se sustenta se for edificada sobre a verdade. Principalmente, a verdade do Evangelho.
Desse modo, podemos confundir ou entender por LIBERDADE, o que na verdade é ESCRAVIDÃO. É o que acontece com aqueles e aquelas que se dizem livres para se embriagar, mas no fundo já estão escravizados pelo VÍCIO destruidor!  O pecado do vício promete a liberdade, porém, não a entrega. Assim a mentira, o pecado, os maus hábitos que se transformam em vícios, a droga, o álcool, fazem tornar cada vez mais pesada a nossa ESCRAVIDÃO!  
Jesus nos disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida. O verdadeiro caminho e a verdadeira verdade, aquela que nos liberta!

José Salviano

  
 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir