.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de março de 2019

“PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?” - Olivia Coutinho


Dia 20 de Março de 2019

Evangelho de Mt20,17-20

Para o mundo, ser grande, é possuir bens, é ter fama, poder, enquanto que para Jesus, ser grande, é fazer-se pequeno, é esvaziar-se de si mesmo para se tornar dependente de Deus, um servidor do Reino!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto Jesus subia para Jerusalém, à caminho da cruz, Ele ia revelando aos discípulos o que estava por vir: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue ao sumos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e os entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagela-lo e crucifica-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará. ” Enquanto Jesus falava do desfecho trágico de sua trajetória terrena, que culminaria com a sua morte de cruz, Tiago e João, começaram a sonhar com o poder, com honrarias... Vislumbrados com tal possibilidade, eles nem se deram conta de que Jesus estava falando do seu martírio, do que Ele iria sofrer, antes de sua glória junto ao Pai.
Durante a caminhada, a mãe dos filhos de Zebedeu, que também caminhava com eles, percebe que aquele momento seria oportuno para garantir um lugar privilegiado para os seus filhos. Equivocada, ela ajoelha-se diante de Jesus e faz a Ele um pedido: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda." É a mãe quem pede, mas é aos filhos que Jesus dá a resposta, uma resposta, que valeria também, para os demais discípulos, pois eles também, ocultamente, tinham o mesmo desejo: ocupar lugares de honra no Reino glorioso de Jesus, um reino, que eles ainda não desassociavam dos reinos do mundo. Jesus responde aquele pedido, que mais parecia uma ordem, fazendo uma pergunta: “Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” "Eles responderam: podemos." Tiago e João, responderam que poderiam beber o cálice que Jesus iria beber, mas responderam sem entender o significava: “Beber o Cálice. Os dois, ainda não tinham uma consciência clara, de que para estar na glória com Jesus, primeiro, eles teriam que percorrer o caminho que Jesus percorreu, o caminho da cruz.
Os Filhos de Zebedeu, e os demais discípulos, até então, não haviam compreendido, que o cálice que Jesus se referia, não era um cálice de vinho, e sim, o cálice de sangue, símbolo do sofrimento que Ele iria passar, antes de chegar à sua glória. Jesus aceita a resposta de Tiago e João, porque Ele sabia, que mesmo respondendo sem entender, aqueles dois irmãos, mais tarde, beberiam de fato, o cálice que Ele bebeu, o cálice do sofrimento, o que aconteceu tempos depois. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a se tornar mártires (At12) o que aconteceu com João tempos depois.
O texto nos alerta sobre o risco que corremos, quando deixamos nos levar pelos os interesses pessoais. É a partir daí, que entra em nós, a vaidade, o egoísmo a ambição, grandes inimigos que estraga a nossa vida, que nos desvia do projeto Deus. 
Pautemos a nossa vida, no exemplo de Jesus, o grande Missionário do Pai, que mesmo sendo Deus, se pôs a serviço de todos! “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45). 
A vida de um seguidor de Jesus deve ser marcada sim, mas não por títulos, e sim, pela a vida de humildade, de comunhão com Deus e com os irmãos.
Descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, quando tomamos gosto de nos entregar ao amor serviço, sem esperar por recompensa, afinal, não se busca recompensa do que se faz pelos os serviços prestados ao Reino, é a alegria de poder servir, de poder oferecer ao outro, um pouco de nós! 
Façamos um questionamento a nós mesmos: que direção estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo ao Reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela bela reflexão. O caminho é este servir.

    ResponderExcluir