.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de março de 2019

ALICERÇADOS NA PALAVRA DE DEUS VENCEREMOS AS TENTAÇÕES – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 10 de março de 2019.
Evangelho de Lc 4, 1-13.


A liturgia desse primeiro domingo da quaresma nos exorta a converter o nosso coração, nos transformar em pessoas melhores, mais unidos a Deus. A quaresma nos dá a oportunidade de buscar mais intensamente a Deus, rever nossas vidas, corrigir nossas faltas, vencer as tentações, a exemplo de Jesus, para o nosso crescimento espiritual e para chegarmos a Páscoa do Senhor com o coração purificado.
A palavra de Deus proclamada neste primeiro domingo anuncia com o Salmo 90 que só a confiança em Deus nos livrará dos laços da morte e da corrupção. O evangelho nos apresenta as tentações de Jesus, elas são uma síntese de todas as tentações que ele sofreu durante sua missão aqui na terra e são as mesmas que a humanidade também sofre no esforço de realizar o projeto de Deus.
Jesus, como homem, foi batizado por João Batista, ficou pleno do Espírito Santo, que o conduziu para o deserto para se preparar para sua vida pública, missão de instalar aqui na terra o Reino de Deus. Lá ele enfrentou os três maiores desafios que todo ser humano enfrenta e venceu a todos: a fome, o desejo irrefreável de poder e a segurança religiosa. Isso nos mostra que nós também podemos vencer as maiores tentações desde que estamos ligados a Deus, alicerçados na Palavra e nos sacramentos, fazendo o mesmo caminho que Jesus fez. Jesus estava pleno do Espírito Santo, que o fortaleceu contra as investidas de Satanás.
As tentações de Jesus são as mesmas que perseguem todo ser humano durante toda a sua vida. Tentações fortes, avassaladoras, verdadeiros tsunamis. Todo ser humano é vítima dessas tentações levando-os a desejar o ter, o poder e o prazer que o mundo oferece.
Satanás ao tentar Jesus usou a palavra da Sagrada Escritura. Jesus respondeu também usando a Sagrada Escritura. Sua resposta iniciava “está escrito”, isso revela que Jesus tinha plena consciência da necessidade de sempre estar preparado e alicerçado na Palavra de Deus.
Como vimos no Evangelho, depois do batismo de Jesus, Ele pleno do Espírito Santo foi para o deserto se preparar para a assumir a sua missão. Jesus no deserto sozinho, no silêncio, na aridez, no calor escaldante de dia e frio à noite, satanás aproveitou da sua fragilidade física como a fome, a sede, a solidão para tentar Jesus a desistir de sua missão, a abrir mão da salvação do povo, pelos bens matérias. “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. Jesus espiritualmente estava forte por isso a sua resposta foi imediata, respondeu com a Palavra de Deus, “A Escritura diz” (Dt 8,3): "Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus"!
O demônio oferece os reinos do mundo para Jesus, é ambição, o poder e a riqueza, colocados diante do Messias. É a tentação de trocar Deus pelas riquezas e glórias do mundo, tornando-se escravo delas. Jesus havia feito a opção pelo serviço a Deus e somente a Ele prestaria satisfação e obediência. Novamente Jesus responde “A Escritura diz”: "Adorarás ao Senhor Teu Deus e somente a Ele prestarás culto"! Jesus recusa ser o messias do poder (Dt 6,13).
Existem pessoas que por muito pouco vende sua alma para o diabo, gente boa que caiu na armadilha de satanás, tendo sua vida transformada para o mal porque caiu na tentação da riqueza fácil como o roubo, a desonestidade, a política ilícita, o tráfico de drogas... Por causa do dinheiro e poder, aceitaram se ajoelhar diante de satanás e servi-lo, virando as costas para Deus. Precisamos ter nossas vidas plenas do Espírito Santo, do contrário seremos vítimas do diabo, pois cairemos na sua armadilha. Não podemos nos esquecer que o poder é Serviço de acordo com o nosso mestre Jesus.
O diabo ataca usando agora a Palavra de Deus, um texto do salmo 90,11-12 em que Deus promete sua proteção aos justos, quando se encontram em dificuldades para cumprir o dever. Jesus foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza “A Escritura diz”: "Não tentarás o Senhor teu Deus"!
Jesus enfrentou e venceu o demônio, pois Ele estava fortalecido pelo Espírito Santo e mesmo diante de tantas propostas sedutoras, manteve-se firme no propósito de levar em frente o plano de Deus: salvar a humanidade!
Assim como aconteceu com Jesus, acontece também com cada um de nós! A tentação do TER, do PODER, do PRAZER, está sempre nos rondando! Precisamos estar dia e noite vigilantes para não sermos pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida, nos converter, buscar a santidade, quando estamos enfraquecidos na fé, ou vivendo alguma dificuldade.
O mal chega sempre disfarçado de bem para nos seduzir, por isto precisamos estar sempre atentos para não tornarmos presas fácies, deixando-nos enganar pelas aparências! As tentações têm sempre aparências de coisa boa, por isso nos atraem. Se se mostrasse ruim, feio, nós não nos sentiríamos tentados por elas e não cairíamos em tentação. O diabo se apresenta bonito, vantajoso, com aparência de bem e de bom. Por isso existe o ditado popular: “O diabo não é tão feio como se pinta”. Ele tem boa aparência, se veste bem, é convincente, por isso conquista e atrai muitas pessoas para o seu lado, o lado do mal, suas propostas são aparentemente maravilhosas.
Ninguém está livre das tentações, elas vão estar sempre em toda parte, principalmente onde existe o bem! Para vencê-la, é importante estarmos sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé e munidos com a arma mais poderosa que temos ao nosso alcance: a Palavra de Deus, a Eucaristia, a Oração que alimenta e fortalece nosso espírito!
Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal"...  mandemos o mal para longe de nós!
Que o Espírito Santo, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também, para que nada neste mundo nos convença a trocar o SER pelo TER!
O mundo nos oferece coisas por caminhos diversos que nem sempre nos levam a Jesus e a felicidade!  Deus nos oferece amor por um só caminho: JESUS!
Neste tempo de quaresma devemos seguir o exemplo de Jesus, fazer a experiência do deserto, somos convidados a fazer como Jesus, a experiência da proximidade de Deus na nossa vida, a vencer as tentações do mundo como: a sensualidade, a abundância, o ter, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, o prestígio, o prazer, a riqueza, o lucro e as vantagens pessoais, usando das práticas quaresmais que são: o jejum, a oração, escuta da Palavra e a esmola que é a caridade.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

2 comentários: