.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Nem tudo o que almejamos nos será concedido!-Helena Serpa


20 DE MARÇO DE 2019
4ª. FEIRA DA SEUNDA
SEMANA DA QUARESMA
Cor Roxo

1ª. Leitura = Jr 18, 18-20


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,18-20
Naqueles dias: 18Disseram eles: 'Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras.' 19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Mesmo injustiçados, (as), precisamos ser fiéis a Deus”
Quando nos propomos a assumir a nossa missão de batizados começamos também a enfrentar a oposição em todos os setores da nossa vida, principalmente no meio onde todos nos conhecem. Por esse motivo, precisamos ter consciência de que a provação que experimentamos no serviço do Evangelho é, justamente, o teste que nos garante se estamos sendo fiéis e perseverantes na nossa missão. Assim também acontece na nossa experiência de pais e mães de família, de pessoas comprometidas com o bem, preocupadas em levar uma vida coerente com a vontade de Deus. Ao longo da nossa vida somos, de muitas maneiras, perseguidos em vista da nossa fidelidade e honestidade no cumprimento das nossas obrigações. Muitas vezes, também, nós como o profeta, cobramos de Deus as más ações e a falta de gratidão das pessoas para conosco quando exercitamos as nossas funções. As lamentações do profeta são as nossas quando nos sentimos injustiçados (as) pela ingratidão de alguém a quem algumas vezes, tentamos ajudar e duvidam da nossa reta intenção. As pessoas também nos testam, nos confundem e pressionam a fim de provarmos se, realmente, estamos seguros nas nossas escolhas, na nossa vocação, nas nossas decisões. Nem por isso, nós, como servos escolhidos de Deus podemos deixar morrer a lei, nem o conselho nem a Palavra, pois ajudar a construir um mundo novo a partir de nós mesmos (as) é a nossa missão. Mesmos injustiçados (as), precisamos ser fiéis a Deus que também sofre com os desatinos do povo que Ele escolheu. Somos esse povo que uma hora sabe ser justo e depois pode tornar-se injusto. Deus sofre também, por nós. Os “inimigos”, muitas vezes estão dentro de nós mesmos.  Resta-nos apenas abrirmos o nosso coração e deixar que Deus nos cure e nos guie.
– Você tem sido perseguido (a) no cumprimento da sua missão? – O que as pessoas comentam diante das suas ações de cristão (ã)? – Alguém já o (a) chamou de fanático (a)? – Mesmo assim você continua sendo fiel a Deus?

Salmo 30,5-6.14.15-16 (R. 17b)

R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

5Retirai-me desta rede traiçoeira, *
porque sois o meu refúgio protetor!
6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!R.

14Ao redor, todas as coisas me apavoram;*
ouço muitos cochichando contra mim;
todos juntos se reúnem, conspirando *
e pensando como vão tirar-me a vida.R.

15A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
16Eu entrego em vossas mãos o meu destino;*
libertai-me do inimigo e do opressor!R.

Reflexão - Dentro de cada homem e de cada mulher que persegue ser fiel a Deus há uma rede traiçoeira tentando pôr abaixo os propósitos de fidelidade. Os nossos inimigos, na maioria das vezes estão dentro de nós mesmos (as). Há horas, em que como o salmista, nós nos sentimos apavorados (as), intranquilos (as), num beco sem saída. Porém, como ele nós também podemos dizer: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!”

Evangelho - Mt 20, 17-28


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,17-28
Naquele tempo: 17Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei.
Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino,
um à tua direita e outro à tua esquerda.' 22Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo.  Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' 23Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações
têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.'  Palavra da Salvação.

Reflexão - “nem tudo o que almejamos nos será concedido!”
Diante do pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, com muita propriedade Jesus os conscientizou da gravidade daquele pedido e lhes propôs beber do mesmo cálice que lhe tinha sido reservado. Sem medir as consequências os dois responderam que estavam preparados para tal feito, mas Jesus os desarmou das suas pretensões. Nós também somos como a mãe e os filhos de Zebedeu! Desejamos levar vantagem em tudo e não medimos as consequências quando pleiteamos alcançar alguma coisa que amacia o nosso ego e nos proporciona força e poder. No entanto, como Jesus, nós precisamos aprender a esperar com confiança tudo o que o Pai tem providenciado para nós e nossos filhos. Precisamos apreender que nem tudo o que almejamos nos será concedido, mesmo que nos consideremos os mais capacitados para receber o prêmio desejado.  Jesus caminhou para cumprir a Sua Missão de Salvador dos homens e, se somos Seus discípulos, nós também precisamos viver o mesmo que Ele viveu assumindo a Salvação que nos foi oferecida dando passos de conversão. Com Jesus nós também aprendemos a exercer com determinação a missão que o Pai nos destinou quando nos colocou aqui na terra. Jesus subiu para Jerusalém! Nós também subimos para Jerusalém e perseguimos a vontade de Deus, mas precisamos ter consciência de que no caminho passaremos por dificuldades, provações e perseguições, na certeza de que, no “terceiro dia”, isto é, no momento certo, nós também ressuscitaremos com Ele. Não podemos nos enganar como os apóstolos que pensavam somente na glória que viria e assim queriam tomar assento ao lado do rei da glória.   A vontade do Pai é ressuscitar-nos como Ele ressuscitou Jesus e é já nesta vida terrena que damos os passos para essa conquista: “quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor”; “quem quiser ser o primeiro seja vosso servo!” Aos olhos do mundo ser grande é ser o primeiro, ter poder, fama e glória. No seguimento de Jesus ser grande é saber servir, é ser útil, é viver com sentido até no sofrimento aproveitando as lições que a vida nos dá. – Você também deseja um lugar de honra?
– Você tem consciência de que para que isso aconteça terá que passar por lutas e tribulações? – Para você o que significa ser grande ou ser pequeno diante de Deus? – Você acredita na Ressurreição?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento20 de março de 2019 às 04:27

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir