.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de março de 2019

DEUS É BOM, GENEROSO, PACIENTE – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 24 de março de 2019.
Evangelho de São Lucas 13, 1-9.

O caminho da Quaresma nunca é fácil porque exige uma abertura de coração para escutar com mais atenção a Palavra de Deus e mudar tudo aquilo está errado em nós. Sabemos que mudança de comportamento é difícil, podemos afirmar que é uma penitência, pois, o modo de agir, de ser, estão fortemente incorporados na pessoa que a transformação, a conversão se torna muito difícil. Torna-se difícil escutar, acolher a Palavra, que o Senhor nos dirige para sairmos dessa situação de imperfeições, erros e pecados.
O Evangelho de hoje nos fala de tragédias que aconteceram com alguns galileus e a parábola da figueira que não produzia frutos. Tragédias acontecem, muitos falam em castigo de Deus. Deus é misericórdia e não castiga ninguém. Outros querem sempre achar o culpado, culpam até a vítima. O importante é não julgar e nem condenar, é preciso enxergar a verdadeira realidade e fazer justiça. Assim ao invés de procurar culpados, deveríamos preocupar mais com a nossa conversão, como nos aconselha Jesus. O mundo seria bem melhor se cada pessoa cuidasse mais em reparar seus erros, do que ficar apontando os erros dos outros e condenando-os, sem saber ao certo os motivos dos acontecimentos e situações. Por isso Jesus reagiu diante das notícias trágicas que vieram lhe contar, dizendo: “se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo”, pois vocês não são melhores que eles. Foi nesse contexto que Jesus contou a parábola da figueira, para ensiná-los a se preocuparem mais em fazer o bem, produzir frutos bons de boa qualidade, do que julgar as ações dos outros. Jesus está falando para os judeus que apesar de toda a pompa religiosa, não estavam preocupados com o arrependimento. Se achavam superiores aos outros por morarem em Jerusalém, o que não agradava a Jesus.
A parábola da figueira quer mostrar como Deus é solidário e paciente. A figueira é uma árvore comum e produtiva da Palestina. Geralmente plantada no meio das vinhas, que produz quase o ano todo, a vinha é símbolo de Israel, a vinha é o povo eleito, por isso a figueira também simboliza o povo eleito.
Nessa parábola a figueira representa o povo ao qual Jesus pertence e todos que ouvem sua Palavra. Quem Plantou a figueira foi Deus. O agricultor é Jesus. Os três anos podem ser o período da pregação de Jesus, da qual se esperava frutos em abundância. O patrão é rigoroso na sua decisão, arrancar a figueira, referindo-se a Israel uma árvore ociosa que não produz frutos, desta forma não tem sentido viver. Talvez o evangelista Lucas esteja também se referindo às lideranças político-religiosas, que não aceitaram e que rejeitaram Jesus e seus ensinamentos.
No entanto o agricultor intervém, ele pede mais um tempo, vai adubar, vai cuidar, afofar a terra. Os camponeses sabiam que não era preciso adubar a figueira, pois era plantada no meio das videiras. Jesus representado pelo agricultor, aposta nas pessoas, dando-lhe mais uma oportunidade de mudança. Deus é solidário e misericordioso, quer a salvação para todos. Mesmo que não vão mudar de vida, Deus está dando mais uma oportunidade.
A mesma coisa acontece na Quaresma, todos os católicos estão no mesmo tempo litúrgico, mas nem todos farão mudanças para melhor na sua vida. A maioria passa pela quaresma sem mudar em nada os seus maus procedimentos. Ir à Igreja e não praticar a fé, produzindo frutos bons, bonitos, saudáveis conforme a vontade de Deus é ser igual à figueira que não dava frutos.
Vamos aproveitar esse tempo sagrado da quaresma, que além de representar o deserto, é o tempo certo para mudanças. É o agricultor Jesus cavando a nossa volta e colocando o adubo da fé, da esperança e do amor, para que possamos nos alimentar dele e ser também mais amorosos, mais fraternos, mais justos, mais solidários e misericordiosos.
Assim como o dono da vinha esperou pacientemente muitos anos com muito cuidado, preocupando-se com a figueira para ver se ainda dava algum fruto, assim Deus espera por todos nós com paciência para nos corrigirmos e penitenciarmos. Jesus pede ao Pai mais um tempo, intercede por seu povo, oferecendo amor, sacrifício e vida.
Só em Jesus encontramos a graça e misericórdia necessárias para converter nosso coração e produzir frutos bons e abundantes. Quando permanecemos em Jesus somos capazes de produzir frutos de qualidade. Estamos produzindo frutos bons por estarmos inseridos em Jesus?

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Olá, MARIA DE LOURDES; ótima reflexão: para você e todos os amigos da LITURGIA DIÁRIA COMENTADA um grande abraço. Gosto muito de todas reflexões de vocês. Que DEUS OS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Amém!!!
    Sinto sua falta.

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir