.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de abril de 2019

-Os pobres, sempre os tereis-Jo 12,1-11-José Salviano


15 de Abril   de 2019
Evangelho Jo 12,1-11


Neste Evangelho Jesus afirmou que os pobres sempre os teremos presentes do nosso lado, na nossa frente...
Desse modo, significa que é impossível exterminar definitivamente com a pobreza da sociedade.  Sempre haverão pobres, e eles são necessários para a nossa santidade e para a nossa salvação. Pois a presença de um pobre, é uma oportunidade que temos de praticar a caridade, e de nos aproximar de Deus. É uma oportunidade que temos de fazer a vontade do Pai, e com isso nos tornar merecedores da Glória eterna.
A pobreza tem muito mais a ver com a política pública do que com as riquezas naturais do próprio país em questão.
Tomemos como exemplo, o IMPÉRIO ROMANO. Um verdadeiro acúmulo de riquezas as quais forneciam aos poderosos de Roma, uma vida de luxo e de esbanjamento.
Se olharmos hoje o território de Roma, constataremos um espaço com poucos recursos naturais. Então vamos concluir, que toda aquela riqueza daquele famoso Império, se devia ao fato dos romanos se apoderar das riquezas de outros países, aos quais eles os subjugavam com o seu domínio bélico e militar.
Do mesmo modo aconteceu no Império Bizantino, e outros que já existiram e que a História tem registrado.
Muitas vezes, um país pode ser muito rico em riquezas minerais, petróleo, ouro, etc, porém essas riquezas são carreadas para os novos impérios romanos da atualidade, e o povo daqueles países ricos por natureza, vive na miséria.   Dizemos o povo pois os espertos, que entregam a riqueza minerais do subsolo dos seus países aos donos do mundo, ganham uma boa gorjeta, e vivem no luxo.
O Evangelho de hoje nos mostra uma das mais belas cenas que aconteceu em Betânia, num banquete onde se encontrava Lázaro, aquele que havia conhecido a mansão dos mortos, estava  Marta, e estava também, Maria, que de alguma maneira antecipou o sepultamento de Jesus.
Maria tomou um vaso de perfume muito caro, e com ele ungiu os pés e os cabelos de Jesus.  Ela não derramou apenas algumas gotas, mas sim, ela quebrou o vazo, e isso foi a medida do seu amor. E todo aquele ambiente se encheu de perfume. Maria é símbolo de amor sem reserva.
Por outro lado, Judas ao reclamar sobre aquele desperdício, alega estar preocupado com os pobres. Porém, lá no fundo, Judas estava imaginando botar a mão no dinheiro da venda daquele perfume raro e caro!
O que Maria fez foi encher de ternura o maior dos pobres, aquele que não tinha nem onde encostar a cabeça, e que nos ensinou a não nos preocupar com o dia de amanhã, mais sim, acreditar na proteção de Deus.
Essa passagem do Evangelho, o gesto de Maria que sendo terna ao pobre Jesus, nos lembram todos aqueles e aquelas que também são ternos e ternas, ou melhor, caridosos com os Jesus de todas as calçadas da vida, os mendigos, nos quais está a pessoa de Jesus, como Ele disse.
Sejamos também afetuosos e caridosos com Jesus e com os mendigos.

José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário