.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de março de 2019

-O amor é o mandamento mais forte- Mc 12,28b-34-José Salviano


29 de março   de 2019
Evangelho Mc 12,28b-34

O amor é o mandamento mais forte- Mc 12,28b-34-José  Salviano

Por falta de amor muitos brigam, ofendem, prejudicam, perseguem, roubam, assaltam, e matam!
Por que se houvesse amor, mesmo passando necessidade, ninguém iria roubar, e principalmente matar o irmão.
Pelo fim do amor (fraterno), o casal se separa, e cada um põe a culpa no outro. E os filhos sofrem muito com isso.
Pela ausência de amor, nós prejudicamos os nossos irmãos, e muitas vezes são os nossos entes queridos.
Aí alguém vem e nos diz: Eu amo muito a minha namorada. E por causa disso nós brigamos demais. Então esta explicação de amor não está equivocada?
Resposta: Até agora fizemos referência ao amor fraterno. Aquele dito por Jesus. Amai uns aos outros como eu vos amei.  O amor entre um casal é o amor carnal. É diferente do amor fraterno. É o amor que os torna uma só carne.
É o amor que exigente, ou até egoísta. Pois exige que o outro, a outra, não seja de mais ninguém senão dele, ou dela. Portanto, nesse amor, pode haver discussões e até brigas quando um deles mostrar qualquer tipo de interesse por outra pessoa. A isso se chama de ciúmes. Portanto, quando há ciúme, é sinal de que existe amor carnal.
O casal é feliz e completo quando ao lado do amor carnal, o amor fraterno existe e é forte entre eles. Neste caso, mesmo com o fim da atração física, eles continuarão companheiros unidos, pois se amam um ao outro como Jesus os amou.
O amor fraterno é amplo, e irrestrito. Podemos amar pessoas que jamais já vimos. Pessoas distantes que se comunicam conosco pela internet, pessoas que não se comunicam conosco, pessoas que nem conhecemos.
Exemplo. Aconteceu um terremoto em uma determinada montanha, em algum lugar do mundo, e muitos estão desabrigados. Daqui, nós enviamos mantimentos e agasalhos para eles, sem nunca ter conhecido aquelas pessoa, porém reconhecemos que eles são nossos irmãos em Cristo Jesus.
Jesus fez referência ao amor fraterno. O amor que supera tudo, principalmente o egoísmo. O amor que nos une, nos eleva até os Céus, pois é este amor que nos aproxima do irmão, de Jesus e do Pai.
Portanto, este é o primeiro e o mais importante de todos os mandamentos, pois todos os demais são decorrentes dele.
A Elite religiosa dos tempos de Jesus multiplicou normas e proibições. Chegaram a catalogar 320 mandamentos. Sendo alguns positivos e outros negativos. Neste universo ou mundaréu de leis, aquele escriba quis saber de Jesus qual era o primeiro, o mais importante.
Isso, por que para os judeus, todos os mandamentos tinham força igual. Já outro grupo pretendia que a observância da lei do sábado fosse o preceito maior  de todos.
Jesus simplificou, apontando os dois mandamentos que são a síntese do seu projeto. Em outras palavras, Ele resumiu todos os mandamentos conhecidos até então, em apenas dois: O amor a Deus e o amor ao próximo.
Ora, podemos notar que o próximo muda a cada instante, pois existem mil maneiras de se amar o próximo. No entanto, há uma só maneira de se amar a Deus, que é AMANDO O PRÓXIMO.
O amor ao próximo ou amor fraterno é um amor diferenciado. Isto porque não se trata de amar somente os bons, mas amar também aqueles e aquelas que não são amáveis.

José Salaviano




Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir