.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2019

Jesus está muito junto de nós-Helena Serpa


23 DE ABRIL DE 2019

TERÇA-FEIRA DA OITAVA DA

PÁSCOA

Cor: Branco


1ª Leitura - At 2,36-41


Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,36-41
No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.' 37Quando ouviram isso,
eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: 'Irmãos, o que devemos fazer?' 38Pedro respondeu: 'Convertei-vos e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados.
E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si.' 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: 'Salvai-vos dessa gente corrompida!' 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia,
mais ou menos três mil pessoas, se uniram a eles.
Palavra do Senhor.


Reflexão - “mudança de vida e de postura!
Ao ouvir as palavras de Pedro, aqueles mesmos judeus que incitaram as autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado, agora tinham o coração aflito, pois reconheciam, que haviam pregado na cruz Aquele a quem Deus constituíra Senhor e Cristo. Agora, eles reconheciam o engano e perguntavam o que deveriam fazer.  Foi, então, que Pedro lhes anunciou a salvação de Jesus e o caminho que deveriam seguir para que se redimissem do erro: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo”. É este o conselho que nos servirá de orientação todas às vezes em que tomarmos consciência do nosso pecado e de que somos os causadores da paixão e morte de Jesus Cristo. “Convertei-vos”! Fomos batizados, no entanto, ainda não nos convertemos porque não assumimos a necessidade de mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. Só o poder do Espírito Santo nos fará adotar uma nova atitude de vida nas coisas nas quais precisamos de conversão. O Espírito Santo que nós recebemos no Batismo nos une a Jesus Cristo, portanto, não precisamos de coisas especiais, nem extraordinárias, de testes nem de concursos, de muito estudo ou muito trabalho, mas, apenas crer que Jesus é o nosso Salvador. A promessa é para nós e nossos filhos e para todos que Deus assim chamar. Convertei-vosCrede! Todos nós podemos acolher esta Palavra, hoje, agora e começar uma nova caminhada oferecendo ao mundo os frutos do Espírito Santo! – Você tem se apoderado das graças que recebeu no Batismo? – Você sabia que o Batismo nos afeiçoa a Jesus, por isso, seremos reconhecidos (as) pelo Pai? – Você já começou o seu processo de conversão? – Você já vive voltado (a) para Deus?

 

Salmo - Sl 32, 4-5. 18-19. 20.22 (R. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

Reflexão - O amor de Deus se reflete em nós na medida em que nos voltamos para Ele e esperamos confiantes o Seu auxílio e proteção. Deus nunca nos deixará sem resposta, se estivermos atentos (as) às Suas obras de bondade. É uma via de mão dupla: nós esperamos confiantes e o Senhor nos atende fielmente.

 

 

 

 

Evangelho - Jo 20,11-18


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20,11-18
Naquele tempo: 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando.  Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.  13Os anjos perguntaram:  'Mulher, por que choras?'  Ela respondeu:  'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'.
14Tendo dito isto,  Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. 
Mas não sabia que era Jesus.  15Jesus perguntou-lhe: 
'Mulher, por que choras?  A quem procuras?'  Pensando que era o jardineiro, Maria disse:  'Senhor, se foste tu que o levaste  dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'.  16Então Jesus disse: 'Maria!' 
Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabuni'  (que quer dizer: Mestre).  17Jesus disse: 'Não me segures.  Ainda não subi para junto do Pai.  Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai,  meu Deus e vosso Deus'.  18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.  Palavra da Salvação.

Reflexão - João 20, 11-18 – “Jesus está muito junto de nós "
Diante do túmulo vazio, Maria chorava angustiada, centralizada que estava apenas na sua dor e impotente diante do que presenciava. Ela ainda não compreendera aquilo que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida. Por isso, mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!”  Maria Madalena não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, que de pé, diante dela, lhe falava e questionava sobre o motivo do seu desespero. Queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado diante dela. Essa atitude de Maria representa a nossa imagem quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida e, também, só choramos e lamentamos sem perceber que Jesus está muito junto de nós e nos questiona: “porque choras? A quem procuras?”  Se pararmos para refletir, iremos perceber que choramos angustiados pela nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor. Estamos sempre procurando por Alguém que já está muito perto de nós e, no entanto, não percebemos a Sua presença, porque estacionamos na dor e no sofrimento. Mesmo conhecendo as Escrituras e tendo ciência das promessas de Deus, sabendo que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, nós choramos sem esperança, quando olhamos somente para as “aparências”. Temos dificuldades de “enxergar” as coisas de Deus e os sinais que Ele nos dá nos momentos cruciais da nossa vida. O mundo espiritual está tão perto de nós, e somos incapazes de percebê-lo, concentrados que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Assim como Maria Madalena, nós também confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas” e por isso, passamos por instantes de incerteza e desilusão.  Estamos vivendo o tempo Pascal em que recebemos a graça de ver Jesus, de caminhar com Ele, de fazer refeição com Ele, por meio da Sua Palavra! Não podemos perder tempo olhando para o túmulo vazio da nossa existência, Jesus está mais além disso, está no nosso coração! – Para onde você está olhando? – Está remoendo os seus problemas ou procurando ver Jesus? – Onde você acha que Ele está? – Você também já pode dizer como Maria Madalena, eu vi Jesus?


3 comentários:

  1. José Maria Nascimento23 de abril de 2019 às 04:35

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir