.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Jesus chama os pecadores!-Helena Serpa



9 DE MARÇO DE 2019
SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS
TEMPO DA QUARESMA

Cor Roxo

1ª. Leitura – Is 58. 9b-14


Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14
Assim fala o Senhor: bSe destruíres teus instrumentos de opressão,
e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que  jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações,
14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão - “uma luz nascerá nas trevas!”
Se destruíres os instrumentos de opressão, os hábitos autoritários e a linguagem maldosa”; “se acolheres de coração”;   Sempre existirá um “se”, como condição para que haja o bem e não o mal. Nesta leitura o profeta Isaías nos apresenta as condições para que possamos desfrutar da herança dos justos. Assim sendo, todos os “ses” que ele nos expõe são ações que nos levam a uma conversão verdadeira e, consequentemente, a uma vida frutuosa na construção de um mundo melhor. Todas as coisas boas podem acontecer conosco desde que também as nossas ações sejam boas. Depende de cada um de nós e das nossas intenções o avanço da nossa existência para que se realize o Plano de Deus. As nossas boas ações manifestam ao mundo a Luz de Deus e por meio dela poderemos tirar as trevas dos corações.  Assim sendo, a leitura nos exorta a que saibamos dar ao Senhor o lugar que é Lhe é devido deixando de lado os negócios, as atividades e as conversações fúteis, quando for o dia a Ele consagrado. Por conseguinte, é dando a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo que podemos nos tornar homens e mulheres ajustados (as) ao plano do Pai e recebermos a herança dos justos. – Onde você se enquadra nesta leitura? -  Você tem procurado seguir as recomendações do profeta Isaías? – Você tem irradiado no mundo a luz de Deus por meio das suas ações?

Salmo 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
2Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!R.

3Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!R.

Reflexão - Precisamos estar sempre suplicando ao Senhor que a Sua verdade nos oriente na nossa caminhada. Mesmo que estejamos bem de saúde, de dinheiro, de amizade nunca poderemos prosseguir sozinhos (as) no nosso dia a dia. Sempre seremos seres dependentes do auxílio e da proteção do Senhor que nos fez e nos criou. Confiando na bondade de Deus, devemos a todo o momento invocar o Seu nome porque sem Ele seremos sempre além de pobres, infelizes.

Evangelho – Lc 5, 27-32


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32
Naquele tempo: 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'
31Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico,
mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos,
mas sim os pecadores para a conversão.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “Jesus chama os pecadores!”
Jesus se agradou de Levi um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e de ladrão, a ponto de chamá-lo para que O seguisse. Jesus não olhou para o pecado de Levi, mas para alguém que precisava de perdão e de conversão. A mentalidade de Jesus não era conforme o que pensam os homens aqui em baixo. Era a mentalidade do céu!
Se compararmos as ações de Jesus em relação aos pecadores com as nossas reações diante do pecado dos nossos irmãos, verificaremos que ainda estamos muito longe de ser cristãos!
 Quando seguimos as concepções do mundo e de como a maioria das pessoas, pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde, pois fala justamente o contrário do que estamos acostumados a ouvir. Neste Evangelho Jesus nos esclarece e ensina que a Sua Missão tem uma finalidade muito diversa daquela que muitas vezes nós alcançamos. Por isso, Ele continua a nos dizer que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura. Precisamos, pois, reconhecer que somos pecadores para que Jesus também nos diga: “segue-me” Então, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Mesmo que sejamos os maiores pecadores, Jesus nos vê e nos chama. Por ter atendido prontamente ao chamado de Jesus Levi pôde recebê-Lo para um grande banquete na sua casa e convidar, justamente, os que mais precisavam de ajuda. Ele não procurou outras pessoas para que Jesus pensasse ser ele “gente boa”, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitados de cura. Por isso, Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!”  Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos a Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura da nossa alma. A nossa necessidade de conversão é perene e nunca podemos nos contentar com o que já progredimos.   Necessitamos receber Jesus na nossa casa e sentarmo-nos na mesa com Ele, juntamente com aqueles com os quais convivemos.   - Você já aceitou o chamado de Jesus? –  Você já O apresentou à sua família e aos seus amigos pecadores como você?  - Você tem esperança que a sua família e os seus amigos também sejam curados? – O que você tem feito para que isso aconteça?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento9 de março de 2019 às 05:50

    Obrigado Senhor, obrigado Helena, por dedicar seu tempo e compartilhar suas reflexões, sempre tão proveitosas !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir