.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de março de 2019

“...PORQUE ESTE TEU IRMÃO ESTAVA MORTO E TORNOU A VIVER...” Olivia Coutinho


Dia 23 de Março de 2019

Evangelho de Lc15,1-3.11-32
A liturgia do tempo Quaresmal, é de uma profundidade tão grande, que  nos possibilita  mergulhar no mistério do amor do Pai, um amor que ultrapassa todos os limites, que não leva em conta as nossas muitas  ingratidões!
A realização plena do homem, sempre foi a prioridade de Deus,  Ele provou isso, ao  investir  alto no resgate deste bem que lhe é precioso,  permitindo que seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade. Aproveitemos bem estes dias, que nos separa da grande Festa da vida, para revisar o quanto há de luz e o quanto há de sombras em nossa vida, pois ainda há tempo de eliminar as trevas que nos impede de enxergar a face humana  de Jesus, estampada no rosto sofrido, desfigurado de tantos irmãos perdidos pelas periferias da vida.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir,  fariseus e mestres da lei, criticam Jesus, por Ele acolher os pecadores, como se eles também, não fossem pecadores.   Em resposta a estas criticas, Jesus conta-lhes uma parábola muito conhecida por nós hoje:  a parábola do filho pródigo.
A história nos mostra com detalhes, a conduta de dois filhos e a atitude misericordiosa de um pai, diante à ingratidão do filho mais novo e a dureza de coração do filho mais velho.
É interessante observarmos, que o Pai, o personagem principal desta   história, não interfere na decisão do filho mais novo quando ele decide sair de casa, tomando um rumo diferente ao do irmão mais velho. A postura deste pai, que não impediu que o seu filho fizesse a sua escolha, vem nos falar de Deus, Deus também é assim conosco, Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, não interfere nas nossas decisões. 
Na história, fica evidente, a paciência de um pai que ama, que não desiste do filho, que espera dia pós dia, com os olhos fixos no caminho,  pela a volta do filho que havia se enveredado por caminhos contrários, o que de fato aconteceu.
A repreensão, deste pai, ao filho mais velho, que sentiu enciumado em relação ao caloroso acolhimento do pai, ao irmão mais novo que volta para casa depois de gastar seus bens, vem nos falar da misericórdia de Deus. Deus é assim, Ele ama a todos igualmente, sem distinção. 
O desejo de Jesus, ao contar esta parábola, era mostrar aos fariseus e mestres da lei e hoje a nós,  a atitude de Deus, diante as nossas imperfeiçoes, o seu olhar de Pai, é um olhar de misericórdia, um olhar que vê a pessoa e não o seu pecado.
Sabemos que são muitos os que estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados, pessoas que pagam um preço muito alto pelos os seus erros, assim como pagou,  o filho mais novo da parábola. E quantos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, temos a mesma atitude do filho mais velho; ao invés de acolhermos estes irmãos que deram passos falsos na vida, contribuímos para que eles se percam ainda mais,  com a nossa indiferença, com o nosso preconceito, não lhe dando sequer uma chance para que ele possa se redimir.
Precisamos ter um coração misericordioso, semelhante ao coração do Pai, um coração aberto para acolher aqueles que erraram, mas que querem redimir-se, o que não significa concordar com os seus erros, e sim, acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, é merecedora de uma nova chance para refazer a sua vida. 
Enganamos, quando pensamos que somente aquele que se dispersou e que aos nossos olhos se afastou de Deus, são os necessitados de conversão, todos nós, necessitamos de conversão, até mesmo os que se consideram bons, como o filho mais velho da parábola!
Para Deus, não existe caminho sem volta, nem ponto final para uma história de amor iniciada na criação.
O amor tem uma força irresistível, é caminho que traz de volta, àquele que dispersou, sejamos, pois, a força deste amor na vida do nosso irmão, deixando que ele retome o caminho da vida...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook: https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

3 comentários:

  1. Bom dia querida catequista. Que o espirito Santo lhe ilumine cada vez mais com sabias refleões. Tenha um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir