.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de março de 2019

A oração que Jesus nos ensinou-Helena Serpa



12 DE MARÇO DE 2019

3ª. FEIRA DA PRIMEIRA

SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo

1ª. Leitura – Is 55, 10-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,10-11
Isto diz o Senhor: 10assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “O amor de Deus por nós se expressa através da Sua Palavra”
Nesta leitura o profeta Isaias nos motiva a compreender a eficiência da Palavra de Deus na nossa vida quando a compara com a chuva e a neve que descem do céu. Com efeito, percebemos que a Palavra que sai da boca de Deus tem sempre uma atuação extraordinária no solo do nosso coração contribuindo para o nosso crescimento humano e espiritual. Assim, portanto, o amor de Deus por nós se expressa através da Sua Palavra que nos ilumina, nos orienta e tal como a chuva que cai e fecunda a terra, desce do céu como gotas com o propósito de fertilizar o solo do nosso coração e fazer germinar a Sua semente para o plantio e alimentação da nossa alma. Por meio da Sua Palavra, o Senhor quer “realizar tudo o que for de Sua vontade a fim de produzir os efeitos que Ele pretendeu ao enviá-la”. A vontade de Deus para nós é tal qual o paraíso que nos proporciona uma vida próspera e abundante de graças.  Quem aceitar a Sua orientação terá uma vida saudável no corpo e na alma, portanto, somente a escuta atenta da Palavra de Deus far-nos-á viver nesta Quaresma uma preparação eficaz para ressuscitarmos com Cristo, no domingo de Páscoa. Que nós tenhamos convicção da força da Palavra na nossa vida, assim como comprovamos o efeito da chuva quando cai na terra seca.  – A Palavra de Deus tem regado o solo seco do se coração?  – Você já percebe os efeitos dela, na vida, nos relacionamentos e nos seus sentimentos? Você tem entendido o propósito de Deus pelas mensagens da Sua Palavra? – Você acredita que a Palavra poderá mudar o seu coração?

Salmo 33, 4-5. 6-7. 16-17. 18-19 (R. 18b)

R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
 
4
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
exaltemos todos juntos o seu nome!
5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
e de todos os temores me livrou.R.

6Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia.R.


16O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
17mas ele volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.R.

18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.
19Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.R.

Reflexão - O salmista exalta a justiça de Deus para com todos os que O procuram. O Senhor nosso Deus está atento às nossas súplicas e sempre pronto a atender as nossas necessidades, principalmente daqueles (as) que têm o coração atribulado e o espírito abatido, isto é, arrependido e humilhado, dependente dos Seus cuidados.

 

Evangelho – Mt 6, 7-15

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes,
não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, as livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus
também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens,
vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.
Palavra da Salvação.


Reflexão - “a oração que Jesus nos ensinou”
A nossa humanidade decaída, assim como também os nossos achismos e julgamentos interferem no nosso desejo de fazer a vontade do Pai. Mesmo que tenhamos a maior boa vontade e a melhor das boas intenções, terminamos sempre por pedir a Deus “coisas e situações” que estão longe do Seu desígnio para nós. Para que pudéssemos nos dirigir ao Pai com um coração contrito e livre dos nossos pensamentos e ideias humanas que intervém no nosso relacionamento com Ele, Jesus nos ensinou a Oração do Pai Nosso. Assim, pois, Jesus, objetivamente, nos leva em primeiro lugar a louvor e a ter compromisso com o reino dos céus e a vontade do Pai da mesma forma como acontece no céu.  Ensina-nos a implorar pelas nossas reais necessidades do dia a dia e, principalmente, a pedir perdão com a garantia de que também, perdoemos os nossos irmãos e irmãs. Assim sendo, Ele próprio nos dá dicas preciosas para não atropelar os desígnios que Deus tem para nós, quando “usamos muitas palavras”, pensando que assim seremos ouvidos. Na nossa conversa com Deus, que sejamos, portanto, objetivos nas nossas súplicas e não desejemos que por força das nossas muitas palavras, a nossa vontade aconteça! Que, simplesmente, aprendamos a glorificar o Pai e pedir a Ele que o seu reino  e a sua vontade aconteçam em nós,  na terra  assim como acontece no céu;  o pão para cada dia, o  perdão pelas nossas culpas na mesma medida em que perdoamos os nossos irmãos; que nos ajude a não cair na tentação do pecado e a nos livrar do mal que é o demônio.   Assim fazendo, a nossa oração, tornar-se-á um eco da Oração que Jesus também fez a Deus Pai dando-nos motivação para que   possamos vivenciá-la no dia a dia da nossa vida. - Você costuma rezar o Pai Nosso?  - Você tem pedido do jeito que Jesus ensinou? - Você tem cumprido com o que reza no Pai Nosso? -  Você já começou a perdoar a quem lhe tem ofendido?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento12 de março de 2019 às 04:30

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir