.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 13 de abril de 2019

ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo 14 de abril de 2019.
Evangelho de Lc 19,28-40.

Depois da nossa peregrinação quaresmal, da travessia do deserto e da chegada à terra Prometida, na qual fomos convidados à oração, ao jejum e à esmola, damos início às celebrações da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos. A Semana Santa é muito especial, é a Semana das Semanas, a Semana Maior. Assim vamos entrando no clima e na vivência da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Vemos, na narrativa do evangelho desse dia, que Ele vai passar por momentos dolorosos, porém será glorificado.
Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, mas na simplicidade, na humildade, montado num jumentinho, montaria dos pobres, símbolo de humildade e paz. Enquanto Jesus passava, as pessoas cheias de alegria começaram a louvar a Deus por todos os milagres que tinham visto. Estendiam seus mantos no chão e ramos de oliveira e o aclamavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor”! Paz no céu e glória nas alturas!” Jesus aceita a homenagem, e quando os fariseus, que também conheciam as profecias entram em confronto Jesus tentando sufocar aquelas manifestações de fé e alegria, o Senhor disse-lhes: “Eu vos digo, se eles se calarem, as pedras gritarão.” (Lc 19, 40).
O povo que exaltou Jesus, que o acolheu com louvores, cantos, hosanas foram os mesmos que misturados na multidão de sexta-feira, induzidos pelos fariseus gritaram: crucifica, crucifica. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de uma revolução, na qual poderiam perder o poder, por isso arranjaram um jeito de prender e matar Jesus.
Na celebração do Domingo de Ramos, fazemos memória da entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Hoje fazemos procissão com nossos ramos em sinal de nossa disposição de seguir Jesus, nosso salvador. Nós o aclamamos como nosso Rei e Senhor, o libertador. Logo ao entrarmos na Igreja vamos meditar a paixão de Jesus, o servo sofredor anunciado pelo profeta Isaías.  Assim a liturgia desse domingo coloca numa mesma celebração a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a sua condenação, paixão e morte. Isso quer nos mostrar o quanto somos volúveis e incoerentes. Ora estamos de um lado, ora estamos de outro nos deixando levar por intrigas, clamores maus intencionados, criminosos até... Os mesmos que louvavam e aclamavam Jesus, agora se opõem gritando crucifica. Somos assim mesmos, é só observarmos as manifestações populares, as pessoas ficam enlouquecidas, perdem o raciocínio, agem sem pensar e chegam a fazer barbaridades.
Foi isso que aconteceu com Jesus e acontece hoje com líderes ou pessoas que tem uma função de destaque. Nós cristãos não podemos agir assim como animais em bando, temos raciocínio, precisamos nos espelhar em Jesus manso e humilde e assim sermos mais coerentes com nossos atos.
Jesus esvaziou-se de si mesmo para nos dar a vida, para preencher o nosso ser, para nos elevar a Deus. Vamos também esvaziar de nós mesmos, de nosso orgulho, vaidade, dos nossos pecados, de nossas incoerências para dar lugar a uma pessoa nova, renovada, revestida dos ensinamentos de Jesus.
Vamos participar da celebração dos ramos, dessa ação litúrgica dispostos a caminhar com o Senhor, que se apresenta como o Messias, humilde, mas glorioso. Vamos reviver, com alegria e ânimo, a caminhada da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário