.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de março de 2019

"E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS." – Olivia Coutinho


Dia 13 de Março de 2019

Evangelho de Lc11,29-32

O pecado interrompe  a nossa relação com Deus, ofusca  os nossos olhos diante os sinais evidente do seu amor! Mas Deus, como Pai amoroso que é, não desiste de nós, não leva em conta a nossa ingratidão, Ele está sempre de braços abertos para nos acolher, basta querermos voltar.
O amor do Criador pela sua criação é um amor sem limites, um amor que o fez investir alto no resgate deste bem que lhe é precioso, enviando o seu Filho  para nos recolocar no seu coração no seu coração. Jesus,  pagou com o seu sangue, o preço da nossa liberdade, nos devolvendo a vida! E mesmo diante de tão grande prova de amor, ainda existe aqueles que ficam exigindo  sinais extraordinários de Jesus, como condição para crer Nele! A espera de grandes sinais, estes, vão perdendo a oportunidade de vivenciar a manifestação do amor de Deus, presente nas ações misericordiosas de Jesus, ações realizadas através de seus seguidores!
Jesus age no mundo através daqueles que se dispõe a segui-lo. É dentro da nossa realidade, que Ele se manifesta,  falando ao nosso coração de varias formas. Jesus nos fala  através das pessoas, dos acontecimentos, da natureza, nas passagens tristes ou alegres da nossa vida... Quem tem os ouvidos e o coração aberto para acolher a sua mensagem, reconhece de imediato, a manifestação de Jesus no cotidiano da sua vida! Enquanto que, os que ficam dependendo de sinais extraordinários, para crer Nele, passam por Ele a todo instante e não o reconhece.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida à conversão, a uma mudança radical de vida.
Citando o exemplo dos Ninivitas que responderam a pregação de Jonas, chamando-os à conversão, Jesus nos mostra claramente quão é grande a sua alegria diante de um povo que se abre à conversão!
A narrativa nos mostra, uma atitude severa de Jesus, dirigida a um povo fechado na sua incredulidade, os doutores da Lei e os fariseus, que pediram  a Ele um sinal que provasse que Ele era  o Messias! Mas Jesus  é categórico: “Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas.”  Com essas palavras, Jesus preanuncia a sua morte e a sua ressurreição. Assim como Jonas, que permaneceu três dias no ventre de uma baleia, Ele também, permaneceria três dias, no seio da terra, para depois ressuscitar!
O texto cita ainda, o exemplo da Rainha de Sabá, que ao ficar sabendo da sabedoria de Salomão, veio de longe para ouvi-lo (Cf 1Rs 10,1-10). E Jesus, que é maior que Salomão, estava ali, no meio daquelas autoridades, e eles não quiseram ouvi-lo, não quiseram  crer Nele.
Ao longo de sua vida pública, Jesus realizou muitos milagres,  sinais que levou  o povo a  crer Nele, mas seus opositores, mesmo presenciando tais sinais, não quiseram acreditar que Jesus   era o Messias, o enviado de Deus, não, por falta de evidencia da sua Divindade, e sim, pelo o fechamento do coração. Quem tem o coração fechado, nenhum sinal, é suficiente para fazê-lo crer em Jesus. 
E assim, muitos, ainda hoje, recusam a graça de Deus, ao contrário dos Ninivitas, que bastou, uma única fala de Jonas, para que eles se convertessem.
Quem está comprometido com o projeto de Deus, não fica esperando por milagres para afirmar a sua fé, não precisa de sinais extraordinários para reconhecer a presença e a intervenção de Deus, por meio de Jesus  na sua vida, pois em tudo, ele vê com o coração e sente a sua presença...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estas reflexões me ajudam muito no meu ministério e na minha vida pessoal. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir