.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2019

-A morte temporária de Jesus-Jo 18,1-19,42-José Salviano


19 de Abril   de 2019


Evangelho Jo 18,1-19,42



O trecho do Evangelho de hoje nos relata de forma bem sucinta, a morte temporária de Jesus. Sim, foi uma morte temporária, pois ela durou pouco menos de 3 dias. Depois do terceiro dia, Jesus voltou glorioso à vida, para nunca mais morrer.
Nós moremos de medo da morte. Não queremos nem pensar nisso! Cruz credo! Vira essa boca prá lá. Vamos falar de outra coisa.
Por que será que temos tanto medo da morte?
Bem. Uns têm medo da morte, por que, levam uma vida longe dos projetos de Deus, e temem o pior no pós morte. E o pior, é que esses nossos irmãos e irmãs, não fazem nada pela sua salvação. Deveriam se converter, par encarar a realidade mortal com mais coragem.
Já aquelas e aqueles que vivem o Evangelho, não são muito diferentes. Todos temem a morte. Lá no fundo, uns pensam: Como será mesmo do outro lado dessa vida?
E a indústria medicinal ganha muito dinheiro com isso. Não só ela, como os planos de seguros. Todos eles exploram o medo da morte para vender seus serviços, seus medicamentos, e seus planos de saúde.
É uma forma psicológica de se ganhar muito dinheiro. Os planos de seguros vivem nos metendo medo o tempo todo, para que nos convençamos da necessidade de contratar um seguro.
Do mesmo modo as propagandas de remédios, convencem pela repetição, que certos medicamentos servem para isso e ou para aquilo. E assim, muitos os compram, e continuam doentes ou mais doentes.
Na verdade, o que se nota, é uma indústria da morte. Ou seja, uma exploração do medo que temos da morte. Não os condenamos por isso, necessariamente, pois estão aproveitando um fenômeno psicológico, para ganhar dinheiro. Estão usando a esperteza para sobreviverem. Só que não podemos deixar de lamentar, os resultados de tudo isso.
O caminho para o Calvário, pouco mais de três quilômetros, foi para Jesus e seus familiares, o caminho mais longo desse mundo!
Ao seu lado se aglomeravam o ódio, a curiosidade, a vingança, a omissão, a crueldade, os supostamente justos, que dispensavam a salvação,(os judeus).   Mas  também figuravam, ao longo do caminho, as lágrimas dos que haviam reabilitados, se curado,  a gratidão dos publicanos e das pecadoras,  secreta esperança dos que não haviam desistidos e os ombros largos do cireneu que havia ajudado Jesus a carregar a cruz.
E no alto do Calvário, de pé, estava Maria, a mãe de Jesus. O último pedido de Jesus foi voltado para a misericórdia. “Pai, perdoai-lhes por que não sabem o que fazem”. A dolorosa Sexta-Feira Santa, é por tanto, PROVISÓRIA, pois logo a manhã pascal será definitiva.  O CAMINHO DO CALVÁRIO É O MESMO DA RESSURREIÇÃO!

José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário