.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Praticar antes de falar-Helena Serpa



19 DE MARÇO DE 2019

3ª. FEIRA DA SEGUNDA

SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo

1ª. Leitura – Is 1, 10.16-20


Leitura do Livro do Profeta Isaías 1,10.16-20
10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra.
16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações
de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem!
Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
19Se consentires em obedecer, comereis as coisas boas da terra.
20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Deus nos acena com a Sua Misericórdia!”                    
“Deixai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem!” O profeta Isaías, usando o verbo no imperativo, em Nome de Deus, exorta as autoridades e o povo de Sodoma e Gomorra para que revisem a sua trajetória de vida e voltem atrás nas suas maldades. Ele dá a eles a garantia de que as suas faltas do passado seriam perdoadas. Essas palavras, outrora destinadas àquele povo soam aos nossos ouvidos como uma trombeta para acordar o mundo de hoje, desde o menor até o maior ou vice-versa.  O próprio Senhor nos atrai com compaixão e compreensão quando fala: “Vinde, debatamos”!   Deus nos acena com a Sua Misericórdia e nos conclama ao arrependimento garantindo o perdão dos nossos pecados, ainda que sejam eles, os maiores e piores que possamos ter cometido.  Este tempo da quaresma, portanto, é uma oportunidade valiosa para que sigamos a orientação do profeta quando nos ordena: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações”.   A purificação da nossa alma exige de nós uma conscientização de que precisamos fazer propósitos de conversão e de mudança de vida. Não podemos continuar praticando as mesmas coisas contra nossos irmãos que são também filhos de Deus, por isso ferem o Seu coração. Nesta leitura, o Senhor nos promete comer as coisas boas da terra que significa deleitar-se com tudo o que Ele criou para nosso bem-estar e felicidade. É ter paz, alegria, esperança, segurança, enfim, uma vida de qualidade. Só nos será possível experimentar dessas coisas boas, se tirarmos de nós o mal que nos aprisiona, nos corrompe e nos leva a pecar. A graça do Senhor nos absolve e nos redime, quando escolhemos todos os dias praticar o bem e não o mal. As cidades de Sodoma e de Gomorra foram devoradas porque o povo não atendeu às ordens de Deus.  Nós, porém, podemos fazer toda a diferença, obedecendo às ordens do Senhor que fala pela boca do profeta. Ele, quer mudar o mundo e nos convida a abrir  coração e confiar na Sua misericórdia, pois, deseja mudar a nossa vida e o mundo todo. – Você tem obedecido às ordens de Deus para fazer o bem e deixar de praticar o mal? – Para você o que será, o bem e o mal? – Como são as suas ações quando tem alguma divergência com alguém? – Você costuma pedir ao Senhor que tenha misericórdia de si? – Você se arrepende de alguma coisa? – Peça hoje perdão a Deus e confie na Sua justiça!

 

Salmo  49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
9não preciso dos novilhos de tua casa *
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.

16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?
17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *
e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

21Diante disso que fizeste, eu calarei? *
Acaso pensas que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo *
e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *
este sim é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente, *
eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R.


Reflexão - Às vezes, nos confundimos e queremos mostrar serviço a Deus oferecendo sacrifícios que de nada adiantam para a purificação dos nossos pecados. Para nós seria bastante proceder retamente segundo os mandamentos do Senhor e de coração oferecer um sacrifício de louvor, de gratidão, de reconhecimento da sua bondade e aí sim, estaríamos ofertando ao Senhor o que de melhor nós possuímos.

 

Evangelho – Mt 23, 1-12

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12
Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
2'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura,
na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas
e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.' Palavra da Salvação.


Reflexão - “praticar antes de falar”
A palavra de Jesus neste Evangelho vem nos direcionar a fim de que sejamos coerentes quando nos propusermos a assumir um lugar de governo em todos os segmentos, mas principalmente na edificação do reino de Deus aqui na terra. Todos nós temos responsabilidade diante de Deus pelo que pregamos e falamos, pelo que ensinamos, principalmente, os que se propõem a estar à frente de algum ministério no reino de Deus e são constituídos de autoridade. Às vezes, queremos medir a nossa autoridade pelo conhecimento das leis e dos decretos de Deus, conforme a Sua Palavra. Sabemos tudo de cor, capítulo, versículo, etc., pregamos para os outros, cobramos e exigimos o cumprimento do que ensinamos, no entanto, falta-nos a legitimidade por causa do nosso falso testemunho. A nossa autoridade é validada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Tem autoridade os que não só ensinam e dão conselhos, mas praticam e vivem segundo o que pregam.  Somente a vivência real dos mandamentos com ações concretas, nos fará ter autoridade para interpretar a lei de Deus. Infelizmente os mestres da lei ainda estão muito vivos dentro das nossas comunidades, das nossas famílias, da Igreja, assim como também nos governos. O privilégio, a atenção e as regalias são a carteira de identidade de muitos que receberam de Deus o chamado para servir desinteressadamente, mas o fazem apenas para usufruto próprio.  Precisamos estar muito firmes nas nossas ações quando cobrarmos ou exigirmos das outras pessoas. A nossa exortação e o nosso conselho, só tornar-se-ão legítimos, quando o fizermos como serviço, com humildade e responsabilidade.  – Você tem autoridade? – Você vive o que prega? – Quando aconselha a alguém, você tem consciência de que é isso mesmo que você também faz? – Você se acha superior dentro da sua casa porque conhece a Palavra de Deus? – Para você o que significa ser humilde?

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir