.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Jesus nos chama à reconciliação-Helena Serpa



15 DE MARÇO DE 2019
6ª. FEIRA DA PRIMEIRA
SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo

1ª. Leitura – Ez 18, 21-28


Leitura da Profecia de Ezequiel 18,21-28
Assim fala o Senhor: 21Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? - oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo se desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: 'A conduta do Senhor não é correta`. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida.
28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá;
não morrerá. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus é presente”
“ o pecador que se arrepender de seus pecados, e começar a praticar o direito e a justiça, viverá; porém o justo que se desviar da justiça e praticar o mal, morrerá”. Em qualquer idade que estejamos ou em qualquer situação e estágio de vida que atravessamos, todos nós temos chance e oportunidade para mudar de atitude. A justiça para Deus é que o Seu poder amoroso se manifeste na nossa vida, pois, como Pai, Ele deseja a salvação dos Seus filhos e filhas. Tudo o que já vivemos e passamos, é parte do nosso passado, seja a justiça que praticamos ou o pecado que cometemos. Nós achamos que o mal ou o bem que deixamos para trás vai valer por toda a vida. Não, o Senhor nos ensina a viver a justiça, agora, hoje. Viver a justiça e o direito no agora da nossa vida é a garantia de que a viveremos sempre. Deus é presente: Ele olha o nosso hoje. O que fizemos errado no passado e pelo qual já pedimos perdão, já está perdoado. O arrependimento dos males do passado é garantia para uma nova vida agradável a Deus.  Quando nos arrependemos de coração, dos males que cometemos, nós recebemos de Deus o perdão e poderemos, perfeitamente, viver uma nova vida. Mas, em compensação, o bem que fizemos antes e  que hoje deixamos de fazer porque nos desviamos do caminho da justiça, tem como resultado, o esquecimento de tudo o quanto fizemos anteriormente Deus é presente, e o bem que fizemos antes também já foi acolhido no Seu coração para aquele momento da nossa vida. Não podemos voltar atrás no tempo, mas no dia de hoje podemos recuperar o tempo perdido para fazer o que é bom e agradável aos olhos do Senhor.  O Senhor nos chama continuamente à conversão e à mudança de mentalidade e, mesmo que outrora tenhamos sido os piores pecadores, HOJE somos chamados (as) à santidade e à justiça de Deus. Por isso, estejamos atentos (as) às ações que hoje praticarmos.  -  Você entendeu bem as palavras do Profeta Ezequiel? – Você acha que o bem que fez no passado irá compensar o mal que fizer hoje? – O que você entende por justiça de Deus? – Você se arrepende do mal que fez outrora? – Você procura agora fazer diferente? – Você acha que está salvo (a)?

 

Salmo 129, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R. 3)

R. Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,*
2escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos*
ao clamor da minha prece!R.

3Se levardes em conta nossas faltas,*
quem haverá de subsistir?
4Mas em vós se encontra o perdão,*
eu vos temo e em vós espero.R.

5No Senhor ponho a minha esperança,*
espero em sua palavra.
6A minh'alma espera no Senhor*
mais que o vigia pela aurora.R.

7Espere Israel pelo Senhor,*
pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
8Ele vem libertar a Israel*
de toda a sua culpa.R.

Reflexão - Se Deus levasse em conta as nossas faltas e se elas marcassem a nossa alma para sempre, com certeza, não haveria salvação para nós. Porém, diz o salmista: “mas em vós se encontra o perdão”. É no Senhor que está a nossa esperança e é por Ele que a nossa alma e espera mais que o vigia pelo amanhecer do dia. Por isso, também, neste tempo de misericórdia que o nosso clamor se faça ser ouvido pelo Senhor que está atento às preces dos nossos lábios. Clame ao Senhor pelo perdão, faça a sua renúncia ao pecado e experimente a graça da conversão, HOJE.

Evangelho – Mt 5, 20-26


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!  Quem matar será condenado pelo tribunal'.  22Eu, porém, vos digo:  todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!'  será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.  23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,  24deixa a tua oferta ali diante do altar,  e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.  Só então vai apresentar a tua oferta.  25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal.  Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 
26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.  Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus nos chama à reconciliação”
Jesus nos adverte de que a nossa justiça deve ser maior do que a dos mestres da lei e dos fariseus que vivam na rigidez da lei.  Por essa razão, Jesus aumentou ainda mais a nossa responsabilidade, quando disse: “todo aquele que se encoleriza com o seu irmão será réu de juízo”. A justiça de Deus é o amor e este também é o termômetro para o nosso julgamento. Seremos julgados pela justiça que praticamos, portanto, no final seremos ajuizados pelo amor que vivenciarmos segundo os critérios de Deus e conforme os Seus ensinamentos. Para Deus é justiça, o Amor, o perdão, a reconciliação. E para nós?  O amor implica em acolhimento, ternura, compaixão, compreensão, tudo o que Jesus viveu e nos revelou como ensinamento. No final da nossa vida, diante do tribunal nós mesmos (as) relembraremos as nossas ações e à Luz de Deus enxergaremos o que fizemos de bom e o que fizemos de mal. Ai então, os nossos atos revestidos de ira, cólera, impaciência com os nossos irmãos serão medidas que nós mesmos (as) usaremos contra nós na hora em que formos nos avaliar. Jesus nos dá o entendimento a fim de que possamos agir enquanto é tempo: “procura reconciliar-te com o teu adversário enquanto caminha contigo para o tribunal” ... “deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”.   Muitas vezes nós fazemos as nossas ofertas no Altar do Senhor, e não paramos para examinar e refletir como está o nosso coração e se a nossa oferenda é justa diante de Deus.  Estamos aqui a caminho do tribunal. Todos nós passaremos pelo crivo do amor e aqui, caminham conosco, os nossos aliados, mas também os nossos adversários, isto é, aqueles (as) a quem amamos e também aqueles a quem abominamos. Quem nos entregará ao juiz será o adversário, pois o pecado que cometemos contra ele estará gravado dentro do livro da nossa vida e desde que não seja apagado virá à luz, um dia. Ainda temos a chance de desfazer toda a cadeia de intriga que possa ter sido armada na nossa vida. Jesus nos chama à reconciliação, portanto, comecemos dentro da nossa casa.  



2 comentários:

  1. José Maria Nascimento15 de março de 2019 às 04:37

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir