.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de março de 2019

-1º DOMINGO DA QUARESMA-C-José Salviano


1º DOMINGO DA QUARESMA


10 de março   de 2019

Evangelho Lc 4, 1-13

A TENTAÇÃO DE JESUS-José  Salviano

Caríssimos. A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobre o jejum e sobre as tentações.
Jesus aprovou o jejum e até disse certa vez, quando os discípulos não conseguiram expulsar alguns demônios, que aquele tipo de demônio só  conseguiria ser expulso com muito jejum e oração.   Jesus não tinha pecado mais foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para em solidão, fazer um retiro, jejuar e ser tentado.
A alimentação regular e  sadia é indispensável ao nosso sustento, para que tenhamos saúde adequada para o trabalho e para servir a Deus com todas as nossas forças. Porém, o jejum, além da oração, é indispensável para a nossa purificação, e para vencer a todo tipo de tentações as quais estamos expostos nesta vida moderna, dominada pela ausência de limites, e que nos arrasta a todo momento para longe de Deus, para o pecado.
Que nesta quaresma nós consigamos nos purificar o suficiente para merecermos estar sempre na presença de Deus, e para merecermos ser morada do Espírito Santo. Pois quem habita o abrigo do Altíssimo nenhum mal baterá a sua porta.  E quem confia em Deus, e segue seus mandamentos, mesmo se pisar em cobras e serpentes estará protegido.  Então, irmãos, vamos invocar sempre o nome do Senhor e seremos prontamente atendidos em nossas dores e tentações.
Irmãos. Não basta ter fé, se não temos a palavra de Deus gravada em nossa mente. E isso o faremos pela leitura diária, leitura não só da palavra que está na Bíblia, mas da explicação desta palavra que encontramos, por exemplo, neste Blog e outros Sites de liturgia Diária. Quando cremos, nós lemos e alimentamos a nossa fé pela oração, pela Eucaristia e pelo jejum, estamos preparados para pregar o Evangelho por toda parte, e assim estaremos salvos. Pois é crendo que se consegue a justiça, e é anunciando a fé que  se consegue a salvação.  "Pois todo aquele que nele crer não será confundido".  Todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor, será salvo, não importando a raça, o credo, e a classe social.  Este é o conteúdo da carta de Paulo.
O Evangelho nos mostra Jesus sendo tentado pelo próprio demônio. E pensar que tem gente que faz rituais de adoração ao demônio!  Que absurdo! Vamos incluir em nossas orações, pedidos de conversões desses nossos irmãos.
O demônio nos atenta diariamente. Porém, se estivermos com Jesus, satanás não conseguirá nada.  E a nossa força para vencer as tentações, está no jejum e na oração. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação"   "...não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal..."  
Sendo assim, viver longe de Deus é um risco muito grande.  Isso vemos acontecer todos os dias. Crimes bárbaros cometidos por aqueles que viraram completamente as costas para Jesus e seus ensinamentos, e que vivem a deriva, sendo presas fáceis das propostas tentadoras de satanás.
O demônio tentou convencer Jesus a adorá-lo em troca de poderes.  Pensou que estando sem comer,  o Cristo-homem, cederia a sua tentação. Porém, o Filho de Deus não cedeu nem um milímetro.
Caríssimos. É assim que devemos ser quando nosso colega de trabalho nos convidar a botar a mão no dinheiro da empresa,  quando na nossa ânsia de poder, formos convidados por tentadoras e DESONESTAS propostas de riqueza fácil e de cargos públicos para os quais não estamos devidamente preparados.
Pois o pouco com Deus  é muito. Esta é uma grande verdade. Aquele pedreiro, que levantava cedo para trabalhar, não ganhava lá essas coisas. Chegava em casa cansado, mais dormia um belo sono profundo e restaurador, de quem vive em paz com sua consciência e com Deus!  O seu dinheirinho não era muito, mais dava para o sustento de sua família, a qual, era conformada com o pouco que tinha, conformada com o feijão com arroz... 
Hoje, este mesmo homem, está com muito dinheiro, porém não tem a mesma paz de antes. Sua família vive assustada, e o seu sono não é mais tranquilo como antes. Quando consegue cochilar, sonha que está sendo preso.   Tudo isso acontece desde aquele dia em que ele não resistiu a tentação de pegar o dinheiro que estava no cofre aberto de uma rica mansão em que ele estava reformando. Fugiu para outra cidade e escapou da prisão. Porém, não se livrou da censura constante de sua consciência moral que o condena a todo instante.
Viver assim é como viver no inferno! Ele está decidido a se entregar a polícia. Só não o fez ainda, por que não sabe como devolver o dinheiro que ele já gastou...
Prezados irmãos. Estamos entrando na quaresma. É hora de retiro, jejum, e muita oração. É hora de nos preparar para vencer as tentações, é hora de reparar os nossos erros, nossos pecados e viver em paz conosco, com o irmão e com Deus!
Hoje Jesus nos deu o exemplo de penitência e de resistência às tentações.            
Vai e faça o mesmo!


José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário