.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de março de 2019

A herança dos justos e dos injustos-Helena Serpa


11 DE MARÇO DE 2019

2ª. FEIRA DA PRIMEIRA

 SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo

1ª. Leitura – Lv 19, 1-2.11-18


Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome,
profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele.
Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte.
14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego,
mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.
16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão - “A santidade é um mandamento do Senhor”
Nesta leitura, por meio de Moisés o Senhor nos dá uma ordem para que sejamos santos, assim como Ele é Santo! Se, fomos criados à Sua imagem e semelhança, temos de manifestar na terra a Sua santidade, por isso, Ele nos ordena: “sede santos”!  A santidade, pois, não é uma opção nossa, mas um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade.  Ser santo é, portanto, o nosso desígnio, porém requer muitas particularidades, assim sendo, somente com o nosso próprio Criador é que apreendemos a como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: - Quais são as ações que denotam sinais que você busca a santidade? – Para você, o que significa ser santo. – Dentre o que Moisés recomenda, o que você ainda continua fazendo? – Furtar.. mentir.. enganar os outros..jurar falso..extorquir..amaldiçoar...conspirar contra alguém...cultivar ódio..vingança, etc. Pense nisto!

Salmo 18, 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c)

R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

8A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes.R.

9Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz.R.

10É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente.R.

15Que vos agrade o cantar dos meus lábios*
e a voz da minha alma;
que ela chegue até vós, ó Senhor,*
meu Rochedo e Redentor!R.

Reflexão - O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto, é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.

Evangelho  - Mt 25, 31-46


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros,
assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; u estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer?
com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?'
40Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos,
foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me  recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “a herança dos justos e dos injustos”
Precisamos tomar consciência enquanto é tempo, de que todos nós estamos destinados à eternidade, ou para a vida ou para a morte! O próprio Jesus nos adverte de que irá voltar e reunir os povos da terra diante dele e, aí então, fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. O parâmetro para esta escolha tem como primícias ter ou não vivido segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e agindo conforme o que Ele nos ensinou. Não será válido o que fizermos somente em prol da nossa própria subsistência, conforto e qualidade de vida. O termômetro de Deus é o amor concretizado em ações. Aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, estarão predestinados a um castigo eterno.  Aqueles, porém, que deram atenção aos encarcerados, nus, famintos, enfermos, que não os da sua própria casa, receberão a herança dos justos.  A herança que o Senhor nos promete é uma vida eternamente perto de Deus, junto a Ele no paraíso, para o qual fomos criados. Obter a vida eterna é viver plenamente na perfeição da santidade. Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir esta perfeição enquanto vivemos aqui. Cada orientação que Jesus nos dá é um aprendizado para que caminhemos passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo.  -  De que lado você estaria, se Jesus voltasse, HOJE? – Você tem olhado para as pessoas que estão à sua volta e são necessitados de atenção? – Com quem você tem ocupado o seu tempo? – Para você o que significa estar, só, faminto, nu, doente, preso? Isto pode estar acontecendo com alguém perto de você?

Um comentário: